QUAL É O MENOR NÚMERO DA TABELA? _________
QUAL É O MAIOR NÚMERO DA TABELA? _________
PINTE OS NÚMEROS TERMINADOS EM ZERO E COPIE-OS.
________________________________________________________________________
CIRCULE TODOS OS NÚMEROS QUE SÓ POSSUEM UM ALGARISMO.
QUAIS SÃO OS NÚMEROS QUE ESTÃO ENTRE 20 E 30? COPIE-OS.
________________________________________________________________________
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 05. Pontos de referência
Observe.
Sobre a imagem das crianças na festa, é correto afirmar que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
DAR LUZ AO QUE ESTÁ INVISÍVEL
Cada vez que saio com o Pedro, meu filho de 2 anos que possui deficiência motora, percebo que atraio muitos olhares.
"Por que ele só fica no carrinho ou no colo? Por que é tão molinho? Por que joga o braço pra trás"?
Essas são só algumas perguntas que fazem. Com certeza existem mais um monte de questionamentos que ficam na cabeça das pessoas, mas elas não os fazem. Eu não me importo de responder, muito pelo contrário, acredito que quanto mais informação, menos preconceito.
Mas é engraçado, ou melhor, contraditório, pois essa questão de a deficiência atrair olhares vai muito mais além, porque a deficiência também atrai "desolhares". Peraí, eu vou explicar. É como se não quisessem nos ver. Eu já tinha a sensação de que os deficientes são invisíveis, mas agora na rotina com o Pedro, tenho certeza. É uma porta para a rampa de acesso a cadeirante na pizzaria que fica trancada, é uma escola particular que nem viu meu filho e falou que não pode aceitá-lo por não estar preparada, é uma mãe de uma criança típica que reclama por ter chegado primeiro na consulta mas a gastropediatra atendeu meu filho primeiro, e por aí vai...
A percepção que eu tenho é que estou vivendo dentro do livro Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, uma sábia metáfora que registra que a "cegueira social pode ser provocada pelo distanciamento existente entre os indivíduos nas sociedades modernas. Um distanciamento tão grande que leva cada um a observar apenas os seus interesses, interesses tais que só serão limitados pelo caminho da conveniência". Já na epígrafe "Se podes olhar, vê, se podes ver, repara", Saramago busca mostrar sua real interpretação para a cegueira exposta no livro. Mais do que uma representação de como as pessoas agiriam se não pudessem enxergar, o autor propõe uma análise da sociedade em que vivemos. Saramago joga com a indiferença entre as palavras olhar e ver. O olhar aparece como a própria visão, o ato de enxergar. E ver aparece como a capacidade de a observar, de analisar a situação. E para ele, a maior dificuldade do ser humano é enxergar para além do superficial.
E a pergunta que eu me faço é: na nossa sociedade, as pessoas, realmente enxergam os deficientes?
A cegueira mostrada por Saramago pode ser percebida como a alienação do indivíduo em relação a si mesmo. No livro, os personagens vão perdendo a capacidade física de ver. Essa perda de um dos sentidos aparece como pano de fundo para trazer um retrato de nossa sociedade atual que é cada vez mais individualista, egoísta, egocêntrica e muito preconceituosa. Enquanto nós olharmos o outro e não ver, de fato, o outro – enquanto não aprendermos a ler o mundo realmente como Paulo Freire nos convida, não teremos uma visão ampla de nós mesmos, do outro e da sociedade que está em nossa volta. E só vamos enxergar o outro (seja esse outro o deficiente, a mulher, o negro, e todas as minorias) por meio do desenvolvimento de uma "lupa" que tira a capa de invisibilidade e nos permite "ver e reparar" aquilo que está oculto, aquilo que não enxergamos além do superficial e que acaba sendo escondido por interesses individualistas e egoístas. Essa lupa – que também pode ser chamada de empatia – pode nos ajudar a desenvolver uma percepção mais aguçada, pois ao nos colocarmos no lugar do outro podemos trazer o que hoje está invisível para a luz e trabalhar contra os conflitos internos, os preconceitos e a reprodução de estereótipos.
Só teremos mais clareza e lucidez diante do diferente com o despertamento para o aprendizado desse olhar mais empático, em que se vê e enxerga de verdade. Assim, vamos amadurecendo nossas emoções, tendo condições de administrar nossos conflitos e viver consciente das necessidades do outro, ao aceitar as diferenças e respeitar as particularidades de cada indivíduo, transformando o nosso mundo em um lugar com mais inclusão e acessibilidade.
Disponível em: <http://www.huffpostbrasil.com/anne-festucci/dar-luz-ao-que-esta-invisivel_a_21691144/>. Acesso em: 6 fev. 2017.
- Por meio da análise do texto, solicite aos alunos que façam as atividades a seguir, registrem e socializem as ideias.
