Assinale os verbos nas frases a seguir e escreva em que tempo verbal eles estão:
1. Amanhã nós faremos o trabalho.
2. As meninas amam aquele ator.
3. Eu li o livro que a professora sugeriu.
4. Chico completou sua coleção de figurinhas.
5. A professora orienta o aluno na tarefa.
6. Marcelo organizará um passeio ao zoológico.
7. Toda a família irá ao parque no sábado.
8. Os meninos implicaram com as meninas.
9. Os times de basquete estarão em quadra neste domingo.
10. Mariana já tem ingresso para o cinema.
Questões relacionadas
- História | 6. Idade Contemporânea
"A fita branca", que venceu o Festival de Cinema de Cannes em 2009, conta a história de uma comunidade rural na Alemanha, entre 1913 e 1914, onde estranhos e violentos incidentes começam a ocorrer. O diretor do filme comentou: “Não ficaria feliz se o filme fosse visto apenas como um filme sobre um problema alemão. Ele significa mais que isso. É um filme sobre as raízes do mal. É sobre um grupo de crianças que são doutrinadas com alguns ideais e se tornam juízes dos outros – justamente daqueles que empurraram aquela ideologia goela abaixo delas.”
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) provocou transformações nas vidas de crianças e jovens europeus. Uma dessas transformações é apresentada no filme “A fita branca” e está associada ao que o diretor denominou de “raízes do mal”.
Nas décadas de 1920 e 1930, os efeitos dessas raízes do mal se manifestaram no seguinte processo histórico:
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a Questão:
A humanidade sempre buscou fontes de energia para atender às suas necessidades, desde os tempos mais remotos. Atualmente, temos uma grande variedade de fontes de energia disponíveis, que podem ser classificadas em renováveis e não renováveis. As fontes de energia renováveis são aquelas que se renovam naturalmente, já as fontes de energia não renováveis são aquelas que se esgotam com o tempo, como o petróleo, o carvão e o gás natural. É importante entender as características e as limitações de cada tipo de fonte de energia para escolhermos as mais adequadas e sustentáveis para o nosso futuro.
Dê exemplos de fontes de energia renováveis e como elas podem ser utilizadas para produzir energia de forma sustentável.
- Geografia - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Todos nós vivemos em um lugar, com o qual mantemos muitas formas de ligação. Veja como a personagem Brás Cubas relata a sua volta ao Rio de Janeiro:
Vim. Não nego que, ao avistar a cidade natal, tive uma sensação nova. Não era efeito da minha pátria política; era-o do lugar da infância, a rua, a torre, o chafariz da esquina, a mulher de mantilha, o preto do ganho, as coisas e cenas da meninice (...).
(ASSIS, Joaquim M. Machado de. Memórias Póstumas de Brás Cubas.
São Paulo: Abril Cultural, 1992. p. 66.)
Com base no texto, podemos afirmar que
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
Ao longo do tempo, ocorrem mudanças na repartição de energia, na estrutura das espécies e nos processos de uma comunidade biológica, e essa sequência de mudanças é denominada sucessão ecológica.
Com relação à sucessão ecológica, considere as afirmações abaixo.
I. O estágio inicial de uma sucessão caracteriza-se pela presença de plantas pioneiras que exibem altas taxas de crescimento.
II. A sucessão secundária leva mais tempo para atingir o clímax, do que a primária.
III. O estágio de clímax caracteriza-se por baixa diversidade de espécies, em função do aumento dos nichos ecológicos.
Quais estão corretas?
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UESB)
O gráfico mostra o comportamento de uma força F em função do deslocamento. Essa força é aplicada em um corpo de massa igual a 1000 gramas, na mesma direção e sentido de seu deslocamento. O corpo estava inicialmente em movimento retilíneo uniforme, com velocidade 4√2 m/s. Considerando-se essa informação e após a análise do gráfico, conclui-se que o trabalho, em joule, realizado pela força, e a velocidade final, em m/s, desse corpo são, respectivamente, iguais a