A escravidão é uma prática histórica, embora não tenha as mesmas características em todas as sociedades que a praticaram.
Complete o quadro comparando a escravidão praticada no Brasil e nas sociedades Egípcias e na Mesoamérica.
Brasil Egito Mesoamérica
Questões relacionadas
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UESB) Em 1953, Stanley Miller, um estudante de pós-graduação da Universidade de Chicago, pegou dois frascos – um contendo um pouco de água para representar um oceano primordial, o outro com uma mistura dos gases metano, amoníaco e ácido sulfídrico para representar a atmosfera antiga da Terra. Uniu-os com tubos de borracha e introduziu algumas faíscas elétricas para representar os raios. Após alguns dias, a água dos frascos, agora verde e amarela, tornara-se um caldo forte de aminoácidos, ácidos gordurosos, açúcares e outros compostos orgânicos. “Se Deus não fez desta maneira” — observou encantado o supervisor de Miller, o prêmio Nobel Harold Urey — “perdeu uma boa chance. ” (BRYSON, 2005, p. 293).
Considerando-se as conclusões obtidas a partir dos resultados dos experimentos realizados por Stanley Miller, é correto afirmar:
- Geografia | 6.2 Energia
Os setogramas mostram a Produção Energética Mundial em dois momentos distintos: 1973 e 2005.
Produção Energética Mundial
Porcentagem de energia produzida por cada tipo de combustível
A partir da observação dos gráficos e dos seus conhecimentos pode-se afirmar que
- Matemática | 10. Estatística
Algumas universidades do Brasil estabelecem um pequeno, mas interessante, percentual de vagas para o Processo Seletivo Seriado, no qual se divide o conteúdo do Ensino Médio em três módulos, que são aplicados ao final de cada ano letivo, de acordo com a etapa de aprendizagem a qual o aluno esteja cursando. Para se candidatar à vaga pelo programam, é preciso participar de todos os módulos.
Os módulos I, II, III valem 100 pontos cada um e possuem peso 2, 3 e 5, respectivamente. A escolha pelo curso deve ser indicada no módulo III, e a nota final é dada pela média ponderada obtida nos 3 módulos.
Se uma aluna participou do processo corretamente, sem repetir nenhum módulo do Ensino Médio, e obteve 50 pontos no módulo I, 60 pontos no módulo II e 70 pontos no módulo III, qual a sua pontuação final?
- História | 2.3 Segundo Reinado
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
Adaptado de: CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira I. Das origens ao Romantismo.
São Paulo: DIFE, 1974, p. 207-208
Considere a imagem abaixo.
Com base na observação da pintura e no conhecimento histórico, é correto afirmar que o autor da tela
- Língua Espanhola | 2. Gramática
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] mismo tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
Con respecto a las palabras y expresiónes empleadas en el texto, juzgue lo ítem subsecuente.
Los vocablos “quiénes” y “qué”, ambos en la línea 32, usan acento gráfico porque son pronombres interrogativos.