base: Disponível em: https://potopublicitario.wordpress.com/tag/propaganda-dia-da-mulher/. Acesso em: 10 nov. 2015.
Enunciado:
a) O enunciado principal da propaganda anterior se classifica como período simples ou composto? Justifique sua resposta.
b) Retire do anúncio publicitário uma frase nominal.
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(UPE) O relé térmico é um dispositivo responsável por proteger os motores elétricos de possíveis anomalias. A mais comum é o sobreaquecimento do motor elétrico.
Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/o-que-e-um-rele-termico/, acessado em 11 de julho de 2017.
Uma proposta de relé térmico consiste em duas barras de latão, uma vertical e outra horizontal, acopladas, conforme ilustra a figura seguir.
A montagem está inicialmente à temperatura de 25°C; a barra horizontal toca o contato A, e o sistema é articulado nos pontos E, F e G. A separação entre os contatos elétricos A e B é de 0,25 mm. Determine a temperatura da barra vertical para que a barra horizontal encoste no contato B.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
E: Diva ... tem algumas ... alguma experiência pessoal que você passou e que você poderia me contar ... alguma coisa que marcou você? Uma experiência ... você poderia contar agora ...
I: É ... tem uma que eu vivi quando eu estudava o Terceiro ano científico lá no Atheneu... né.. é:: eu gostava muito do laboratório de química ... eu ... eu ia ajudar os professores a limpar aquele material todo ... aqueles vidros ... eu achava aquilo fantástico ... aquele monte de coisa ... né ... então ... todos os dias eu ia ... quando terminavam as aulas eu ajudava o professor a limpar o laboratório ... nesse dia não houve aula e o professor me chamou pra fazer uma limpeza geral no laboratório ... chegando lá ... ele me fez uma experiência ... ele me mostrou uma coisa bem interessante que ... pegou um béquer com meio d’água e colocou um pouquinho de cloreto de sódio pastoso... então foi aquele fogaréu desfilando... aquele fogaréu ... quando o professor saiu ... eu chamei umas duas colegas minhas pra mostrar a experiência que eu tinha achado fantástico ... só que ... eu achei o seguinte ... se o professor colocou um pouquinho ... foi aquele desfile ... ... imagine se eu colocasse mais ... peguei o mesmo béquer ... coloquei uma colher ... uma colher de cloreto de sódio ... foi um fogaréu tão grande ... foi uma explosão ... quebrou todo o material que estava exposto em cima da mesa ... eu branca ... eu fiquei ... olha ... eu pensei que eu fosse morrer sabe ... quando ... o colégio inteiro correu pro laboratório pra ver o que tinha sido ...
CUNHA, M. A. F. (Org.) . Corpus discurso & gramática: a língua falada e escrita na cidade de Natal. Natal: EdUFRN, 1998.
Na transcrição de fala, especialmente, no trecho “eu branca … eu fiquei … olha … eu pensei que eu fosse morrer sabe…”, há uma estrutura sintática fragmentada, embora facilmente interpretável. Sua presença na fala revela:
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
A solubilidade é uma propriedade física muito importante do ponto de vista biológico. Veja, por exemplo, o caso das vitaminas. Elas são indispensáveis à dieta alimentar, pois atuam na regulação de muitos processos vitais. O consumo excessivo de vitamina C parece não ser prejudicial ao organismo, pois qualquer excesso será eliminado pela urina. O consumo excessivo de vitamina A, por outro lado, pode ser prejudicial, ela acaba sendo retida pelo organismo, principalmente no fígado gorduroso, produzindo dores de cabeça e insônia. As estruturas químicas das vitaminas A e C estão representadas abaixo.
A rápida eliminação da vitamina C e a as dores de cabeça e insônia provocadas pela vitamina A são consequências de suas respectivas propriedades
- Língua Portuguesa | A. Acentuação
(IFSC) Leia a tirinha abaixo, na qual aparecem Mafalda e seu pai, e responda a(s) questão(ões).
O contexto é a Argentina da década de 70 ou 80 do século passado.
Motivo
Eu canto porque o instante existe
e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta.
Irmão das coisas fugidias,
não sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.
Se desmorono ou se edifico,
se permaneço ou me desfaço,
— não sei, não sei. Não sei se fico
ou passo.
Sei que canto. E a canção é tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
— mais nada.
(Meireles, Cecília. “Motivo”. In Viagem. Lisboa: Editorial Império, 1939)
Na tirinha, temos “por que” nas perguntas (1º e 4º quadrinhos) e “porque” na resposta (2º quadrinho). Quanto a esses e outros usos de porque / por que, é CORRETO afirmar que:
- Matemática | 10. Estatística
O gráfico a seguir apresenta a evolução do número de pessoas nos principais tipos de classes econômicas do Brasil.
Considere que o número de pessoas nas classes C e DE variou linearmente no período de 2003 a 2011. Em 2006, o módulo da diferença entre as quantidades de pessoas nas classes C e DE, em milhões, foi igual a