Texto base: Disponível em: <http://kdfrases.com/frase/111174>. Acesso em 05 dez. 2016.
Enunciado:
a) Quantos períodos há nesse fragmento do poema de Paulo Leminski? Justifique sua reposta.
b) É comum ocorrer a elipse da preposição em uma oração substantiva completiva nominal. Justifique essa afirmativa com uma passagem do poema.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 12. Roma Imperial
Vítima das crises internas e das pressões das tribos bárbaras, o Império Romano do Ocidente sucumbiu em 476. Entre os grupos bárbaros que invadiram o Império Romano estavam os germanos, que viviam nas fronteiras do império desde o século II. O contato entre romanos e germanos fez nascer uma sociedade que incorporou elementos dessas duas culturas, a sociedade medieval.
Entre os elementos germânicos herdados por essa sociedade medieval, podemos citar:
- Língua Portuguesa | 1.4 Função do Texto, Função Social e Objeto Comunicativo
Embalagens usadas e resíduos devem ser descartados adequadamente
Todos os meses são recolhidas das rodovias brasileiras centenas de milhares de toneladas de lixo. Só nos 22,9 mil quilômetros das rodovias paulistas são 41,5 mil toneladas. O hábito de descartar embalagens, garrafas, papéis e bitucas de cigarro pelas rodovias persiste e tem aumentado nos últimos anos. O problema é que o lixo acumulado na rodovia, além de prejudicar o meio ambiente, pode impedir o escoamento da água, contribuir para as enchentes, provocar incêndios, atrapalhar o trânsito e até causar acidentes. Além dos perigos que o lixo representa para os motoristas, o material descartado poderia ser devolvido para a cadeia produtiva. Ou seja, o papel que está sobrando nas rodovias poderia ter melhor destino. Isso também vale para os plásticos inservíveis, que poderiam se transformar em sacos de lixo, baldes, cabides e até acessórios para os carros.
Disponível em: www.girodasestradas.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Os gêneros textuais correspondem a certos padrões de composição de texto, determinados pelo contexto em que são produzidos, pelo público a que eles se destinam, por sua finalidade. Pela leitura do texto apresentado, reconhece-se que sua função é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as tirinhas a seguir.
Tirinha I
GALHARDO, C. Mirian Poodle. Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 set. 2003, p. E5. [Ilustrada].
Tirinha II
GALHARDO, C. Mirian Poodle. Folha de S. Paulo. São Paulo, 03 out. 2003, p. E9. [Ilustrada].
Os textos I e II apresentam um tema comum. Assinale-o.
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
O diretor de uma escola convidou os 280 alunos de terceiro ano a participarem de uma brincadeira. Suponha que existem 5 objetos e 6 personagens numa casa de 9 cômodos; um dos personagens esconde um dos objetos em um dos cômodos da casa. O objetivo da brincadeira é adivinhar qual objeto foi escondido por qual personagem e em qual cômodo da casa o objeto foi escondido.
Todos os alunos decidiram participar. A cada vez um aluno é sorteado e dá a sua resposta. As respostas devem ser sempre distintas das anteriores, e um mesmo aluno não pode ser sorteado mais de uma vez. Se a resposta do aluno estiver correta, ele é declarado vencedor e a brincadeira é encerrada.
O diretor sabe que algum aluno acertará a resposta porque há:
- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(UPF) Durante o período colonial, o governo português explorava violentamente os habitantes da colônia chamada Brasil.
A charge faz referência à chamada Derrama, instituída pelo Marquês de Pombal em 1765. Podemos afirmar que a Derrama era: