Observe o desenho esquemático.
Fonte: Márcia Cezimbra / O GLOBO.
O professor de ciências colocou o desenho na parede e pediu que um dos alunos, utilizando o cartaz, explicasse, o que aconteceria se a mulher tivesse sua trompa cortada.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
O assunto tratado na carta é relativo à crise política que Brasília atravessa, foi destinada ao presidente da República em exercício. Entre as características próprias desse tipo de texto, identificam-se marcas do uso
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Divida a sala em grupos de três a cinco alunos;
- Apresente para os alunos imagens do trabalho O Homem de Cem Cabeças, do artista Paulo Nazareth. Enfatize a importância do ângulo fotografado para a realização do trabalho;
- Proponha que os grupos façam um trabalho inspirado na obra de Nazareth, porém inovando em sentidos e na criatividade;
- Faça uma apresentação dos trabalhos realizados em projeção;
- Concluam a atividade com uma roda de conversa sobre os processos e os resultados obtidos.
Imagens do trabalho sugerido como exemplo:
Figura 14 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://www.revistacontinente.com.br/images/os_imagegallery_329/original/paulo-nazareth_performance-2.jpg.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 15 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: http://africanah.org/wp-content/uploads/2015/10/Africanah5MW.PNZ_.F.073.01.05.jpg.. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 16 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://d5wt70d4gnm1t.cloudfront.net/media/a-s/artworks/paulo-nazareth/None-527092897863/paulo-nazareth-untitled-from-the-news-from-the-americas-series-800x800.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 17 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://bibliobelas.files.wordpress.com/2013/04/paulo-nazareth-2.jpeg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 18 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://www.mendeswooddm.com/pt/artist/paulo+nazareth.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
- História | 6.15 Descolonização
(UNESP) No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista:
- Literatura
(UFSM) A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico O Uraguai, de Basílio da Gama, que trata desse assunto:
Tatu-Guaçu mais forte na desgraça
Já banhado em seu sangue pretendia
Por seu braço ele só pôr termo à guerra.
Caitutu de outra parte altivo e forte
Opunha o peito à fúria do inimigo,
E servia de muro à sua gente.
Fez proezas Sepé naquele dia.
Conhecido de todos, no perigo
Mostrava descoberto o rosto e o peito
Forçando os seus co'exemplo e co'as palavras.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas com O Uraguai.
( ) O assunto d' O Uraguai é a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, para executar as cláusulas do tratado de Madrid, em1756.
( ) Mesmo se posicionando favoravelmente aos vencedores europeus, o narrador de O Uraguai deixa perceber, em passagens como a citada, sua simpatia e admiração pelo povo indígena.
( ) No fragmento referido, Tatu-Guaçu, Sepé e Caitutu têm exaltadas suas forças físicas e morais, lembrando os heróis épicos da antiguidade.
( ) A análise formal dos versos confirma que Basílio da Gama imita fielmente a epopeia clássica, representada pelo modelo vernáculo da época: Os Lusíadas, de Camões.
( ) A valorização do índio e da natureza brasileira corresponde aos ideais iluministas e árcades da vida primitiva e natural e prenuncia uma tendência da literatura romântica: o nativismo.
A sequência correta é
- Física | 2.6 Hidrostática
(FMP) Um objeto de massa m e densidade ρ está em equilíbrio, totalmente imerso dentro de um fluido. O empuxo exercido pelo fluido sobre o objeto