As alavancas são dispositivos mecânicos simples que consistem em uma barra rígida que gira em torno de um ponto de apoio chamado de fulcro. Essas ferramentas são comuns no nosso cotidiano e estão presentes em diversos objetos, desde um alicate até uma tesoura. Os tipos de alavancas diferem em relação à posição do fulcro, da força aplicada e da resistência.
Qual é o tipo de alavanca em que a força é aplicada entre o fulcro e a resistência?
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Texto para à questão. O pau de dois bicos Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos? — Achas então que sou rato? Não tenho asas e não voo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele. Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera. — Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves? — E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pelo, como tu, não vês? — Mas voas!… — Voo de mentira, por fingimento… — Mas tem asas! — Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pelo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa… O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo. Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. [ _____________________________________________________ ]. LOBATO, Monteiro. Fábulas. In: Obra infantil completa: Edição Centenário – 1882-1982.
São Paulo: Brasiliense, 1992. p. 453 Glossário:
“pau de dois bicos”: expressão que significa “fazer jogo duplo”, defender simultaneamente duas ideias contrárias para não contrariar os debatedores
Enunciado:
Na fábula anterior, empregou-se a variante linguística conhecida como registro
- Biologia | 09. Botânica
(Unit) A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados, o equivalente a 11% do território nacional. Engloba os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. Cerca de 27 milhões de pessoas vivem na região, a maioria carente e dependente dos recursos do bioma para sobreviver. A caatinga tem um imenso potencial para a conservação de serviços ambientais, uso sustentável e bioprospecção que, se bem explorado, será decisivo para o desenvolvimento da região e do país. (A CAATINGA ocupa uma área..., 2015).
A caatinga apresenta uma flora e uma fauna adaptadas às condições específicas, tais como
- Geografia | 5.3 Urbanização
(UEPA) Ao se analisar a complexidade e a diversidade do espaço urbano amazônico e paraense percebe-se claramente a diferenciação do espaço intrarregional. Sobre a organização interna e a importância das cidades ribeirinhas para a dinâmica das realidades locais do espaço paraense, é correto afirmar que:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(IFBA) O fascinante processo de criação da vida
O interesse pelo desenvolvimento embrionário é antigo. Em seus estudos anatômicos, Leonardo da Vinci especulou sobre os mistérios da concepção: desenhou um feto dentro do útero e criou esboços de uma possível ligação entre a medula espinhal e os testículos. No século XVII, cientistas naturalistas acreditavam que o espermatozoide abrigaria um bebê em miniatura, pronto para usar o útero como incubadora. Hoje temos ao nosso alcance informações significativas, que esclarecem boa parte das nossas dúvidas. Recursos de ultrassonografia permitem acompanhar a evolução da gravidez desde os primeiros dias após a fecundação, e descobertas no campo da genética trouxeram revelações sobre hereditariedade.
Adaptado de: Mente & Cérebro, nº 222, julho de 2011, p. 12.
Sobre desenvolvimento humano, é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 02. Arte e Identidade
Em 1972, a artista norte-americana Mary Beth Edelson produziu uma colagem chamada Algumas artistas americanas vivas / A última ceia, em que se apropria da imagem do famoso mural bíblico de Leonardo da Vinci e substitui os rostos de Cristo e dos apóstolos pelas faces de artistas mulheres; outras ainda são arranjadas ao redor da moldura da imagem.
Mary Beth Edelson, Some living american women artists, 1972. Colagem sobre papel, 71,8 x 109,2 cm. MoMA, Nova York.
A intenção de Edelson, com essa obra, consistia em: