Texto base: Lee las siguientes tiras de Condorito y resuelve la cuestión.
Crédito: http://www.condorito.cl/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=1&Itemid=2. Acceso: 17 jul. 2012.
Enunciado:
¿Qué modo de tratamiento los personajes usan uno para el otro? Responde a la pregunta y comprueba tu respuesta con elementos del texto.
Questões relacionadas
- História
A ordem feudal europeia origina-se de um lento e diferenciado processo de integração, nos séculos V a IX, entre as estruturas sociais, políticas e culturais oriundas da tradição romana e dos povos ditos germânicos. Em algumas regiões, como a parte _________ do continente, predominou a herança romana; em outras, como na área ________, esta herança esteve praticamente ausente no período; já na zona compreendida pelo reino dos _________, verificou-se uma síntese mais equilibrada de influências históricas.
- Matemática | 14.2 Prisma
Uma empresa produz porta-lápis feitos de madeira reciclada em formato de um cubo com 10 cm de aresta. A região interna dos porta-lápis também tem o formato cúbico, porém com 8 cm de aresta. As imagens a seguir ilustram o objeto.
Para estabelecer o preço de venda do objeto, deve-se calcular a quantidade de madeira usada para a produção do mesmo.
A quantidade de madeira usada para cada porta-lápis é, em cm3, igual a
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UEFS) Uma técnica para medir o calor específico de um sólido ou de um líquido é elevar a temperatura da substância para certo valor, colocá-la em um recipiente contendo água a uma temperatura conhecida e medir a temperatura do sistema após atingir o equilíbrio. Considere um calorímetro de capacidade térmica igual a 50 cal/°C contendo 200,0g de água a uma temperatura de 25°C e colocando-se um bloco de massa igual a 100,0g e a uma temperatura de 80°C dentro do calorímetro.
Se após o equilíbrio térmico ser alcançado, se mediu uma temperatura final igual a 30°C e o calor específico da água é 1,0 cal/g°C, então o calor específico do material que constitui o bloco, em cal/g°C, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
O Kramer apaixonou-se por uma corista que se chamava Olga. por algum motivo nunca conseguiam encontrar-se. ele gritava passando pela casa de Olga, manhãzinha (ela dormia): Olga, Olga, hoje estou de folga! mas nunca se viam e penso que ele sabia que se efetivamente se deitasse com ela o sonho terminaria. sábio Kramer. nunca mais o vi. há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim. e por isso passíveis de serem sonhados a vida inteira.
Hilda Hilst, Estar sendo. Ter sido.
Observações:
O emprego sistemático de minúscula na abertura de período é opção estilística da autora.
Corista = atriz/bailarina que figura em espetáculo de teatro musicado.
(FUVEST 2006 1ª FASE) No trecho “há sonhos que devem permanecer nas gavetas, nos cofres, trancados até o nosso fim.”, o recurso de estilo que NÃO ocorre é a
- Literatura | 2. Produção Medieval(UEG)
Senhora, que bem pareceis!
Se de mim vos recordásseis
que do mal que me fazeis
me fizésseis correção,
quem dera, senhora, então
que eu vos visse e agradasse.
Ó formosura sem falha
que nunca um homem viu tanto
para o meu mal e meu quebranto!
Senhora, que Deus vos valha!
Por quanto tenho penado
seja eu recompensado
vendo-vos só um instante.
De vossa grande beleza
da qual esperei um dia
grande bem e alegria,
só me vem mal e tristeza.
Sendo-me a mágoa sobeja,
deixai que ao menos vos veja
no ano, o espaço de um dia.
Rei D. Dinis
CORREIA, Natália. Cantares dos trovadores galego-portugueses.
Seleção, introdução, notas e adaptação de Natália Correia. 2. ed. Lisboa: Estampa, 1978. p. 253.
Quem te viu, quem te vê
Você era a mais bonita das cabrochas dessa ala
Você era a favorita onde eu era mestre-sala
Hoje a gente nem se fala, mas a festa continua
Suas noites são de gala, nosso samba ainda é na rua
Hoje o samba saiu procurando você
Quem te viu, quem te vê
Quem não a conhece não pode mais ver pra crer
Quem jamais a esquece não pode reconhecer
[...]
Chico Buarque
A cantiga do rei D. Dinis, adaptada por Natália Correia, e a canção de Chico Buarque de Holanda expressam a seguinte característica trovadoresca: