Explicaê

01

Leia o texto a seguir.

 

O sítio arqueológico mexicano mais conhecido do mundo, Teotihuacán começa a revelar seus segredos após cinco anos de explorações. (...) Os resultados são exibidos no Museu Nacional de Antropologia e, entre eles, se destacam várias reproduções de enterros, correspondentes a homens que foram sacrificados e enterrados (...) com jóias e, em dois casos, acompanhados de animais que foram sepultados vivos, segundo as investigações.

 

Esta forma de enterro não corresponde aos teotihuacanos, mas aos maias, cujas principais cidades se encontram a quase mil quilômetros de distância, na direção leste.  "Isto comprova que a relação entre ambos (os povos) foi ao nível de política, de governo", disse Rubén Cabrera, arqueólogo responsável pelo sítio.

 

Os vínculos entre estas duas culturas poderosas, com influência sentida do centro do México até Honduras, eram representados até agora por pinturas murais, objetos artísticos ou enterros de pouca importância. (...) Está demonstrado que "Teotihuacán não foi apenas um centro religioso, mas uma formidável máquina de guerra".

 

Disponível em: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI308095-EI295,00.html. Acesso em: 01 nov. 2011.

 

Explique a necessidade de preservação do sítio arqueológico de Teotihuacan tendo em vista sua importância histórica.