Sobre a representação a seguir, que mostra a evolução de gorilas, seres humanos, chimpanzés e bonobos, é correto afirmar que:
Questões relacionadas
- Física | 2.6 Hidrostática
(UEFS) No freio hidráulico de um automóvel, a pressão exercida pelo motorista no pedal de freio é transmitida até as rodas do veículo através de um fluído. A transmissão do acréscimo da pressão exercida em um ponto de um fluido a todos os pontos do fluido e das paredes internas do recipiente que o contém é explicada pelo
- História | 3.5 Nova
(UNIMONTES) “Em sua primeira entrevista coletiva como Presidente da República, Fernando Henrique declarou: ‘O meu governo vai virar definitivamente a página da Era Vargas e colocar o Brasil na modernidade’ – frase emblemática que sinalizava sua intenção de modificar a Carta de 1988. (...) Para o constitucionalista Paulo Bonavides, os verbos conjugados pelos reformadores foram: ‘desnacionalizar, desestatizar, desconstitucionalizar, desregionalizar e desarmar’”.
(Cardoso Jr., José Celso. (org.) A Constituição brasileira de 1988 revisitada: recuperação histórica e desafios atuais das políticas públicas nas áreas econômica e social. Brasília: Ipea, 2009.)
Considerando o texto e os conhecimentos acerca da história do Brasil pós-1990, é INCORRETO afirmar que:
- Física | 3.1 Termometria
(CPS) Os centros urbanos possuem um problema crônico de aquecimento denominado ilha de calor. A cor cinza do concreto e a cor vermelha das telhas de barro nos telhados contribuem para esse fenômeno.
O adensamento de edificações em uma cidade implica diretamente no aquecimento. Isso acarreta desperdício de energia, devido ao uso de ar condicionado e ventiladores. Um estudo realizado por uma ONG aponta que é possível diminuir a temperatura do interior das construções. Para tanto, sugere que todas as edificações pintem seus telhados de cor branca, integrando a campanha chamada “One Degree Less” (“Um grau a menos”).
O título da campanha, “Um grau a menos”, pode ser ambíguo para algum desavisado, uma vez que a escala termométrica utilizada não é mencionada. Em caráter global, são consideradas três unidades de temperatura: grau Celsius grau(°C), grau Fahrenheit (°F) e kelvin (K). A relação entre as variações de temperaturas nas três escalas é feita por meio das expressões:
Na campanha, a expressão “Um grau a menos” significa que a temperatura do telhado sofrerá variação de 1 grau, como por exemplo, de 30°C para 29°C.
Considerando-se que o 1 grau a menos, da campanha, corresponde a 1°C, essa variação de temperatura equivale a variação de
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
As atividades científicas não são inteligíveis quando separadas de suas situações sócio-históricas, dos valores incorporados nelas, e dos seus lugares no mundo da vida, isto é, o mundo como encontrado, sentido, com o qual interagimos, descrito em linguagem, representado e transformado em arte, comunicado e avaliado no curso da vida diária.
LACEY, H.; MARICONDA. P. O modelo das interações entre atividades científicas e os valores. Scientize studio, São Paulo, v. 12, n. 4, 2014. p. 643-644.
O texto se relaciona à ideia de que o(a)
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Os cuidados com o corpo vão se tornando uma exigência na modernidade e implicam a convergência de uma série de elementos: as tecnologias, para tanto, vão se desenvolvendo de maneira acelerada; o mercado dos produtos e serviços voltados para o corpo vai se expandindo; a higiene que fundamentava esses cuidados vai sendo substituída pelos prazeres do “corpo”, implicação lógica do processo de secularização, no qual há a identificação da personalidade dos indivíduos com sua aparência. Por todas essas circunstâncias, o cuidado com o corpo transforma-se numa ditadura do corpo, um corpo que corresponda à expectativa desse tempo, um corpo que seja trabalhado arduamente e do qual os vestígios de naturalidade sejam eliminados.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado: reflexões acerca da gestação de um novo arquétipo da felicidade. Campinas:
Autores Associados; Florianópolis: UFSC, 2001.
O fenômeno social identificado, em relação à presença do corpo na sociedade, indica que