(IBMEC-RJ) Na opinião de Alexandre Delevre, a monarquia inglesa apresentava uma característica que a diferenciava das demais monarquias europeias:
“Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns”.
Esta afirmativa é o resultado:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. A imagem a seguir, retrata quando, em março de 1917, a multidão comemora a queda do Czar Nicolau II. Na bandeira está escrito: “Liberdade para a Rússia”.
Fonte: SCHMIDT, Mário. História Crítica, São Paulo: Editora Atual, 2000, p. 58.
Sobre as razões que favoreceram a queda do Czar, é INCORRETO afirmar que
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
Os coloides podem ser encontrados no corpo humano, nos cosméticos, nos alimentos, nas indústrias farmacêutica, de alimentos, de tintas e decorantes, na agroindústria etc.
A esse respeito, marque a única alternativa que alinha corretamente a sequência meio dispersante – fase dipersa nome – exemplo, identificando plenamente um coloide.
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(EFOMM) Em um dia muito quente, em que a temperatura ambiente era de 30°C Sr. Aldemir pegou um copo com volume de 194 cm³ de suco à temperatura ambiente e mergulhou nele dois cubos de gelo de massa 15 g cada. O gelo estava a -4°C e fundiu-se por completo. Supondo que o suco tem o mesmo calor específico e densidade que a água e que a troca de calor ocorra somente entre o gelo e suco, qual a temperatura final do suco do Sr. Aldemir?
Assinale a alternativa CORRETA.
Dados: Cágua= 1 cal/g°C; Cgelo= 0,5 cal/g°C e Lgelo= 80 cal/g
- Arte - Fundamental | 08. O Corpo Comunica
A atividade será composta de cinco momentos. Seria interessante aplicá-la como fechamento do conteúdo e como uma proposta prática e teórica abordando o conteúdo da performance juntamente com uma dinâmica do corpo.
1.º Serão distribuídos, previamente, em aulas anteriores, uma proposta de pesquisa teórica sobre performance. Para guiar os alunos, podem ser sugeridos nomes de obras ou de artistas pelo professor. Exemplos: Marina Abramovic, Hélio Oiticica, Berna Reale, dentre outros. Forneça aos alunos sugestão de sites confiáveis para facilitar o acesso às informações que você deseja coletar.
2º Os alunos podem ser divididos em duplas para fazerem a atividade. As duplas serão orientadas a trazerem algo de significativo que represente o trabalho do artista pesquisado. Poderá ser um movimento do corpo, uma coreografia ou pose estática. Além da parte performática, o aluno deverá ser capaz de apresentar de maneira breve e sucinta o conteúdo relacionado ao trabalho estudado usando mídias variadas (PowerPoint, vídeo, etc.).
3º Exponha as pesquisas para que todos tenham acesso às informações coletadas. Essa parte é bastante importante para o próximo item a ser trabalhado.
4º No dia marcado para as performances, os alunos que ficarão assistindo à apresentação dos outros serão convidados a identificar o artista ou obra escolhidos pelos colegas.
5º Como uma conclusão, após as apresentações, recorrer à autoavaliação.
Sugestão de sites para pesquisa sobre artistas performáticos:
Marina Abramovic. Disponível em:<http://www.iea.usp.br/noticias/as-multiplas-facetas-da-arte-performativa-de-marina-abramovic>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Hélio Oiticica. Disponível em: <http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=856&titulo=Parangole:_anti-obra_de_Helio_Oiticica>. Acesso em: 20 abr. 2015.
Berna Reale. Disponível em: <http://bernareale.com/home.html>. Acesso em: 20 abr. 2015.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
O consumo mundial de carne vem aumentando, o que traz impactos não só à saúde como ao meio ambiente.
Pelo menos metade das emissões brasileiras de gases do efeito estufa é causada pela pecuária bovina, indica um estudo interdisciplinar do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A maior parte do problema se deve ao desmatamento para abrir pastagens na Amazônia e no Cerrado, afirma o trabalho, mas a fermentação entérica do gado e as queimadas nas áreas de pastagem dão uma dimensão maior ao problema. O plano de corte de emissões do Brasil, porém, não tem uma abordagem específica para cuidar dos bois.
Folha de S. Paulo. 11/12/2009. (adaptado)
Considerando essas informações, analise as afirmativas:
I. O desmatamento e posterior queimada devolvem à atmosfera o carbono retido nas plantas, emitindo monóxido e dióxido de carbono, gases de efeito estufa.
II. O desmatamento do Cerrado contribui pouco com a emissão de gases de efeito estufa no Brasil.
III. Uma forma de diminuir a emissão de metano é transferir todo rebanho da Amazônia e do Cerrado para outros biomas.
IV. A fermentação do alimento no trato digestório do gado gera o gás metano, um poderoso gás de efeito estufa.
Estão corretas.