Dos hormônios vegetais abaixo, qual possui como efeito principal induzir o amadurecimento dos frutos?
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(MACKENZIE) Um corpo de massa 2,00 kg é abandonado de uma altura de 50,0 cm, acima do solo. Ao chocar-se com o solo ocorre uma perda de 40% de sua energia. Adotando a aceleração da gravidade local igual a 10 m/s², a energia cinética do corpo logo após o choque parcialmente elástico com o solo é
- Química | 1.4 Ligações Químicas
(UEFS)
O caminho para o futuro energético do Japão pode passar pela cidade de Sapporo, no norte do país, onde pesquisadores estudam sedimentos que contêm hidrato de metano, CH4(H2O)n, formações de gelo com gás metano no seu interior, “gelo inflamável”, conforme mostra a figura. Os sedimentos são encontrados em grandes quantidades tanto sob o mar quanto no permafrost. O metano, p.e = −162,6, é produzido a partir da atuação de micro-organismos, sob condições especificas de calor, de pressão e de temperatura, sobre a matéria orgânica e migra para cima nos sedimentos. O hidrato de metano sólido se forma nos espaços microscópicos entre grãos de sedimentos arenosos e argilosos, em determinadas condições de temperatura e de pressão. Para a produção de energia, os grãos retirados dos sedimentos arenosos são os preferidos pelos pesquisadores. As buscas por fonte de energia que venham suprir as necessidades cada vez maiores da humanidade, se debruçam agora, sobre o panorama dos depósitos dos hidratos de metano espalhados sob os mares e o permafrost do Planeta.
Considerando-se as informações do texto, o combustível aprisionado na estrutura do gelo e suas propriedades, é correto concluir:
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
(CFTMG) No triângulo ABC da figura a seguir, MN/ /BC e a medida de AC é igual a 30 cm. Sabe-se que o ponto M dista 8 cm do vértice B, que AB mede 2/3 da medida de AC e que a medida de BC vale a metade da medida de AC.
O perímetro do triângulo AMN da figura, mede, em cm:
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
Galileu, que detinha uma verdade científica importante, abjurou-a com a maior facilidade, quando ela lhe pôs a vida em perigo. Em um certo sentido, ele fez bem. Essa verdade valia-lhe a fogueira. Se for a Terra ou o Sol que gira em torno um do outro é algo profundamente irrelevante. Resumindo as coisas, é um problema fútil. Em compensação, vejo que muitas pessoas morrem por achar que a vida não vale a pena ser vivida. Vejo outras que se fazem matar pelas ideias ou ilusões que lhes proporcionam uma razão de viver (o que se chama de razão de viver é, ao mesmo tempo, uma excelente razão de morrer). Julgo, portanto, que o sentido da vida é a questão mais decisiva de todas. E como responder a isso?
CAMUS, A. O mito de Sísifo: ensaio sobre o absurdo. Rio de Janeiro: Record, 2004 (adaptado).
O texto apresenta uma questão fundamental, na perspectiva da filosofia contemporânea, que consiste na reflexão sobre os vínculos entre a realidade concreta e a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105157
MATERIAL
- Rolinhos de papel
- Tesoura sem ponta
- Tinta guache (várias cores)
- Papel criativo color set A3-120g
- Panos para limpeza
- Potinhos com água
- Avental ou camiseta velha
- Bandeja de isopor
ORIENTAÇÕES
- Este trabalho pode ser feito em pequenos grupos.
- Colocar o avental ou blusa velha nas crianças.
- Distribuir os potinhos com água e panos para limpeza.
- Pedir para as crianças escolherem uma cor de papel A3 para ser trabalhada.
- Sistribuir os rolinhos de papel, e as tintas, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Mostrar alguns modelos de carimbos como nos modelos abaixo.
- Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/artes/carimbos-super-faceis-para-divertir-criancas/
- Se fizer uma dobrinha já tem alguns corações.
- Dobrando da maneira certa você faz estrelas de quatro pontas
- Utilizando o rolinho e tinta, você já tem um carimbo de circunferências.
- Fonte: http://www.atividadeseducacaoinfantil.com.br/artes/carimbos-super-faceis-para-divertir-criancas/
- Auxiliar os alunos nas dobraduras dos rolinhos e manuseio da tesoura.
- Depois de escolhido as formas pelos alunos, começar a carimbar.
- Molhar o rolinho na tinta e carimbar no papel.
- Lembrete: Como estamos trabalhando com estampas, as carimbadas devem seguir uma sequência.
Enunciado:
AS CORES NA ESTAMPARIA