Em 2007, houve uma campanha da prefeitura de São Paulo para “limpar a cidade” da poluição visual causada pelos outdoors. A campanha a seguir, assinada pela agência de publicidade Famiglia, expressa uma resposta à campanha.
A imagem usada na campanha da agência Famiglia, associada aos dizeres dentro do outdoor, procura destacar
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) Um grupo de 50 pessoas fez um orçamento inicial para organizar uma festa, que seria dividido entre elas em cotas iguais. Verificou-se ao final que, para arcar com todas as despesas, faltavam R$ 510,00, e que 5 novas pessoas haviam ingressado no grupo. No acerto foi decidido que a despesa total seria dividida em partes iguais pelas 55 pessoas. Quem não havia ainda contribuído pagaria a sua parte, e cada uma das 50 pessoas do grupo inicial deveria contribuir com mais R$ 7,00.
De acordo com essas informações, qual foi o valor da cota calculada no acerto final para cada uma das 55 pessoas?
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos(MACKENZIE) Determinado composto orgânico apresenta as seguintes características:I. Cadeia carbônica alifática, saturada, ramificada e homogênea.II. Possui carbono carbonílico.III. Possui enantiômeros.IV. É capaz de formar ligações de hidrogênio.O composto orgânico que apresenta todas as características citadas acima está representado em
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(PUC-PR) Faz parte do senso comum o conhecimento de que cenoura faz bem para a visão. No entanto, a revista Scientifi c American publicou uma notícia intitulada “Cenouras ajudam a enxergar melhor? Não, mas o chocolate sim!”. Leia o trecho abaixo:
“(...) fui questionada inúmeras vezes por pacientes se cenouras realmente podem melhorar a visão. Acho que alguns olham para as cenouras pensando ser a grande cura mágica para seu problema refrativo. Querem eliminar a necessidade de usar óculos comendo cenouras encantadas. Quando, na verdade, a cenoura faz parte da nutrição necessária para manter olhos saudáveis e ajudar a retardar a progressão de determinadas doenças como catarata e degeneração macular. No entanto, estudos recentes têm demonstrado que o que você come pode, temporariamente, aumentar a nitidez da sua visão e até mesmo melhorar a cognição.
(...) Os pesquisadores perceberam uma melhora na performance visual e cognitiva dos indivíduos que consumiram chocolate amargo. Os indivíduos que consumiram chocolate branco não tiveram um aumento real em seus testes de desempenho. Isso sugere que em menos de duas horas os fl avonoides do cacau podem melhorar temporariamente certos aspectos da visão e cognição. Pesquisadores acreditam os fl avonoides do cacau aumentam o fl uxo sanguíneo dos olhos e cérebro e que é isso que leva a um melhor funcionamento dessas estruturas.”
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/cenouras_ajudam_a_enxergar_ melhor_nao_mas_o_chocolate_sim_.html>. Acesso em: 20/09/2014
Segundo o texto, a cenoura atua apenas na nutrição necessária para manutenção do olho, não tendo efeito nos problemas refrativos. Ainda assim, seu consumo é importante, pois ela possui uma vitamina que é matériaprima para produção da rodopsina, proteína encontrada no epitélio pigmentar da retina. Assinale a alternativa que mostra CORRETAMENTE essa vitamina.
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
Observe a imagem.
Com base na observação da imagem, como é possível demonstrar a relação entre a cor, a luz e as tintas?
- Literatura | 5.3 Contemporâneo
Filhos da época
Somos os filhos da época,
e a época é política.
Todas as coisas – minhas, tuas, nossas,
coisas de cada dia, de cada noite
são coisas políticas.
Queiras ou não queiras,
teus genes têm um passado político,
tua pele, um matiz político,
teus olhos, um brilho político.
O que dizes tem ressonância,
o que calas tem peso
de uma forma ou outra – político.
[...]
Enquanto isso, os homens se matam,
os animais são massacrados,
as casas, queimadas,
os campos se tornam agrestes
como nas épocas passadas
e menos políticas.
SZYMBORSKA, Wisława. Poemas. Tradução de Regina Przybycien. São Paulo:
A poesia é também um modo de reflexão do ser humano sobre sua época. Ao refletir sobre a politização do ser humano na modernidade, o eu lírico constrói, na última estrofe, um arremate que