Explicaê

01

 Texto base: Texto 1   A língua é viva              Cada grupo social é capaz de modificar o falar e o escrever, mas em geral, a população mais jovem é disparadora das mudanças. [...] José Eduardo Sena se surpreende com as gírias que os alunos trazem do universo da informática: "Na sala de aula, temos o privilégio de ouvir inovações linguísticas em primeira mão". O exemplo mais recente de todo esse dinamismo está na escrita cifrada usada na Internet, que pode (e deve) ser discutida em sala de aula e usada em proveito da aprendizagem. O uso criativo da linguagem da comunicação via computador é uma novidade. Abreviações eram feitas desde a época do latim, mas nunca houve nada com a inventividade do internetês."Trata-se de uma escrita praticamente instantânea, algo inédito", comenta Ataliba de Castilho, da USP. [...]   Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/lingua-viva-423717.shtml>. Acesso em: 02 nov. 2015. (Fragmento)   Texto 2 Imagem   Disponível em: <http://www.humorcomciencia.com/blog/bugio-o-chato/>. Acesso em: 02 nov.  2015.


Enunciado:

 

 

a) É papel da juventude se diferenciar, romper padrões e testar novidades relacionadas à linguagem. Comente essa afirmativa com base nos elementos associados à tecnologia da informação presentes nos textos 1 e 2.

     

b) Se autor da “carta” encontrada resolvesse empregar uma linguagem de acordo com a norma-padrão, como seria construída a mensagem do terceiro quadrinho?