Considere o esquema abaixo (fora de escala de tamanho e distância).
A imagem acima
Questões relacionadas
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
Os animais A e B, de duas espécies distintas, coexistem em determinada planície. O animal A é predador de B, que, por sua vez, é herbívoro. Sobre essa planície, é posicionado um sistema de coordenadas cartesianas ortogonais xOy, em que as unidades são dadas em metros. No instante t = 0, o animal B está na origem desse sistema, e o animal A, sobre o eixo Oy, no ponto de coordenadas (0, 240). Nesse instante, B detecta a presença de A e foge sobre o eixo Ox, no sentido positivo, com velocidade constante vB = 10 m/s, sendo sua posição descrita pelos pontos de coordenadas (xB, 0) = (vB × t, 0), para t $ 0, dado em segundos. No mesmo instante t = 0, o animal A parte em perseguição a B, sendo sua posição descrita pelos pontos de coordenadas .
Com base nessas informações, julgue o item.
As informações apresentadas são suficientes para se concluir corretamente que o organismo B produz enzimas capazes de digerir celulose.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analiza las imágenes a seguir:
Disponible en: http://google.es - acceso el 12 de noviembre de 2014.
Elige uno de los problemas ambientales de las imágenes y escribe un párrafo reflexivo sobre el asunto. Da sugerencias para la mejora de la calidad de vida de los habitantes de los grandes centros urbanos.
- Arte - Fundamental | 09. Arte e Arquitetura
Materiais:
- Biblioteca
- Máquina fotográfica.
Desenvolvimento:
1 - Analise com os alunos a estrutura arquitetônica básica de um templo grego:
Imagem composta pela autora.
A – Frontão B – Arquitrave C – Capitel D – Coluna E - Base
2 - Na página 25 do livro, temos uma imagem ilustrativa do Partenon, templo dedicado à deusa Atenas.
3 - A influência dos templos gregos pode ser sentida em nossa arquitetura contemporânea. Proponha aos alunos uma pesquisa visual que confirme esta influência: as igrejas barrocas, por exemplo, mantêm em sua fachada a mesma estrutura dos antigos templos gregos. Convide os alunos a identificar, numa ida à Biblioteca, essas influências em prédios contemporâneos.
4 - Tire xerox dessas imagens para que os alunos montem um painel.
5 - Se for possível, as crianças poderão também fotografar, na cidade, a presença de tais influências.
Observações:
1 - Caso queiram utilizar a Internet, consultem os sites a seguir:
- http://www.ehow.com.br/usos-modernos-arquitetura-grega-lista_14319/
- http://www.ehow.com.br/arquitetura-grega-afeta-hoje-dia-fatos_105615/
- http://www.old.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20111124162431
- http://www.pessoal.utfpr.edu.br/msergio/praga2008-arq-2-pt.htm.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o pedido de elevação da cota do reservatório da Usina de Santo Antônio, no Rio Madeira (RO), de 70,5 metros para 71,3 metros. Na prática, isso significa que a usina terá direito de alagar uma área maior do que a inicialmente prevista, de 350 km2 para 430 km2.
Admita que a área alagada seja proporcional à altura da cota. Nesse caso, se a cota desse reservatório for elevada para 71 metros, a área total alagada, em metros quadrados, será corretamente expressa por
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A imagem mostra um antigo caminhão cuja lataria foi totalmente tomada pela ferrugem. Nesse processo, uma das reações que ocorrem é a transformação do ferro metálico em óxido de ferro II, que pode ser representada pela seguinte equação química:
Fe(s) +
O 2(g) → FeO(s)
Considerando que uma amostra de 56 g de Fe(s) consome exatamente 16 g de O 2(g), a massa de FeO(s) produzida nesse processo e a lei ponderal usada para encontrar a resposta são, respectivamente,