Através de observações do crescimento em gramíneas, constatou-se um movimento do ápice dos coleóptilos em direção à luz. Sendo assim, o crescimento nos vegetais é orientado pelo(a):
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe o artigo a seguir. América Latina celebra 100 anos da Revolução Russa População saiu às ruas de Moscou nesta terça-feira para celebrar o centenário da revolução Os povos latino-americanos celebram, nesta terça-feira (7), o centenário da revolução russa. Diversas organizações políticas e sociais e chefes de Estado se pronunciaram sobre a data. Na Venezuela, os trabalhadores fizeram um grande ato político que percorreu as principais ruas de Caracas e terminou no palácio do governo. “Nós, como revolucionários e socialistas, nos somamos a esta comemoração de caráter mundial. É um dia de festa internacional”, afirmou o membro da direção nacional do PSUV, Freddy Bernal. No Peru, o Partido Comunista Peruano (PCP) fez um chamado aos trabalhadores para um ato político que acontece na noite desta terça-feira no Sindicato Único dos Trabalhadores da Telefonia do Peru. No Uruguai dezenas de movimentos sociais, além do Partido Comunista, também organizaram atos, debates e palestras sobre o a revolução bolchevique. O presidente da Bolívia, Evo Morales, felicitou o povo russo pelo aniversário de cem anos da revolução, fato que ele qualifica como “um exemplo de luta contra a tirania e a desigualdade”. Disponível em: <www.portalvermelho.org.br>. Acesso em: 7 nov. 2017.
Enunciado:
Ele nos mostra as comemorações do centenário da Revolução Russa na América Latina e em Moscou. Durante o ano de 2017, várias foram as comemorações, os simpósios e debates sobre esse tema.
Sobre o impacto da Revolução de Outubro de 1917 na Rússia e no mundo, são feitas as seguintes afirmações:
I – A Revolução derrubou o regime czarista e implantou o socialismo no país, resgatando milhões de pessoas da miséria absoluta.
II – A Revolução despertou, no movimento operário americano, o desejo pela busca de direitos, gerando uma série de greves que comprometeram a produção, fazendo eclodir a Crise de 1929.
III – A Revolução provocou uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciou diversos movimentos revolucionários no pós-guerra.
Assinale a alternativa correta.
- História | 3.4 Ditadura Militar
Falavam em fuzilamentos, em gente que era embarcada nos aviões militares e atirada em alto-mar. Havia muita confusão. Sempre que há mudança violenta de poder, a regra dos entendidos é sumir, evaporar-se, não se expor, nos primeiros momentos da rebordosa, um sargento qualquer pode decidir sobre um fuzilamento. Depois as coisas se organizam, até mesmo a violência é estruturada, até mesmo o arbítrio. Mas quem, no meio tempo, foi fuzilado, fuzilado fica.
A narrativa refere-se ao seguinte aspecto da segurança nacional durante a Ditadura Militar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Exposição fotográfica e lançamento do CD Jongo no Sudeste – São Paulo
O jongo é uma forma de expressão afro-brasileira que integra percussão de tambores, dança coletiva e práticas de magia. (...) Trata-se de uma forma de comunicação desenvolvida no contexto da escravidão e que serviu também como estratégia de sobrevivência e de circulação de informações codificadas sobre fatos acontecidos entre os antigos escravos. O Jongo no Sudeste foi registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro em 15 de dezembro de 2005. Além dos grupos de São Paulo (...) abrange também grupos nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O reconhecimento do Jongo como Patrimônio Nacional faz parte do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial (PNPI).
Disponível em:
<http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18430&sigla=Noticia&retorno=detalhe
Noticia>. Acesso em: 13 maio 2014.
O registro do Jongo como Patrimônio Cultural contribui para
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Eu vô transmiti po sinhô logo uma passage muito importante, qu' eu iscutei um velho de nome Ricardo Caetano Alves, que era neto do propietário da Fazenda do Buraca. O pai dele, ele contava que o pai dele assistiu uma cena muito importante aonde ele tava, do Jacarandá, o chefe dos iscravo do Joaquim de Paula, com o chefe dos iscravo do Vidigal, que chamava, era tratado Pai Urubu. O Jacarandá era tratado Jacarandá purque ele era um negro mais vermelho, tá intendeno com' é que é, né? Intão é uma imitância de cerno de Jacarandá, intão eles apilidaro ele de Pai Jacarandá. Agora, o Pai Urubu, diz que era o mais preto de todos os iscravo que era cunhicido nessa época. Intão ele ficô com o nome Pai Urubu. É quem dirigia, de toda confiança dos sinhores. Intão os sinhorescunhiciam eles como "pai": Pai Urubu, Pai Jacarandá, Pai Francisco, que é o chefe da Fazenda das Abóbra, Pai Dumingo, que era da Fazenda do Buraca.
SOUZA, J. Negros pelo vale. Belo Horizonte: Fale-UFMG, 2009.
O texto é uma transcrição da narrativa oral contada por Pedro Braga, antigo morador do povoado Vau, de Diamantina (MG). Com base no registro da fala do narrador, entende-se que seu relato:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Art. 5° — Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em:www.planalto.gov.br. Acesso em: 23 ago. 2011 (fragmento).
A objetividade inerente ao gênero lei manifesta-se no alto grau de formalidade da linguagem empregada. Essas características são expressas na estruturação do texto por: