Maria colocou três ovos cozidos e quentes, do mesmo tamanho, em uma vasilha com capacidade de 510 mL. Em seguida, completou esse recipiente com água fria para que ocorresse o resfriamento dos ovos. Após o resfriamento, ela retirou os ovos e percebeu que restaram 300 mL de água na vasilha. Cada um desses ovos ocupou, aproximadamente, um espaço correspondente a
Questões relacionadas
- História | 6.18 Nova Ordem Mundial
Em 1º de dezembro de 1955, a costureira negra Rosa Parks chegou ao seu limite. Mais num desabafo espontâneo do que por cálculo, ela se recusou a ceder seu assento num ônibus da cidade de Montgomery, do Alabama, a um homem branco. Rosa — que morreu no último dia 24 [novembro], aos 92 anos de idade — foi presa, fichada, pagou multa de 14 dólares e mudou a história americana. (A CORAGEM..., 2005, p. 90).
A mudança na história americana referida no texto diz respeito
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
A taxonomia dos vírus não pode ser realizada da mesma maneira que a taxonomia dos demais organismos pelo fato dos primeiros serem desprovidos de organização celular e apresentarem diferentes tipos de materiais genéticos.
Todos os vírus, para se replicarem, apresentam em comum a utilização do metabolismo da célula hospedeira para a síntese de
- Arte - Fundamental | 07. Formas e Gêneros de Expressão Musical
Sobre a Música
Josef Pieper
(Trad.: Sivar Hoepner Ferreira,
de "Über die Musik" - fala em uma sessão de Bach
- in Nur der Liebende singt, Schwabenvlg., 1988)
O fato de que quem filosofa - sobretudo quando se ocupa da dinâmica da formação e da realização do ser humano - dedique especial atenção a meditar sobre a essência da música, não é casual nem movido por "interesses musicais" pessoais. Essa atenção especial remete, antes, a uma grande tradição que remonta quase à origem dos tempos, a Platão, a Pitágoras e às doutrinas de sabedoria do Extremo Oriente.
E isto não se deve somente ao fato de a filosofia ter por objeto coisas "espantosas" (para as quais, como afirmam Aristóteles e Tomás de Aquino, deve especificamente voltar-se quem filosofa) - não é somente porque a música é mirandum, uma das coisas mais maravilhosas e misteriosas do mundo. Não é só, tampouco, pelo fato de que "musicar" é uma atividade da qual se poderia dizer que é um oculto filosofar - um Exercitium Metaphysices Occultum - da alma que, sem saber, filosofava, como diz Schopenhauer na sua profunda discussão para o estabelecimento de uma metafísica da música.
O que a música sempre traz - e este é o fato mais decisivo - ao campo de visão do filósofo é a sua proximidade da existência humana, uma característica específica que torna a música necessariamente objeto essencial para todos os que refletem sobre a realização humana.
A pergunta que especialmente fascina o filósofo que medita sobre a essência da música, é: o que propriamente percebemos quando ouvimos música? Pois, sem dúvida, trata-se de mais (e de outra coisa) que os sons resultantes do roçar as cordas do violino, soprar a flauta ou percutir o teclado – isto tudo ouvem também os mais insensíveis. O que é, então, o que propriamente percebemos, quando ouvimos música de forma adequada?
Para as outras artes essa mesma indagação propõe-se mais facilmente – ainda que a pergunta: "O que é que propriamente vemos quando contemplamos o Rasenstück de Dürer?" também não seja fácil de responder, pois certamente não é o céspede que se apresenta à vista, na natureza ou numa foto – não é este "objeto" que nós propriamente vemos, quando observamos um quadro de forma adequada. O que realmente percebemos quando ouvimos um poema, quando apreendemos a poesia de um poema? Certamente é mais (e é outra coisa) do que o que foi "objetivamente" proferido (isto tem sido identificado na poética como uma impureza, mas é uma "impureza" sem dúvida necessária).
Estas perguntas são, pois, igualmente difíceis de responder. Agora, porém, a pergunta: o que se capta quando se escuta música de "maneira musical"? Será que se trata de um objeto, como nas artes plásticas ou na poesia - onde sempre algo precisa ser representado, algo precisa ser dito (algo objetivo)? A questão não remete a um objeto neste sentido, mesmo quando até grandes músicos muitas vezes pensem que remeta. Não, não é uma "Cena junto ao riacho" ou uma "Tempestade" ou uma "Sociedade alegre dos camponeses" o que propriamente se capta quando se ouve a sexta sinfonia de Beethoven. E o que ocorre com a "Canção" (Gesang)? Não ficaria - pelo menos neste caso - por conta do texto proferido, o que propriamente percebemos quando uma ária ou um recitativo são cantados? Certamente, ouvimos as palavras. Mas percebemos – quando a música é autenticamente grande e quando a ouvimos de maneira certa – um sentido secretíssimo, acima das palavras, um sentido que não percebemos quando somente palavras ouvimos. Este "sentido oculto" não se encontra ao se ler, como algo falado.
Trecho retirado do site: http://www.hottopos.com/videtur8/piepermu.htm
Baseado texto acima, converse com a turma sobre a qualidade da música e a influência que ela exerce sobre o ser humano. Como dito no texto, a música não é mera recreação, mas sob o ponto de vista filosófico, a música traz a proximidade da existência humana, isto é, ela pode despertar no ser humano a reflexão, desde que ela tenha qualidade, tanto é que ao longo da história ela vem marcando os rituais religiosos e práticas de meditação.
Uma vez que a música leva à reflexão, também leva à inspiração. Proponha aos alunos uma atividade dupla, onde a partir de algumas músicas previamente selecionadas e de preferência instrumentais eles criem poemas ilustrados, onde a escolha das cores da ilustração também devem estar em consonância com a música ouvida e depois distribua para cada aluno um poema para que ele em casa escolha uma música instrumental que ele considere expressar o conteúdo do poema.
Abra uma roda de discussão para que os poemas e músicas possam ser compartilhados entre os alunos e aproveite para fazer com eles uma avaliação verbal das atividades realizadas.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: . São Paulo, sábado, 9 de maio de 2009 A GESTAÇÃO DAS PALAVRAS Uma frase, uma imagem ou uma saudade podem fazer a imaginação de autores funcionar a mil GABRIELA ROMEU EDITORA-ASSISTENTE DA FOLHINHA Até virar um livro, a ideia de uma história nasce dos mais variados jeitos. Pode ter gestação longa ou curtíssima. Às vezes, surge do "nada". Outras vezes, é provocada só por uma imagem, uma frase ou uma situação. E alguns escritores têm uma fonte de inspiração bem pertinho, em casa. São seus filhos, que, meio sem querer, sinalizam o caminho para uma boa história. Basta ficar bem atento, indica o escritor Ilan Brenman, sempre surpreendido pelas situações vividas com as filhas - Lis, 5, e Íris, 2. Um exemplo? Há algum tempo, a mais velha soltou um pum bem fedido na sala - será que foi ela mesmo? Os pais riram da traquinagem, mas a menina desabou a chorar. A mãe, Tali, tentou consertar e disse: "Filha, até as princesas soltam pum". O pai não disse nada, correu para anotar a frase. O episódio foi a inspiração de um de seus livros recentes. Adivinhe o nome? "Até as Princesas Soltam Pum" (ed. Brinque-Book). Foi também o filho de Fátima Miguez que impulsionou sua carreira literária quando pediu para que ela criasse uma história. Quando questionado sobre qual seria o nome da aventura, o menino soltou: "A Cama que Não Lava o Pé". Ela embarcou na brincadeira e, alguns anos e muitas histórias depois, esse foi seu livro de estreia no mundo do "era uma vez". Cecília, 7, e Nino, 5, também trazem referências para a criação da mãe, a ilustradora e escritora mineira Marilda Castanha. Foi num passeio por um museu de ciências, por exemplo, que o medo dos pequenos de uma preguiça-gigante trouxe ideias frescas para "Pula Preguiça", que ainda será lançado. Ela até tem um caderno com preciosas "260 frases" dos filhos. São sementes que podem fazer brotar imagens e palavras. Saudade rende história Saudade também é inspiração para o nascimento de histórias. O escritor-ilustrador André Neves escreveu "A Caligrafia de Dona Sofia" (ed. Paulinas) por conta das boas lembranças de uma professora de artes lá de Recife, cidade onde o rapaz nasceu. Dona Sofia não é o nome da professora dele, mas tinha o mesmo costume de escrever coisas pelas paredes da casa. Não só de saudade vive sua criação. "Como sou ilustrador, boa parte das minhas histórias vem de imagens, pode ser só uma imagem. Podem ser imagens da vida contemporânea, de uma cena de rua ou de uma fotografia", explica. De todos os lugares e de lugar nenhum O escritor e roteirista Almir Correia cria personagens e versos bem inusitados em sua obra. Ele conta que suas histórias "nascem de todos os lugares e de lugar nenhum". Duas palavras na cabeça podem ser o suficiente para ele se meter numa aventura. Foi assim quando pensou na combinação de carrapatos e catapultas, que virou assunto de uma animação. "E agora, o que fazer com elas? Pensei, pensei, pesquisei." A dupla rendeu uma história num mundo em outra galáxia, onde as catapultas são o principal meio de transporte para esses seres minúsculos. "A realidade também sempre nos inspira a contar histórias. O mais saboroso é modificá-la, dar novas cores, cheiros e possibilidades." Criança é fonte de inspiração Tatiana Belinky tem muitos anos de vida: 90. Mas ela coleciona um número ainda maior de livros publicados: mais de 120. De onde surge tanta inspiração para escrever? "Ah, estou sempre pensando em alguma coisa engraçada, em alguma brincadeira qualquer." E ela conta que está sempre atenta ao que dizem as crianças onde quer que vá. As crianças, ela explica, "são uma barbaridade de histórias". Se ficar bem atento, tudo o que elas dizem pode render alguma peripécia no mundo do "era uma vez". "Aprendi muitas coisas com as crianças. Aprendi mais com as crianças do que com os livros", afirma, sem titubear. De ponto em ponto A escritora Índigo diz que é difícil saber como surgem as ideias para uma história: "Parecem que surgem do nada mesmo". Mas ela descobriu há uns seis anos como faz para desatar o nó de uma narrativa enrolada. "O jeito é bordar", diz. Ela tem em casa um bordado que começou há uns 14 anos e, sempre que tem dificuldade para encontrar a solução para um trecho de uma história que está desenvolvendo, ela troca as palavras pelos pontos. De ponto em ponto, ela encontra uma saída. O bordado e a história avançam. O único problema é que esse bordado não pode acabar nunca! Um banho de ideias Muitos escritores dizem que a gestação de um livro pode demorar muito mais do que nove meses - às vezes, leva anos e anos. Um dos livros de Ângela Lago, no entanto, foi feito durante uma chuveirada. Foi o seu primeiro livro premiado: "Uni Duni e Tê" (ed. Moderna), lançado nos anos 80. Enquanto tomava banho, cantava cantigas de roda e começou a imaginar uma história policial com personagens como Zé do Cravo (aquele que brigou com a Rosa), Dona Chica (de "Atirei o Pau no Gato") e Sambalelê (aquele que estava com a "cabeça quebrada"). "Geralmente, o processo de criação é lento e trabalhoso, mas essa história foi dada. Provavelmente, escrevi numa sentada", conta. Mas isso é coisa rara, ela avisa. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/dicas/di09050905.htm> Acesso em 22/05/2009
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A vida de cada um __________ muitas ideias que podem ser usadas para inventar histórias. Às vezes, nem é preciso correr __________ da inspiração. Ela mesma bate à nossa porta. De todas as fontes de inspiração que podemos ter, o que realmente não fica para __________ são as crianças.
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A embalagem de um alimento produzido, destinado ao público juvenil, possui o seguinte quadro nutricional:
Uma recomendação indica que alimentos destinados a esse público devem ter uma distribuição nutricional mais rica em carboidratos, contendo 60% dos valores diários recomendados, e mais pobre em sódio, contendo 30% dos valores diários recomendados. Um nutricionista deverá adequar a nova quantidade desses nutrientes para a mesma porção de produto e elaborar um novo quadro nutricional que atenda à recomendação.
Dessa forma, no novo quadro nutricional deverão constar como novas quantidades de carboidrato e de sódio, respectivamente,