Texto base: Analiza la imagen a seguir: Disponible en: <http://e-aprendizaje.es/2012/04/25/infografias-seguridad-internet-menores/>. Acceso el: 25 mar. 2015.
Enunciado:
A) Transcriba los verbos en imperativo del texto.
B) Explica el uso de los verbos en imperativo en este contexto.
Questões relacionadas
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(FUVEST 2015 1ª FASE) Em uma aula de laboratório de Física, para estudar propriedades de cargas elétricas, foi realizado um experimento em que pequenas esferas eletrizadas são injetadas na parte superior de uma câmara, em vácuo, onde há um campo elétrico uniforme na mesma direção e sentido da aceleração local da gravidade. Observou-se que, com campo elétrico de módulo igual a 2 x 103 V/m, uma das esferas, de massa 3,2 x 10-15 kg, permanecia com velocidade constante no interior da câmara. Essa esfera tem
Note e adote:
- carga do elétron = - 1,6 x 10-19 C
- carga do próton = + 1,6 x 10-19 C
- aceleração local da gravidade = 10 m/s2
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observa los pronósticos del tiempo para Santiago de Chile y resuelve la cuestión. Disponible en: http://www.elmartutino.cl/noticia/sociedad/pronostico-del-tiempo-para-santiago. Acceso el10 nov. 2013
Enunciado:
De acuerdo con el pronóstico,
A) ¿qué día será el más caluroso? ¿Qué temperatura máxima hará?
B) ¿Qué prefieres, calor o frío? ¿Por qué?
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(UNIT)
As análises de espectros da decomposição da luz estrelar feitas por uma das primeiras astrônomas no Harvard College Observatory, nos Estados Unidos, revelaram a presença de elementos químicos nas estrelas, e que, dentre esses, o hidrogênio é o mais abundante no Universo.
Associando-se essas conclusões ao atual modelo de estrutura atômica da matéria existente no Universo, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
De vez em quando, nas redes sociais, a gente se pega compartilhando notícias falsas, fotos modificadas, boatos de todo tipo. O problema é quando a matéria é falsa. E, pior ainda, se é uma matéria falsa que não foi criada por motivos humorísticos ou literários (sim, considero o “jornalismo ficcional” uma interessante forma de literatura), mas para prejudicar a imagem de algum partido ou de algum político, não importa de que posição ou tendência. Inventa-se uma arbitrariedade ou falcatrua, joga-se nas redes sociais e aguarda-se o resultado. Nesse caso, a multiplicação da notícia falsa (que está sempre sujeita a ser denunciada juridicamente como injúria, calúnia ou difamação) se dá em várias direções.
Antes de curtir, comentar ou compartilhar, procuro checar as fontes, ir aos links originais.
TAVARES, B. Disponível em: www.cartafundamental.com.br. Acesso em: 20 jan. 2015 (adaptado).
O texto expõe a preocupação de uma leitora de notícias on-line de que o compartilhamento de conteúdos falsos pode ter como consequência a
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Uma língua, múltiplos falares
Desde suas origens, o Brasil tem uma língua dividida em falares diversos. Mesmo antes da chegada dos portugueses, o território brasileiro já era multilíngue. Havia cerca de 1,2 mil línguas faladas pelos povos indígenas. O português trazido pelo colonizador tampouco era uma língua homogênea, havia variações dependendo da região de Portugal de onde ele vinha. Há de se considerar também que a chegada de falantes de português acontece em diferentes etapas, em momentos históricos específicos. Na cidade de São Paulo, por exemplo, temos primeiramente o encontro linguístico de portugueses com índios e, além dos negros da África, vieram italianos, japoneses, alemães, árabes, todos com suas línguas. “Todo este processo vai produzindo diversidades linguísticas que caracterizam falares diferentes”, afirma um linguista da Unicamp. Daí que na mesma São Paulo pode-se encontrar modos de falar distintos como o de Adoniran Barbosa, que eternizou em suas composições o sotaque típico de um filho de imigrantes italianos, ou o chamado erre retroflexo, aquele erre dobrado que, junto com a letra i, resulta naquele jeito de falar “cairne” e “poirta” característico do interior de São Paulo.MARIUZZO, P. Disponível em: www.labjor.unicamp.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).A partir desse breve histórico da língua portuguesa no Brasil, um dos elementos de identidade nacional, entende-se que a diversidade linguística é resultado da: