Analise as imagens a seguir.
A partir da análise, compare um zigurate (figura 1) e uma pirâmide egípcia (figura 2) quanto ao seu uso e às características físicas:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: 10470070
Leia este texto para responder à questão. O que você sabe sobre os circos? Alegria, surpresa, apreensão, comoção, fascínio... Quantas sensações diferentes uma pessoa pode ter em uma apresentação de circo? No dia 27 de março, celebramos o Dia do Circo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do palhaço Piolin (1897-1973), o “rei dos palhaços” brasileiros. Dono do Circo Piolin, lutava pela valorização das artes circenses e era conhecido como um exemplo de artista verdadeiramente brasileiro e popular. Quarenta e cinco anos após a morte de Piolin, os espetáculos de circo continuam a acontecer em todo o país. No site Circonteúdo, voltado para a divulgação da arte do picadeiro, há 186 grupos circenses cadastrados – embora ainda existam muitas companhias não cadastradas. Na cidade de São Paulo, a escola Galpão de Circo, localizada no bairro da Vila Madalena, oferece aulas para crianças, jovens e adultos. As modalidades, que levam em consideração a faixa etária e o ritmo do aluno, incluem brincadeiras circenses, aéreos, contorção, acrobacia, palhaço, entre outros. [...] O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física. “O circo valoriza a apresentação. A competição é com você mesmo: tentamos superar desafios, mas sem esquecer da segurança”, diz Alex. [...] Disponível em: <https://jornaljoca.com.br/portal/no-dia-do-circo-saiba-mais-sobre-a-arte-do-picadeiro-2/>.
Acesso em: 22 abr. 2018.
Enunciado:
O dono do Galpão, Alex Marinho, explica que o circo não é um esporte, mas uma arte que envolve atividade física.
Nesse fragmento, o aposto tem a função de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A REVOLUÇÃO RUSSA
47. Texto base: Camaradas, operários e camponeses, todos os trabalhadores! A Revolução operária e camponesa venceu definitivamente em Petrogrado [...], e também em Moscou [...]. Camaradas trabalhadores! Lembrai-vos que vocês mesmos dirigem o Estado. Vocês mesmos deverão se juntar e tomar os assuntos do Estado [...]. Os latifundiários e os capitalistas acolhem hostilmente a nossa Revolução. 5 de novembro de 1917. Petrogrado. O presidente do Conselho de Comissários do Povo V. Uliánov (Lênin). In: LÊNIN, V. I. Obras Escolhidas. v. 2. Lisboa: Progresso; Moscou:Avante!, 1978. p. 415-416. (Fragmento)
Enunciado:
As principais medidas tomadas pelo Conselho dos Comissários do Povo, liderados por Lênin, foram a
- Física
Medidas para facilitar o uso de bicicletas como meio de transporte individual estão entre aquelas frequentemente tomadas para diminuir a produção de poluentes pelo trânsito urbano. Numa bicicleta, o freio é constituído por sapatas de borracha que, quando acionadas, comprimem as rodas . Analise as três possibilidades de posicionamento das sapatas indicadas em vermelho nas figuras a seguir. Chame de T1, T2 e T3 o tempo necessário para a parada total das rodas da bicicleta com cada um desses arranjos
Supondo que a velocidade inicial das bicicletas é a mesma e que a força feita pelas sapatas é igual nos três casos, é correto, então, afirmar que:
- Biologia | D. Excreção
A respeito do funcionamento dos néfrons, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
Ela parecia pedir socorro contra o que de algum modo involuntariamente dissera. E ele com os olhos miúdos quis que ela não fugisse e falou:
— Repita o que você disse, Lóri.
— Não sei mais.
— Mas eu sei, eu vou saber sempre. Você literalmente disse: um dia será o mundo com sua impersonalidade soberba versus a minha extrema individualidade de pessoa, mas seremos um só.
— Sim.
Lóri estava suavemente espantada. Então isso era a felicidade. De início se sentiu vazia. Depois seus olhos ficaram úmidos: era felicidade, mas como sou mortal, como o amor pelo mundo me transcende. O amor pela vida mortal a assassinava docemente, aos poucos. E o que é que eu faço? Que faço da felicidade? Que faço dessa paz estranha e aguda, que já está começando a me doer como uma angústia, como um grande silêncio de espaços? A quem dou minha felicidade, que já está começando a me rasgar um pouco e me assusta? Não, não quero ser feliz. Prefiro a mediocridade. Ah, milhares de pessoas não têm coragem de pelo menos prolongar-se um pouco mais nessa coisa desconhecida que é sentir-se feliz e preferem a mediocridade. Ela se despediu de Ulisses quase correndo: ele era o perigo.
LISPECTOR, C. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
A obra de Clarice Lispector alcança forte expressividade em razão de determinadas soluções narrativas. No fragmento, o processo que leva a essa expressividade fundamenta-se no: