Leia a notícia a seguir sobre o jejum que os muçulmanos fazem ao longo do nono mês do calendário islâmico.
Durante as horas de sol, o muçulmano deve abrir mão de comer, beber [...].
[...]
O site “arabiawheather.com”, especializado em meteorologia, preparou um infográfico para comparar a quantidade de horas que um cidadão muçulmano deverá jejuar em média este ano.
te ano. Os países mais próximos à Linha do Equador, como a Somália, jejuarão 13 horas e 29 minutos, já os da Argélia, por viverem no país árabe mais ao norte, suportarão um jejum de 16 horas e 44 minutos.
Superarão igualmente as 16 horas de jejum, os fiéis no Marrocos, na Tunísia, na Líbia, no Líbano, na Síria e no Iraque. Em todos estes países, as noites serão muito curtas, com apenas oito horas, nas quais o crente deve se alimentar e fazer suas preces, particularmente a do “icha” e do “tarawih”, orações noturnas específicas do mês sagrado.
[...]
Além disso, a situação geográfica dos países do norte da Europa, como Alemanha, Holanda e Bélgica ou, mais ainda, nos países escandinavos, faz o jejum ser particularmente penoso pela duração das horas de sol. Na Dinamarca, por exemplo, [...] terá 21 horas e 56 minutos de luz solar.
Timidamente, algumas páginas e fóruns na internet sugerem que os muçulmanos desses países possam se alinhar à Arábia Saudita (por ser o país onde está Meca) para fazer o jejum dos fiéis não apenas suportável, mas também realizável.
http://Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/quando-a-geografia-nao-ajuda-a-cumprir-o-ramada>. Acesso em: 24 jan. 2016.
A notícia está fazendo referência a qual dos “pilares do islamismo”?