(IFCE) Desde a metade do século XVIII, os primeiros países da Europa vinham realizando a Revolução Industrial, iniciada pela Inglaterra e acompanhada, no século XIX, por outros países, como Bélgica e França, mas, somente no final do século XIX, a Alemanha e a Itália vieram consolidar esse processo, que incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção, reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte. Essas disputas entre as potências europeias geraram a:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A caixa-d’água de um edifício terá a forma de um paralelepípedo retângulo reto com volume igual a 28 080 litros. Em uma maquete que representa o edifício, a caixa-d’água tem dimensões 2 cm × 3,51 cm × 4 cm.
Dado: 1 dm³ = 1 L.
A escala usada pelo arquiteto foi
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o texto a seguir para responder as questões.
Celular: mocinho ou vilão?
[...] A cada dia novas tecnologias são lançadas no mercado e essa efemeridade provoca uma popularização de seu uso. Esse é o caso do celular, que até a década passada era considerado um artigo de luxo, mas passou a fazer parte da vida das pessoas, independentemente da sua classe social. Entretanto, na medida em que se torna acessível essa tecnologia, torna relevante a preocupação quanto aos limites de sua utilização.
O celular, cuja função inicialmente era a de realizar e receber chamadas, passou a ser um aparelho versátil, dotando-se de utilidades como a de fotografar, filmar, assistir a vídeos, acessar a internet, entre outras funcionalidades. [...] Embora nem sempre todos os recursos disponíveis sejam utilizados a contento.
Diante da infinidade de recursos, a utilização do celular vem sendo discutida por educadores, em virtude de este ser visto como um meio de dispersar a atenção em sala de aula [...].
Não cabe ao Estado disciplinar o uso dos celulares, mas aos próprios pais educarem seus filhos e se educarem quanto ao uso ético do aparelho e, ainda, à escola delimitar suas regras. Proibir o uso seria medida insana, devido à indiscutível relevância do celular na atualidade. [...]
Portanto, o celular não pode ser considerado vilão, mas é vilã sua utilização imprópria. Deve esse aparelho nos servir nos momentos convenientes. É necessário que tenhamos maturidade para usá-lo e isso implica dizer que, para presentear nossos filhos com um aparelho, devemos saber se estes já podem utilizá-lo com consciência. Assim, cabe aos pais e à escola regulamentar o uso e aplicar medidas que visem corrigir vícios decorrentes do uso indiscriminado do celular.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/ult4657u631.jhtm. Acesso em 16 dez 2013.
Comente, brevemente, a composição da estrutura do texto lido. Indique em sua resposta os parágrafos que compõem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
- Física
José aperta uma tachinha entre os dedos, como mostrado nesta figura: e sobe vazio,
A cabeça da tachinha está apoiada no polegar e a ponta, no indicador.Sejam F(i) o módulo da força e p(i) a pressão que a tachinha faz sobre o dedo indicador de José. Sobre o polegar, essas grandezas são, respectivamente, F(p) e p(p).Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que:
- História | Geral
(UFPR) Segundo a historiadora Miri Rubin, “longe de serem estéreis e previsíveis, as universidades medievais produziram não apenas servidores civis e burocratas eclesiásticos como também pensadores radicais, cuja obra teve impacto real e que, apesar de suas críticas desafiadoras, morreram em suas próprias camas, e não na cela de uma prisão”.
(Revista Ensino Superior, Unicamp, 25/04/2012)
A partir desse excerto e dos conhecimentos sobre o período medieval europeu, assinale a alternativa que relaciona as universidades com seu contexto de surgimento e expansão.
- Matemática - Fundamental | 09. Probabilidade e Estatística
Carlos e João foram os dois melhores alunos do 8º ano de certa escola. As médias das notas finais de ambos foram as mesmas, porém a escola entregará um prêmio apenas a um deles. O diretor da escola colocou fichinhas numeradas de 1 a 20 em uma urna. Ganhará o prêmio aquele que tirar o maior número.
Qual é a probabilidade de Carlos ganhar o prêmio, sabendo-se que João, o primeiro a fazer o sorteio, tirou o número 6?