Texto base: Observa el siguiente dibujo y resuelve la cuestión. Crédito: http://labitacorayyo.wordpress.com/category/humor-grafico/page/5. Acceso: 16 jul. 2012.
Enunciado:
¿Y tú? ¿Qué te gustaría ser en el futuro? ¿Qué ya estás haciendo para alcanzar tus sueños? Redacta un párrafo en el que relates qué te gustaría ser y qué acciones ya estás adoptando para alcanzarlo.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
“ O vento da vida, por mais que cresça, nunca pode chegar a ser bonança; o vento da fortuna pode chegar a ser tempestade, e tão grande tempestade, que se afogue nela o mesmo vento da vida.”
(Antônio Vieira, “Sermão de quarta-feira de cinza do ano de 1672”, em A Arte de Morrer. São Paulo: Nova Alexandria, 1994, p. 56.)
No sermão proferido na Igreja de Santo Antônio dos Portugueses, em Roma, Vieira recorre a uma metáfora para chamar a atenção dos fiéis sobre a morte.
Assinale a alternativa que expressa a mensagem veiculada pela imagem do vento.
- Língua Portuguesa | F. Colocação Pronominal
O OPERÁRIO NO MAR
Na rua passa um operário. Como vai firme! Não tem blusa. No conto, no drama, no discurso político, a dor do operário está na sua blusa azul, de pano grosso, nas mãos grossas, nos pés enormes, nos desconfortos enormes. Esse é um homem comum, apenas mais escuro que os outros, e com uma significação estranha no corpo, que carrega desígnios e segredos. Para onde vai ele, pisando assim tão firme? Não sei. A fábrica ficou lá atrás. Adiante é só o campo, com algumas árvores, o grande anúncio de gasolina americana e os fios, os fios, os fios. O operário não lhe sobra tempo de perceber que eles levam e trazem mensagens, que contam da Rússia, do Araguaia, dos Estados Unidos. Não ouve, na Câmara dos Deputados, o líder oposicionista vociferando. Caminha no campo e apenas repara que ali corre água, que mais adiante faz calor. Para onde vai o operário? Teria vergonha de chamá-lo meu irmão. Ele sabe que não é, nunca foi meu irmão, que não nos entenderemos nunca. E me despreza... Ou talvez seja eu próprio que me despreze a seus olhos. Tenho vergonha e vontade de encará-lo: uma fascinação quase me obriga a pular a janela, a cair em frente dele, sustar-lhe a marcha, pelo menos implorar-lhe que suste a marcha. Agora está caminhando no mar. Eu pensava que isso fosse privilégio de alguns santos e de navios. Mas não há nenhuma santidade no operário, e não vejo rodas nem hélices no seu corpo, aparentemente banal. Sinto que o mar se acovardou e deixou-o passar. Onde estão nossos exércitos que não impediram o milagre? Mas agora vejo que o operário está cansado e que se molhou, não muito, mas se molhou, e peixes escorrem de suas mãos. Vejo-o que se volta e me dirige um sorriso úmido. A palidez e confusão do seu rosto são a própria tarde que se decompõe. Daqui a um minuto será noite e estaremos irremediavelmente separados pelas circunstâncias atmosféricas, eu em terra firme, ele no meio do mar. Único e precário agente de ligação entre nós, seu sorriso cada vez mais frio atravessa as grandes massas líquidas, choca-se contra as formações salinas, as fortalezas da costa, as medusas, atravessa tudo e vem beijar-me o rosto, trazer-me uma esperança de compreensão. Sim, quem sabe se um dia o compreenderei?
Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo.
(FUVEST 2015 1ª FASE) Dentre estas propostas de substituição para diferentes trechos do texto, a única que NÃO está correta do ponto de vista da norma-padrão é:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Como um químico descreve a cerveja? “Um líquido amarelo, homogêneo enquanto a garrafa está fechada, e uma mistura heterogênea quando a garrafa é aberta. Constitui-se de mais de 8.000 substâncias, entre elas o dióxido de carbono, o etanol e a água. Apresenta um pH entre 4,0 e 4,5, e possui um teor de etanol em torno de 4,5% (v/v).”
Sob a perspectiva do químico, a cerveja:
- Matemática - Fundamental | C. 9° ano
Na figura seguinte, são dados os pontos R, S, A, B, C, D e E.
Obtenha o vértice T do triângulo RST, sabendo que a mediana relativa ao vértice T mede 45 mm e a altura relativa ao vértice T mede 25 mm.
Qual, dentre os pontos indicados nas alternativas, coincide com o vértice T do triângulo RST?
- Biologia | 09. Botânica
(Unit)
A partir da análise da ilustração, que representa tecidos meristemáticos do caule, considere as proposições dadas e identifique com V as que forem verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O número 1 representa o meristema apical responsável pelo crescimento longitudinal e no qual se formam os meristemas primários.( ) Os números 2, 3 e 4 representam respectivamente o protoderme, meristema fundamental e procâmbio.( ) O número 5 representa o periciclo, tecido originado do procâmbio, a partir do qual se desenvolvem os ramos laterais ou secundários.A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a