Texto base: Analiza la imagen a seguir: Disponible en: <http://e-aprendizaje.es/2012/04/25/infografias-seguridad-internet-menores/>. Acceso el: 25 mar. 2015.
Enunciado:
A) Transcriba los verbos en imperativo del texto.
B) Explica el uso de los verbos en imperativo en este contexto.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Textos para a questão.
Texto 1
Acesso sem qualidade
[...]
Mesmo nos tempos atuais, em que a inovação tecnológica nos surpreende diariamente, onde há modernização de processos e evolução constante do pensamento social, ainda convivemos com um grande problema que impede o pleno desenvolvimento do nosso país: a falta de investimento na área educacional, gerando a má qualidade do ensino.
Nos últimos anos, diversos esforços para aumentar o acesso dos brasileiros à educação foram feitos, é preciso reconhecer. A criação de universidades públicas, escolas técnicas e disponibilidade de bolsas parciais ou integrais representaram um grande avanço. Mas essas ações, além de ignorarem o quesito qualidade, focaram no ensino técnico ou superior, de responsabilidade do governo federal, enquanto a educação básica, de responsabilidade de estados e municípios, recebeu investimentos bem mais modestos. E assim, os pontos mais fracos do ensino público brasileiro continuam a ser os ensinos fundamental e médio. [...]
Neste sentido, a educação de qualidade pode ser vista como mais um bem onde o acesso é privilégio de poucos. Quebrar esse conceito é parte fundamental do processo de diminuição da desigualdade social e econômica no país, e está associado diretamente com a maior produção de riquezas e do desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Jornal da Manhã. Ijuí, 23/12/2015. Disponível em: <www.jmijui.com.br/publicacao-22000-Acesso_sem_qualidade.fire>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Texto 2
Educação patina em gestão ineficiente
Dificuldades no equacionamento de demandas educacionais, relativas ao ensino em si ou relacionadas a investimentos públicos no setor, não são novidade. O Brasil tem um contencioso crônico que os números sistematicamente apontam. Em geral, soluções sugeridas para enfrentar os problemas passam pelo mantra de que, para se desenvolver, a educação precisa ser irrigada por mais verbas. Criterioso, o estudo da OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] tem substância para, por meio de análises mais profundas, mostrar que essa é, no máximo, uma meia-verdade — ou uma meia-mentira. Assim como consagra a facilidade da frieza dos números, o levantamento fornece combustível também para pôr em xeque esse tipo de solução mágica.
O gasto público em educação básica no Brasil tem se situado, nesta década, na média de 5,6% do PIB (a meta é 10%). Parece pouco, mas é um índice superior à média da OCDE (4,7%), e o quinto maior entre os países e parceiros da organização com dados disponíveis. E, reconhecidamente, fatias cada vez maiores do orçamento total são destinadas ao setor. Ou seja, a irrigação não é insuficiente; o que visivelmente falta é melhorar a colheita. Cai-se no terreno da gestão. O país aplica mal as verbas destinadas à educação, é evidente. A atenção dada, por exemplo, ao ensino básico continua falha, apesar dos avanços, e isso se reflete em toda a cadeia de ensino.
[...]
O Globo. 28/11/2015. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/
educacao-patina-em-gestao-ineficiente-18164446>. Acesso em: 2 abr. 2017.
Vocabulário:
Mantra – na cultura indiana, fórmula (sílaba, palavra ou verso) pronunciada repetidamente.
Assinale a afirmação correta sobre os dois editoriais.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia os textos a seguir. Texto I Ivan Cabral. Disponível em: <http://www.ivancabral.com/search?updated-max=2014-12-16T17:59:00-03:00&max-results=20&start=40&by-date=false>. Acesso em: 09 maio 2015. Texto II Usos do Esse O uso do pronome esse, em geral, é feito em três casos: quando um elemento está próximo a quem ouve, quando retomamos algo que já foi mencionado ou quando marcamos um tempo anterior ou posterior, mas que está próximo a nós. [...] Usos do Este O pronome este, por sua vez, é usado nos seguintes casos: quando um elemento está próximo a quem fala, quando indicamos algo no tempo presente, quando indicamos algo que ainda será dito ou escrito, quando indicamos o local em que alguém está ou quando vamos indicar o termo mais próximo em uma oração. Disponível em: <http://rachacuca.com.br/educacao/portugues/esse-ou-este/>. Acesso em: 08 maio 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Levando em consideração os elementos verbais e não verbais presentes no texto I, redija um parágrafo, explicando se o pronome demonstrativo “essas” foi utilizado segundo as regras descritas no texto II.
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Uftm) O micélio vegetativo de um único indivíduo da espécie Armillaria ostoyae, que ocorre no estado de Oregon (EUA), expande-se por cerca de 8,9 km2 de área e provavelmente deve ter 2400 anos e centenas de toneladas, o que o qualifica como o maior organismo da Terra.
(Sônia Lopes e Sérgio Rosso, Bio, volume 2, 2010. Adaptado.)
De acordo com o texto, é possível afirmar que esse organismo
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(UEFS)
( ) A fórmula compacta do oct-1-en-3-ol é representada por CH2= CHCH(OH)(CH2)4CH3.
( ) O oct-1-en-3-ol possui cadeia carbônica principal saturada.
Julgue os itens acima:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(IFSP) O metal manganês, empregado na obtenção de ligas metálicas, pode ser obtido no estado líquido, a partir do mineral pirolusita, MnO2, pela reação representada por:
3 MnO2(s) + 4 Al(s) →3 Mn(l) + 2 Al2O3(s)
Considerando que o rendimento da reação seja de 100%, a massa de alumínio, em quilogramas, que deve reagir completamente para a obtenção de 165 kg de manganês, éMassas molares em g/mol: Al = 27; Mn = 55; O = 16.