Analise a figura e reflita sobre o texto a seguir.
Quando fazemos uma caminhada em uma mata, percebemos que há plantas já adultas e outras ainda em desenvolvimento. Podemos ver famílias de micos, nas quais se distinguem os adultos e os filhotes. É possível ver ovos de aves em ninhos e de borboletas nas folhas das árvores.
Tudo isso nos indica que a reprodução dos seres acontece mesmo sem o controle do ser humano.
Explique por que é importante que os seres se reproduzam e gerem descendentes.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
O emprego da norma culta é adequado no texto, pois
- Ciências - Fundamental | 11. As Ideias Sobre A Origem da Vida
(Uece 2019) Relacione, corretamente, as teorias sobre a origem da vida com suas respectivas características, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Abiogênese
2. Biogênese
3. Panspermia
4. Evolução molecular
( ) Afirma que a vida na Terra teve origem a partir de seres vivos ou de substâncias precursoras da vida proveniente de outros locais do cosmo.
( ) Surgiu a partir de evidências irrefutáveis de testes rigorosos realizados por Redi, Spallanzani, Pasteur e outros que chegaram à conclusão de que seres vivos surgem somente pela reprodução de seres da sua própria espécie.
( ) Considera que a vida surgiu por mecanismos diversos como, por exemplo, a partir da lama de lagos e rios, além da reprodução.
( ) A vida é resultado de um processo de evolução química em que compostos inorgânicos se combinam, originando moléculas orgânicas simples que se combinam produzindo moléculas mais complexas, até o surgimento dos primeiros seres vivos.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- Ciências - Fundamental | 05. Componentes Naturais
Observe uma figura.
Os alunos do 2º ano plantaram feijões para observar o desenvolvimento da planta. Deixaram o vaso próximo de uma janela e perceberam que a planta está crescendo dirigindo-se para um lado.
Enunciado:
A) Escreva o que está presente no lado para o qual a planta se dirige.
B) Explique por que isso acontece.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
11/05/2010 - 12h10
REI DA ESPANHA DEIXA HOSPITAL APÓS RETIRADA DE TUMOR NO PULMÃO
O rei da Espanha, Juan Carlos, 72, deixou o Hospital Clínico de Barcelona, onde foi internado para a retirada de um tumor no pulmão direito. Segundo o jornal espanhol "El Pais", Juan Carlos agradeceu as demonstrações de carinho que recebeu. A saída do rei foi antecipada devido a sua rápida recuperação. O príncipe Felipe, herdeiro da Coroa espanhola, exaltou sua "surpresa", após saber que seu pai poderia deixar o hospital hoje.
(...)
Nascido em 5 de janeiro de 1938, em Roma, na Itália, Juan Carlos foi proclamado rei da Espanha em 22 de novembro de 1975. Ele é considerado um dos pilares da democracia espanhola, principalmente depois da tentativa de golpe de Estado do tenente coronel Antonio Tejero, em 1981. Em uma declaração na TV, o rei ordenou que os militares voltassem a seus quartéis.
Na monarquia parlamentarista da Espanha, o rei, que é figura muito popular, cumpre as funções de chefe de Estado e chefe das Forças Armadas. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u733333.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
O rei da Espanha é o chefe de Estado do país. Explique o que um país precisa ter para ser chamado de Estado.
- História | 5.9 Colonização da América
Tahuantinsuyu — nome do Império Inca em quéchua — era dividido em quatro partes ou suyus: Chinchaysuyu (noroeste do Peru e Equador), Antisuyu (parte amazônica do império), Collasuyu (atual Bolívia) e Condesuyu (costa do Oceano Pacífico) e tinha Cuzco, no atual Peru, como sua capital imperial. Oficialmente, todas as etnias dominadas pelos incas deveriam adotar a língua quéchua, adorar o Sapa Inca e o Sol e pagar taxas em forma de horas de trabalhos periódicos. No entanto, pode-se dizer que o Império Inca era como um mosaico cultural em que vários e diferentes grupos étnicos adoravam o Sapa Inca e o Sol mas, simultaneamente, continuavam a adorar seus deuses locais e também a falar em suas línguas nativas.
MARTINS, C. Os incas e os tahuantinsuyu: apresentação. Disponível em: http://antigo.anphlac.org. Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Ao comparar, no texto, a vertente da dominação territorial com os aspectos culturais, os incas tinham uma postura: