A escravidão é uma prática histórica, embora não tenha as mesmas características em todas as sociedades que a praticaram.
Complete o quadro comparando a escravidão praticada no Brasil e nas sociedades Egípcias e na Mesoamérica.
Brasil Egito Mesoamérica
Questões relacionadas
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As representações gráficas abordam uma grande variedade de formas, cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
Um dos mais conhecidos órgãos especializados da Organização das Nações Unidas (ONU), a UNESCO é voltada para a educação, a ciência e a cultura. Ela integra o conjunto de objetivos norteadores da criação da ONU, ao final da Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de defender a paz, a segurança internacional e promover o desenvolvimento, em especial das antigas colônias africanas e asiáticas e dos países pobres em geral.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and choose the correct alternative.
Available at: http://www.boogordoctor.com/cold-and-flu-prevention/. Accessed on May 11th 2015.
In which seasons of the year can people get cold more easily?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
Leia o texto a seguir e responda à questão.
IARA
Protetora dos rios e da pesca e conhecida como a “mãe das águas”, a sereia é também muito temida pelos homens que pescam e navegam nos rios no norte do país e pelos que caçam em regiões próximas.
Contam que Iara, uma bela índia, viveu durante muitos anos em uma tribo daquela região. O trabalho era dividido: os homens saíam para caçar e pescar; e as mulheres cuidavam da aldeia, dos filhos, do plantio e da colheita.
Certo dia, a pedido do pajé, Iara foi colher em uma nova plantação de milho, que até então não conhecia. A índia mais velha da tribo explicou o caminho para Iara que saiu cantando pela trilha que a levaria até o local da colheita. A indiazinha seguiu observando o canto dos pássaros e o colorido das aves que voavam perto de um lindo igarapé. Entusiasmada e com muito calor, ela resolveu se banhar naquelas águas claras, tranquilas e cristalinas.
Iara ficou por muito tempo dentro do rio, brincando com os peixes e cantando para os pássaros. Horas mais tarde, esquecendo-se completamente do trabalho, ela se deitou para descansar um pouco e adormeceu profundamente.
Quando despertou, já era noite e percebeu que não conseguiria voltar para casa.
- Estou perdida! Não sei como voltar à aldeia e não adianta gritar, pois estou longe demais para ser ouvida. É melhor ficar aqui e esperar o nascer do sol.
No dia seguinte, estava cantando, sentada sobre as areias claras do igarapé, sacudindo seus lindos cabelos, quando duas onças famintas apareceram e partiram para o ataque. Iara correu rapidamente em direção ao rio.
Os peixes, com quem Iara havia passado o dia todo brincando, avisaram-na do perigo e disseram para ela entrar rápido na água.
Foi então que Iara, para fugir das duas onças, mergulhou nas águas e nunca mais voltou à tribo.
Ninguém sabe, ao certo, o que aconteceu. Algumas pessoas dizem que ela virou uma linda sereia que, por detestar fica sozinha, usa o seu canto e a sua beleza para atrair os pescadores e outros homens que se aproximam dos rios e levá-los para o fundo das águas.
Segundo uma das histórias contadas pelos habitantes daquela tribo, certo dia, num final de tarde, um jovem índio voltava para sua aldeia, após mais um dia de pesca, quando derrubou o remo de sua canoa nas águas do rio.
Muito corajoso, o jovem mergulhou naquelas águas, pegou o remo e, quando estava subindo na canoa, Iara apareceu e começou a cantar.
Hipnotizado pelo canto da linda sereia, o índio não conseguiu se afastar. Foi nadando em sua direção e, impressionado, ainda pôde ver que as aves, os peixes e todos os animais à sua volta também estavam paralisados com o canto da Iara.
Por um momento, o jovem ainda tentou resistir, agarrando-se ao tronco de uma árvore que estava na margem, mas não adiantou: ele logo foi parar nos braços da linda sereia. E afundou com ela, desparecendo para sempre nas águas do rio.
Um velho cacique que passava pelo local viu tudo, mas não conseguiu ajudar. Dizem que ele é o contador da história e que até inventou um ritual para livrar-se do feitiço da Iara. Mas os poucos que conseguiu retirar do fundo das águas ficaram alucinados por causa dos encantos da sereia.
Fonte: Turma da Mônica. Lendas brasileiras. Iara.
Qual dos acontecimentos a seguir ocorreu primeiro, de acordo com o texto?
- Biologia | 05. Embriologia
O desenho acima mostra um ovo terrestre de um réptil.
As setas I, II, III e IV correspondem, respectivamente, aos seguintes anexos embrionários:
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
TEXTO
[80] Após críticas e consulta pública sobre reforma,
MEC apresenta proposta para Novo Ensino Médio.
Escolas sem infraestrutura, falta de formação
adequada dos professores e diminuição da carga
horária de disciplinas tradicionais estavam entre
[85] as críticas ao modelo em vigor há dois anos.
O ministro da Educação, Camilo Santana,
apresentou nesta terça-feira (24) para o
presidente Luiz Inácio Lula da Silva as diretrizes
para o Novo Ensino Médio. A entrega do
[90] documento é a mais recente etapa na tentativa
de ajustes na reforma que mudou a grade
curricular e oferta de disciplinas optativas em
todas as escolas do país. (...)
O novo modelo de Ensino Médio está em
[95] vigor há dois anos em todas as escolas do país,
mas tem sido alvo de críticas. Alguns grupos
defendem a sua revogação completa enquanto
outros pedem apenas ajustes. Diante da pressão,
o MEC abriu uma consulta pública com
[100] representantes de diversas entidades para chegar
a uma proposta, apresentada agora.
Escolas sem infraestrutura (salas de aula
em número insuficiente, por exemplo), falta de
formação adequada dos professores e diminuição
[105] da carga horária de disciplinas tradicionais são
alguns dos pontos que, segundo os críticos,
podem ampliar ainda mais a desigualdade no
acesso ao ensino superior entre os alunos da rede
pública e os da rede particular. (...)
[110] De acordo com a assessoria do MEC, a
entrega das novas diretrizes ao presidente Lula
teve a participação de representantes do
Conselho Nacional de Educação (CNE); Fórum
Nacional de Educação (FNE); Fórum Nacional dos
[115] Conselho Estaduais e Distrital de Educação
(Foncede); Conselho Nacional de Secretários de
Educação (Consed) e União Brasileira dos
Estudantes Secundaristas (Ubes).
(Texto adaptado. Disponível em https://g1.globo.com/educacao/.)
O texto 2 pertence ao gênero