Texto base: Analiza la siguiente propaganda de una radio española a la época de la Guerra Civil y resuelve la cuestión.
Crédito: http://culturaypropagandaguerracivil.blogspot.com.br. Acceso: 12 jul. 2012.
Enunciado:
Aún sobre los fragmentos “Respetad su propiedad” y “Propagad su adquisición”, los verbos están conjugados en
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
(UEL) As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado:
- Matemática - Fundamental | 15. Posicionamento
A BANDEIRA DO CLUBE DE LUIZA É COMPOSTA POR 4 FAIXAS, UMA AO LADO DA OUTRA, CONFORME A FIGURA.
PINTE A BANDEIRA DO CLUBE DE LUIZA DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES:
1. A TERCEIRA FAIXA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA, É AZUL.
2. A ÚLTIMA FAIXA, DA ESQUERDA PARA A DIREITA, É VERMELHA.
3. A FAIXA QUE ESTÁ ENTRE A VERDE E A AZUL É AMARELA.
4. AS FAIXAS DA BANDEIRA TÊM AS CORES AMARELA, AZUL, VERDE E VERMELHA.
- Física | A. Escalar
Em um fim de tarde é comum encontrar famílias caminhando nos calçadões frente à praia de Copacabana, aproveitando a brisa fresca que vem do mar e eventualmente se hidratando com água de coco. Nesse cenário uma senhora usa um aplicativo para monitorar sua caminhada e obtém na tela de seu celular o gráfico que representa a velocidade de sua caminhada em função do tempo gasto.
Chegando em casa, após a caminhada, a senhora pede a seu neto, um curioso estudante, que a ajudasse a encontrar a distância que ela conseguiu percorrer naquela tarde. O neto, usando o gráfico e aplicando no mesmo os conhecimentos adquiridos na escola, diz à avó que a distância percorrida por ela foi, em passos, igual a
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
O esquema ilustra uma população de insetos separada em duas novas populações por uma barreira geográfica. Com o passar de milhares de anos, as novas populações adquirem diferenças entre si.
Uma vez que as duas novas populações ficaram impossibilitadas de realizarem cruzamentos e, consequentemente, impossibilitadas de gerarem descendentes férteis, pode-se afirmar que ocorreu o processo de
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
Leia a reportagem e responda à questão. QUEM MATOU A MATA ATLÂNTICA? Em 27 de maio se comemora o dia de um dos biomas mais importantes do país, que já ocupou uma área duas vezes maior do que a França e, hoje, quase não existe. Será que temos motivos para comemorar? 25/05/2009 Manoella Oliveira Quando os portugueses chegaram no Brasil, a Mata Atlântica ocupava 15% do território: media 13 milhões de km2 e se estendia por toda a costa atlântica, em larguras diferentes. Na região Sudeste, avançava pelo interior do país, próximo às atuais fronteiras da Argentina e Paraguai. (...) Hoje, a situação da Mata Atlântica mudou muito. Ela está pequenininha, tem menos de 8% da sua cobertura inicial. (...) (...) De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, as maiores causas de desflorestamento, de 2000 a 2005, em Minas Gerais, na Bahia e em Santa Catarina, eram a especulação imobiliária (compra de terra para construção de imóveis para venda e locação), nas regiões de serra, e a agropecuária, nas áreas planas. Agora, a maior causa de desmatamento da Mata no país é a expansão das cidades. (...) A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAR A boa notícia é que o desmatamento caiu, de 2000 a 2005, 69%. A média anual desse período em comparação aos últimos resultados, que mostram o que aconteceu de 2005 a 2008, é bastante parecido. Mas muita gente está tomando providências para que a mata não apenas pare de diminuir, mas volte a crescer. Uma delas é o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, criado por representantes da sociedade com apoio de governos estaduais e federal. O objetivo é aumentar a Mata em 15 milhões de hectares até 2050. A floresta presta serviços vitais à qualidade de vida de todas as pessoas. Um bom exemplo disso é que são elas que protegem as nascentes dos rios e, assim, garantem o fluxo de água. Segundo Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da SOS Mata Atlântica, “Se a nascente secar, não teremos água para beber. A água é um bem finito e muito importante porque também regula o clima, protege o solo, é fonte de alimentos, de matérias primas para remédios...”. As cidades precisam dos recursos das florestas para funcionar e as grandes cidades estão localizadas dentro da área de Mata Atlântica, por isso a importância de preservar. Além disso, as áreas verdes transformam o dia-a-dia cinza e duro de concreto numa paisagem mais colorida e com uma sensação bem gostosa de bem-estar, não é mesmo? (...) *Informações da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, do Planeta Sustentável e da SOS Mata Atlântica Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_472618.shtml> Acesso em 10/11/2009
Observe a fotografia de uma paisagem localizada no Parque Nacional da Serra da Bocaina, na Mata Atlântica. Siga o roteiro para a leitura da paisagem e, a seguir, escreva um parágrafo descrevendo-a a partir da leitura feita.
1) Observar toda a paisagem.
2) Identificar cada detalhe da paisagem.
3) Reconhecer os planos da paisagem.
4) Discriminar os conteúdos da paisagem, os elementos naturais e os elementos culturais.
5) Identificar a presença de tempos antigos e atuais na paisagem observada, tanto da natureza quanto da cultura.
6) Localizar, geograficamente, a paisagem: cidade, campo, país, continente.
7) Como essa paisagem está representada foto, pintura, cartão-postal?
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_472618.shtml> Acesso em 10/11/2009