MARCELO COMPROU UMA CAMISA PARA CADA UM DE SEUS FILHOS. CADA UMA DELAS CONTÉM UM NÚMERO QUE REPRESENTA A IDADE DO FILHO QUE A RECEBEU, CONFORME A FIGURA SEGUINTE.
DE ACORDO COM ESSAS INFORMAÇÕES, FAÇA O QUE SE PEDE NOS ITENS SEGUINTES.
A) QUANTOS FILHOS TEM MARCELO? __________
B) COMO PODEMOS REPRESENTAR NO ÁBACO SEGUINTE O MAIOR NÚMERO ESTAMPADO NUMA DAS CAMISAS?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02.2. O brasil africano
Analise a imagem a seguir que retrata a época da escravidão no Brasil.
Disponível em: <www.educadores.diaadia.pr.gov.br>. Acesso em: 18 out. 2013.
A) Cite uma atitude que a imagem está retratando em relação ao tratamento dados aos escravos?
B) Qual a sua opinião sobre esse tipo de atitude?
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
A fórmula de Young, que relaciona a dose d de um medicamento a ser prescrito a uma criança, com sua idade I e com a dose D prescrita a um adulto, é dada por:
d= I x D/I + 12
A idade I deve ser expressa em anos e estar compreendida entre um e doze anos, e as doses d e D expressas em miligramas.
Se a uma criança com 4 anos de idade foi prescrito o medicamento analgésico dipirona, cuja dosagem para um adulto é de 500 mg, qual deve ser a dose adequada para a criança, segundo a fórmula de Young?
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O Teatro Mágico: Projetando o Terceiro Ato
Depois de seis anos de trabalho, mais de 190 mil CDs vendidos e o DVD chegando a 40 mil cópias, a trupe festeja, sem perder de vista o projeto do terceiro ato.
Comemoramos o alcance da marca de 1 milhão de downloads feitos e mais de 5 milhões de transmissões de músicas do primeiro e segundo CD, nos sites Trama Virtual e Palco MP3. Ainda, no top 100 da Trama Virtual, o Teatro Mágico tem 39 músicas entre as 50 primeiras, reforçando que ‘a poesia prevalece’.
Fazendo uma retrospectiva do ano de 2009, Anitelli relembra um dos fatos marcantes na trajetória do Teatro Mágico: “Em agosto, cerca de 400 internautas acompanharam a gravação da primeira versão da música “O que se perde enquanto os olhos piscam”, feita totalmente ao vivo pela rede. Essa canção, composta interativamente com os internautas, foi disponibilizada no site e já é uma das mais baixadas, evidenciando que o que é feito com colaboração aumenta as possibilidades de quebrar barreiras”.
Por isso, o TM é destaque nos principais veículos de comunicação da Internet, e a trupe se prepara para lançar seu segundo DVD intitulado “O Segundo Ato”, com participações de nomes como GOG e Silvério Pessoa, no mesmo palco. As gravações aconteceram em junho de 2009, numa maratona de 18 shows em apenas uma semana.
“Longe da crítica, perto do público”, assim relatou o jornal “Folha de São Paulo” referindo-se ao álbum “O Segundo Ato” elegendo, através de seus leitores, a Cia. Musical e Circense como o melhor show da atualidade no Brasil. É desta forma, a partir da grande participação do público em sites de relacionamentos como orkut, youtube e outras mídias da rede, que se inicia o processo de “viralizar sem pagar jabá”.
A trupe criada por Fernando Anitelli, já projeta a criação da terceira etapa, buscando aprofundar ainda mais os debates que cercam a sociedade desigual e desumana que nos rodeia. Procurando explorar a questão do livre compartilhamento das músicas na Internet defendendo a bandeira da musica livre, o Teatro Mágico passa, cada vez mais, a se apresentar com um perfil mais questionador e contestador. Nesta nova fase, é como se a trupe chegasse no universo urbano com mais profundidade , como o cotidiano dos moradores de rua citados na canção “Cidadão de Papelão” ou a problemática da mecanização do trabalho, citada no “Mérito e o Monstro” entre várias outras abordagens. Indo mais além, há um debate sutil e, por vias opostas, mordaz, sobre o amontoado de informações que absorvemos, sem perceber, assistindo aos programas de TV. Essas transformações não poderiam, no entanto, encobrir o universo lúdico e fantasioso da trupe, mas sim, acrescentar uma pitada de realismo no conteúdo em geral, incorporando o lema de endurecer sem jamais perder a ternura.
É importante ressaltar que, após o assédio para que o coletivo finalmente se integrasse ao mainstream musical, assumindo uma grande gravadora, uma grande assessoria de imprensa, uma grande produtora etc, o Teatro Mágico preferiu ser conservador na inovação que trouxe ao mercado: organizar e fazer as coisas ao lado do seu grande incentivador, patrocinador e produtor: o público. Assim, o CD é vendido a preços populares e a distribuição das músicas é gratuita e livre pela Internet, com a diferença que desta vez, houve um investimento grande na produção dos fonogramas, comprovando assim, que mesmo no formato independente, é possível se fazer algo de qualidade e acessível.Trajetória:
Fernando Anitelli, 35 anos, ator, músico e compositor, é o responsável pela criação do projeto “O Teatro Mágico”. Nascido em Presidente Prudente e criado na cidade de Osasco, São Paulo, Anitelli “brinca” com arranjos e melodias desde os 13 anos, “Quando vi que rimar amor com humor funcionava, não só na estética e na melodia, mas no sentido que aquilo tinha pra mim, nunca mais parei de fazer música”, revela.