- Segundo Saramago: Qual a maior dificuldade do ser humano? A capacidade de ver, observar, analisar uma situação e enxergar para além do superficial.
Expliquem a visão do escritor por meio de exemplos do contexto brasileiro.
- Como a autora do texto responde à pergunta: na nossa sociedade, as pessoas realmente enxergam os deficientes?
A autora usa a palavra "desolhares" para mostrar o descaso da sociedade e exemplifica com a falta de acessibilidade, escolas que ignoram a inclusão, pessoas que não aceitam o respeito às necessidades dos deficientes, entre outros exemplos.
- Complete: A empatia é um antídoto para
___________________
- Explique: "Se podes olhar, vê, se podes ver, repara." (José Saramago)
O olhar aparece como a própria visão, o ato de enxergar, e o ver aparece como a capacidade de observar, de analisar uma situação.
- Seja lúcido e elabore uma mensagem para que as pessoas efetivamente enxerguem os deficientes e compreendam o que quer dizer "SER DIFERENTE É NORMAL". Customize sua mensagem com ilustrações feitas por você.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais necessários
- Duas folhas A4 de papel canson para cada aluno.
- Revistas e jornais usados.
- Fotografias.
- Cola branca.
- Tesoura.
- Canetas hidrocor.
- Régua.
- Retalhos de papel colorido.
- Adesivos (à escolha dos alunos e pedidos com antecedência).
- Selos para postagem de cada um dos envelopes.
- Se possível um computador com acesso à internet, Se não, providenciar o texto e as imagens para trabalho com os alunos, com antecedência.
- Texto sobre arte postal. (Para o professor). Disponível em: <http://www.trilhas.iar.unicamp.br/artepostal/artepostal.htm>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Vídeo sobre Arte Postal. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=ayl6BXd2uR4>. Acesso em 04 jan. 2016.
- Imagens de Arte postal nos endereços citados no procedimento.
- Modelo do verso do postal. (Anexo).
- Máquina fotográfica.
- Lápis e canetas.
Procedimentos
1. Passar para os alunos as informações sobre Arte postal, que você adquiriu em leitura prévia. Se quiser pode também levar o texto para a sala e fazer uma breve discussão em grupos e uma roda de conversa sobre o assunto ou utilizar o breve vídeo sobre Arte Postal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ayl6BXd2uR4>. Acesso em 04 jan. 2016. (Nesse caso necessitará de pedido prévio de um computador com acesso à internet).
2. Mostrar imagens de trabalhos feitos em postais, por artistas plásticos a título de ilustração. Segue:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1 – Disponível em: http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=3701. Acesso em 04 jan. 2016. Imagem 2 – Disponível em: <http://visitesaopaulo.com/blog/index.php/2014/01/exposicao-de-arte-postal-na-pinacoteca-municipal-de-sao-caetano-do-sul/>. Acesso em 04 jan. 2016.
3. Pedir que os alunos criem quatro postais cada um, do tema que quiserem. Eles deverão cortar ao meio cada folha A4 e trabalhar em um dos versos, criando colagens e desenhos diversos.
4. Pedir aos alunos que façam marcações no verso de cada postal que criaram para que as pessoas possam escrever mensagens endereçadas a alguém. (Ver modelo em anexo).
Sugestão do verso do postal. Disponível em: <http://tudopeloavess0.blogspot.com.br/2015/02/noites-em-claro-como-preencher-um.html>. Acesso em 25 jan. 2016.
5. Marque o dia da exposição dos postais e interação com as pessoas que irão visitar a exposição. Converse antecipadamente com os alunos incentivando-os a estudar o texto sobre Arte-Postal e se preparar para o trabalho no dia da exposição.
6. Convide a comunidade escolar para a visitação. Se a instituição permitir, chame também os pais. Para o dia da mostra, providencie canetas, lápis, borracha, e mesinhas com cadeiras para que o público visitante possa preencher os postais na hora. Fotografe o trabalho.
7. Os postais não serão enviados às pessoas, eles farão parte de um catálogo que vocês montarão para compor o acervo da escola.
- Física
Se necessário, use
aceleração da gravidade: 10m/s2
calor específico da água: 1cal/g°C
1cal=4J
constante eletrostática:constante universal dos gases perfeitos: 8J/mol.K
Uma partícula de massa m e carga elétrica -q é lançada com um ângulo q em relação ao eixo x com velocidade igual a Vo numa região onde atuam um campo elétrico E e um campo gravitacional g ambos uniformes e constantes, conforme indicado na figura abaixo.
Desprezando interações de quaisquer outras naturezas com essa partícula, o gráfico que melhor representa a variação de sua energia potencial E em função da distância d percorrida na direção do eixo x é:
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Texto base: Guess the animal.
Enunciado:
This animal is a bird. It has wings but it can’t fly. It can swim and it can walk. It is a