O enunciado que utiliza a regência verbal em desacordo com a norma-padrão, apesar de ser frequentemente usada na língua coloquial oral, é:
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
(UESB) Um ponto material é lançado com velocidade V0 = 10,0 m/s, que faz um ângulo θ = 37° com a horizontal num local onde a aceleração da gravidade é constante e igual a 10,0 m/s². Desprezando-se a resistência do ar e considerando-se sen 37° = 0,6 e cos 37°= 0,8, é correto afirmar:
- Biologia | C. Circulação
O esquema representa, de maneira simplificada, a circulação sanguínea em peixes.
Pode-se afirmar corretamente que, nos peixes,
- Biologia | 10.5 Cordados
Os vertebrados compreendem cerca de mil espécies, com representantes aquáticos, terrestres e aéreos. Embora os componentes deste subfilo apresentem características morfológicas e fisiológicas comuns, cada grupo animal possui características próprias relacionadas ao seu modo de vida e a adaptações ao ambiente utilizado. As afirmativas abaixo, referentes aos diferentes grupos de vertebrados, estão corretas, EXCETO:
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
O sódio contido no sal de cozinha (cloreto de sódio) é um “grande vilão” para as pessoas com diagnóstico positivo para hipertensão arterial sistêmica (HAS). Uma alternativa seria utilizar o “sal diet”, que é constituído por uma mistura apenas de NaCℓ e KCℓ. Considere que uma amostra de 0,415 g de um determinado “sal diet”, após dissolução com água destilada, foi analisada por titulação com solução de AgNO3, segundo equação apresentada abaixo:
Cℓ- + AgNO3 -> AgCℓ + NO3-
Considere que todo cloreto (Cℓ-) é oriundo da mistura NaCℓ / KCℓ e que a massa de AgCℓ produzida na titulação foi igual a 0,861 g. Assinale a alternativa que apresenta a percentagem em massa aproximada de NaCℓ no “sal diet” analisado.
Dados: Massa atômica (em u): Na = 23; Cℓ = 36,5; k = 39; Ag = 108
- Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Preámbulo a las instrucciones para dar cuerda al reloj
Piensa en esto: cuando te regalan un reloj te regalan un pequeño infierno florido, una cadena de rosas, un calabozo de aire. No te dan solamente el reloj, que los cumplas muy felices y esperamos que te dure porque es de buena marca, suizo con ancora de rubíes; no te regalan solamente ese menudo picapedrero que te atarás a la muñeca y pasearás contigo. Te regalan – no lo saben, lo terrible es que no lo saben –, te regalan un nuevo pedazo frágil y precario de ti mismo, algo que es tuyo pero no es tu cuerpo, que hay que atar a tu cuerpo con su correa como un bracito desesperado colgándose de tu muñeca. Te regalan la necesidad de darle cuerda todos los días, la obligación de darle cuerda para que siga siendo un reloj; te regalan la obsesión de atender a la hora exacta en las vitrinas de las joyerías, en el anuncio por la radio, en el servicio telefónico. Te regalan el miedo de perderlo, de que te lo roben, de que se te caiga al suelo y se rompa. Te regalan su marca, y la seguridad de que es una marca mejor que las otras, te regalan la tendencia de comparar tu reloj con los demás relojes. No te regalan un reloj, tú eres el regalado, a ti te ofrecen para el cumpleaños del reloj.
CORTÁZAR, J. Historias de cronopios y de famas.Buenos Aires: Sudamericana, 1963 (fragmento).
Nesse texto, Júlio Cortázar transforma pequenas ações cotidianas em criação literária,