As primeiras vitórias vieram logo cedo com prêmios em vários festivais dos quais participou com suas canções. A entrada na Faculdade de Comunicação Social lhe garantiu não só um diploma, mas também a formação da banda Madalena 19, que permitiu seu amadurecimento como músico. Foram quase dez anos de ensaios e apresentações de pequeno porte.
De lá para cá, Anitelli acumulou ainda a experiência como ator, trabalhando com diretores como Oswaldo Montenegro, Ismael Araújo e Caio Andrade, entre outros, que lhe deram as noções básicas de expressão corporal, domínio de palco e outros elementos vindos da escola do teatro, indispensáveis em seus shows.
Em 2003, Anitelli entrou em estúdio para gravar seu primeiro CD. O álbum recebeu o sugestivo título “O Teatro Mágico: Entrada para Raros”, numa referência ao best-seller “O Lobo da Estepe”, do escritor alemão Hermann Hesse. “Quando eu li sobre o Teatro Mágico do Hesse, percebi que era justamente aquilo que eu gostaria de montar: um espetáculo que juntasse tudo numa coisa só, malabaristas, atores, cantores, poetas, palhaços, bailarinas e tudo mais que a minha imaginação pudesse criar. O Teatro Mágico é um lugar onde tudo é possível” conta.
Em cena, Anitelli revela uma expressão cênica incrível seja declamando versos, cantando ou fazendo performances. ” Quando estou no palco, faço questão de frisar que aquele ali sou eu, não é um palhaço ou outro personagem qualquer”.
O Teatro Mágico torna possível que cada um se mostre como é, que cada verdade interna seja revelada. Essa é a grande brincadeira, “ser o que se é, afinal todos somos raros e temos que ter consciência disso” , destaca. E assim, Anitelli vai traçando um paralelo entre o real e o imaginário enquanto o público, aos poucos, vai entrando na mesma frequência sinestésica marcada pelo ritmo do espetáculo. No final, palco e plateia se fundem e cada um dos presentes vai descobrindo a delícia de se permitir ser um pouco mais de si mesmo.
http://oteatromagico.mus.br/wordpress/
Converse com a turma sobre o teatro circense, que associa a linguagem do teatro com o circo, incentive os alunos a pesquisarem sobre o assunto em livros, revistas, jornais e sites da internet.
Abra uma roda de discussão para que possam compartilhar as informações coletadas. Nesse momento contribua compartilhando o texto acima postado, retirado do site do grupo “O Teatro Mágico” e se for possível, mostre para os alunos o vídeo do Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Ui6OXsG2yCU&feature=fvst
O grupo “O Teatro Mágico” uniu circo, poesia, teatro e música em seu trabalho. Proponha a partir dessa ideia, que escolham algumas músicas que preferencialmente tenham em sua letra uma mensagem interessante e trabalhe esse conceito através de pequenos textos e poesias que enriqueçam uma apresentação teatral. O figurino da apresentação deve ser circense, mas coerente com a proposta-tema a ser trabalhada a partir da letra da música. Auxilie a turma na escolha do figurino e cenário e combine com eles uma apresentação no auditório da escola.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia o texto a seguir.
Disponível em <http://www.monica.com.br/index.htm> Acesso em 01/12/2010
Que sentimentos Mônica teve em relação à sua máquina fotográfica? COMPLETE o quadro com três sentimentos de Mônica em relação à sua máquina e o momento da história em que ela os sentiu.
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
In 1993, the dawn of the Internet age, the liberating anonymity of the online world was captured in a wellknown New Yorker cartoon. One dog, sitting at a computer, tells another: “On the Internet, nobody knows you’re a dog.” Fifteen years later, that anonymity is gone.
Technology companies have long used “cookies,” little bits of tracking software slipped onto your computer, and other means, to record the Web sites you visit, the ads you click on, even the words you enter in search engines – information that some hold onto forever. They’re not telling you they’re doing it, and they’re not asking permission. Internet service providers (I.S.P.’s) are now getting into the act. Because they control your connection, they can keep track of everything you do online, and there have been reports that I.S.P.’s may have started to sell the information they collect.
The driving force behind this prying is commerce. The big growth area in online advertising right now is “behavioral targeting.” Web sites can charge a premium if they are able to tell the maker of an expensive sports car that its ads will appear on Web pages clicked on by upperincome, middle-aged men.
The New York Times, April 5th 2008.
ISP = Provedores de serviço de internet.
(FUVEST 2009 1ª FASE) De acordo com o texto, a evolução da internet nos últimos quinze anos permite concluir que