As alavancas são dispositivos mecânicos simples que consistem em uma barra rígida que gira em torno de um ponto de apoio chamado de fulcro. Essas ferramentas são comuns no nosso cotidiano e estão presentes em diversos objetos, desde um alicate até uma tesoura. Os tipos de alavancas diferem em relação à posição do fulcro, da força aplicada e da resistência.
Qual é o tipo de alavanca em que a força é aplicada entre o fulcro e a resistência?
Questões relacionadas
- Matemática | 1.02 Números Naturais
Uma das grandes obsessões da Matemática é encontrar padrões para a construção de números primos. Nesse sentido, um técnico de Informática Integrado ao Ensino recebeu a incumbência de desenvolver um programa de Modelagem Matemática associada a formação ou comportamento dos números primos de Mersenne que são números primos que possui a forma 2n – 1, em que n é um número natural. Atualmente, o maior número primo de Mersenne conhecido é 282.589.933 – 1 que possui quase 25 milhões de algarismos.
Uma das questões que ainda estão em aberto na Matemática é se há uma quantidade finita ou infinita de números primos de Mersenne.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 6 fev. 2022 (adaptado).
Considerando exitoso o desafio proposto a esse técnico e buscando testar o programa, buscou-se levantar a quantidade de números primos de Mersenne com apenas dois algarismos. Dessa forma, a quantidade apresentada pelo programa foi igual a
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UESB) O estudo das características físico-químicas das diferentes substâncias é fundamental na formulação de fármacos com maior atividade biológica. Com relação aos anestésicos locais, estes devem ter, em sua estrutura, uma parte hidrofílica, uma parte lipofílica e a cadeia intermediária, que estabelece a ligação entre as outras duas.
Com base na estrutura descrita para os anestésicos e nos conhecimentos relacionados à estrutura química dos componentes que constituem a célula, pode-se inferir:
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
(Uema) A Sociologia como ciência da modernidade foi influenciada por várias mudanças decorrentes das revoluções burguesas, especialmente na Europa nos séculos XVIII e XIX. Para Bourdieu, a singularidade dos estudos sociológicos ocorre porque. A sociologia descobre o arbitrário, a contingência, ali onde as pessoas gostam de ver a necessidade ou natureza. Descobre a necessidade, a coação social, ali onde se gostaria de ver a escolha, o livre arbítrio. Uma das características das realidades históricas é que sempre é possível estabelecer que as coisas poderiam ser diferentes, que são diferentes em outros lugares, em outras condições. O que se quer dizer é que, ao historicizar, a Sociologia desnaturaliza, desfataliza.
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica ao julgamento social. São Paulo: Edusp, 2007.
A partir das singularidades dos estudos sociológicos expressos na assertiva de Bourdieu, as correntes de pensamento que determinaram o aparecimento da Sociologia como ciência da modernidade são conhecidas como:
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(UDESC) Existem diferenças entre a organização das estruturas dos vegetais. Em relação ao enunciado, relacione as colunas.
1. Epiderme e súber
2. Colênquima e esclerênquima
3. Vasos lenhosos e liberianos
4. Parênquima amilífero e parênquima clorofiliano
( ) são tecidos de assimilação e reserva dos vegetais.
( ) são tecidos de condução de seiva dos vegetais.
( ) são tecidos de revestimento e proteção dos vegetais.
( ) são tecidos de sustentação dos vegetais.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
- Geografia | A. Globalização
DISPOSITIVOS CONECTADOS À INTERNET
Imagine mandar um sinal para todos os dispositivos conectados à Internet ao redor do globo? Foi exatamente o que fez John Matherly, que se autointitula um “cartógrafo” da rede. Com essa técnica, que permite sondar tão rapidamente o panorama de conexões no mundo, o criador pretende fazer isso mais vezes ao longo do tempo, para comparar a evolução do acesso à rede. Quanto mais intensa a cor, maior o número de dispositivos, e por enquanto sabemos bem onde eles se concentram.
Disponível em: https://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 10 jul. 2020.
A principal causa para as diferenças regionais na concentração do uso dessa rede é a