(UNIFACS) O ozônio é obtido pela transformação do oxigênio, por meio de descargas elétricas, sendo utilizado para fins medicinais sob a forma de mistura de 5,0% do gás, com 95% de oxigênio. Mesmo sem regulamentação no país, o uso terapêutico do gás tem sido realizado. Há vários estudos na literatura mundial mostrando a eficácia da ozonioterapia, embora a maioria não seja controlada e tenha baixo grau de evidencia científica. Essa técnica usa gás ozônio contra infecções, inflamações e dor, entretanto vem criando polêmica no país. (O OZÔNIO é obtido..., 2011).
O gás ozônio pode ser produzido artificialmente com o uso de arco elétrico com descargas elétricas de alta tensão, ao passar através de oxigênio ou ar seco. Um arco elétrico pode ser obtido com uso de dois eletrodos submetidos à alta tensão. Com base nas informações e nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, analise as afirmativas.
I. O arco elétrico, uma descarga elétrica submetida à alta tensão, gera exclusivamente campo eletrostático.
II. A densidade superficial de cargas na superfície de um eletrodo independe da sua forma geométrica.
III. A intensidade do campo elétrico do arco, na produção do ozônio, é necessariamente maior ou igual à constante dielétrica do ar.
IV. A energia térmica gerada em um arco elétrico pode ser estimada a partir de seus parâmetros elétricos, como UiΔt, sendo U e i, respectivamente, a tensão do arco e a intensidade da corrente elétrica no arco e Δt, o tempo de descarga.
A alternativa em que todas as afirmativas estão corretas é a