A figura a seguir mostra uma parte de um polígono regular, cujos ângulos externos medem 45º.
Calcule quantos lados tem esse polígono e escreva o nome do mesmo.
Questões relacionadas
- Biologia | 15.4 Especiação e Evolução do Homem
A Figura abaixo representa a distribuição geográfica atual de quatro espécies de um gênero de lagartos (A,B,C e D) e sua relação filogenética.
Que tipo de especiação é o mais provável de ter ocorrido?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Esclareça o significado de monarquia hereditária.
Nos regimes republicanos, a sucessão do poder diferencia-se dos regimes monárquicos.
Comente essa diferença.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 01. Linguagem
Leia-a e observe-a com bastante atenção.
Fonte: http://3.bp.blogspot.com/_54pkWoKfxIo/SQxZNSvrAtI/AAAAAAAAE_E/HBo1kb14vGU/s400/Imagem+004.jpg – 23/5/2010 – adaptado.
As mensagens escritas pelo telefone celular são escritas, geralmente, pela linguagem coloquial ( informal ou popular) e, às vezes, com inadequações gramaticais. Escreva a mensagem escrita, acima apresentada, de forma Culta (formal).
- Geografia | 6.5 Indústria
(FGV-SP) Para produzir modernamente, essas indústrias convocam outros atores para participar de suas ações hegemônicas, levados, desse modo, a agir segundo uma lógica subordinada à da firma global.[...] Nos lugares escolhidos, tudo é permeado por um discurso sobre desenvolvimento.[...] Nada se fala sobre a robotização do setor e a drenagem dos cofres públicos para essa implantação industrial.
Milton Santos & M. Laura Silveira. O Brasil: Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001,pág. 112.
O texto apresenta estratégias de descentralização das indústrias
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Tem um bicho na parede
Nas paredes e tetos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisões e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o cotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal atividade que garantia a sobrevivência: a caça.
De 25000 a 8000 a.C. (antes de Cristo), no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem atual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados.
Já no Período Neolítico (por volta de 5.000 a 3.000 a.C.), os artistas das cavernas tiravam leite de pedra! Isto é, tinta! Raspavam pedras coloridas e misturavam o pó desses minérios com resina de árvores e cera de abelha. A mistura virava uma espécie de tinta, que fixou as cores nas pedras por milênios.
O vermelho e o amarelo, por exemplo, eram obtidos do minério de ferro. Os artistas pintavam com os dedos, com pincéis feitos de pêlo de animais e espátulas de madeira, e utilizavam os relevos das paredes como parte da cena. Assim, uma elevação da pedra poderia ser o enorme dorso de um mamute furioso, e dois buraquinhos podiam ser os olhos de um cavalo apavorado.
Eram espertos, esses artistas antigos. Não tinham muitos recursos, mas fizeram seus trabalhos tão bem feitos que até hoje os bichos parecem estar correndo em cavernas na Europa, na África, nas Américas, preservados contra a ação do tempo.
Muito mais tarde, o homem iria pintar sobre papel, tela, cerâmica, madeira, seda, e até ovos. Mas essas primeiras pinturas são especiais. São a memória dos primeiros homens que e tornaram artistas, mesmo sem saber que aquilo já era arte...
Disponível:http://www.canalkids.com.br/arte/pintura/bicho.htm. Acesso em: 20 nov. 2011.
As pinturas rupestres podem ser definidas como