Texto base: Observa el siguiente dibujo y resuelve la cuestión.
Crédito: http://franciscoponce.com/archives/161. Acceso: 16 jul. 2012.
Enunciado:
¿Qué debe hacer un niño para protegerse del frío y de las enfermedades? Escribe un párrafo en el que listes actitudes saludables y conscientes. Para ello, usa las expresiones importante + infinitivo, (no) es preciso + infinitivo, hay que + infinitivo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A mulher entra no quarto do filho decidida a ter uma conversa séria. De novo, as respostas dele à interpretação do texto na prova sugerem uma grande dificuldade de ler. Dispersão pode ser uma resposta para parte do problema. A extensão do texto pode ser outra, mas nesta ela não vai tocar porque também é professora e não vai lhe dar desculpas para ir mal na escola. Preguiça de ler parece outra forma de lidar com a extensão do texto. Ele está, de novo, no computador, jogando. Levanta os olhos com aquele ar de quem pode jogar e conversar ao mesmo tempo. A mãe lhe pede que interrompa o jogo e ele pede à mãe "só um instante para salvar". Curiosa, ela olha para a tela e se espanta com o jogo em japonês. Pergunta-lhe como consegue entender o texto para jogar. Ele lhe fala de alguma coisa parecida com uma "lógica de jogo" e sobre algumas tentativas com os ícones. Diz ainda que conhece a base da história e que, assim, mesmo em japonês, tudo faz sentido. Aquela conversa acabou sendo adiada. A mãe-professora não se sentia pronta naquele momento.
BARRETO, R. G. Formação de professores, tecnologias e linguagens: mapeando velhos e novos (des)encontros. São Paulo: Loyola, 2002 (adaptado).
A reação da mãe-professora frente às habilidades da "geração digital" contemporânea reflete o desafio que se tem enfrentado de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir.
Legenda: “Camarada Lênin está varrendo a escória para fora da terra”, 1920. Disponível em: <goo.gl/wDD1oW>. Acesso em: 17 nov. 2016
Enunciado:
a) Identifique quais indivíduos e classes sociais estão sendo representados pelo autor da imagem.
b) Explique qual é o discurso político veiculado pelo artista por meio dessa caricatura.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre a Abolição da Escravatura no Brasil, podemos afirmar que
- Física | D. Capacitores
(ESC.NAVAL) Analise a figura abaixo.
O capacitor C1 encontra-se inicialmente com uma tensão constante V = 4 volts. Já o capacitor C2 estava descarregado. Fechando-se a chave CH1, o sistema atinge o equilíbrio com uma tensão de 4/3 volts e redução de 8/3 joule da energia armazenada. A carga inicial Q, em coulombs, é igual a - História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto a seguir para responder à questão. Na Assembleia Constituinte da recém-proclamada República, as classes dominantes adeptas do movimento republicano do Centro-Sul do país e pertencentes ao setor agroexportador, nomeadamente àquele associado à cafeicultura, lograram garantir o predomínio de seus interesses políticos e econômicos. O estabelecimento do federalismo como forma de organização da nação e a impossibilidade de proposição de sua abolição (art. 90, § 4 o) respondiam à reivindicação de autonomia das antigas províncias feita pelos cafeicultores. SUGAHARA, Henrique. Verbete do Dicionário histórico-biográfico da Primeira República 1889-1930.
Coordenação: Alzira Alves de Abreu/FGV. Disponível em: https://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891.
Acesso em: 29 out. 2018. Vocabulário Lograr – usufruir o que se conquistou; gozar, desfrutar.
Enunciado:
O trecho destaca como o regime republicano utilizou mecanismos constitucionais para: