Olodumaré [deus supremo] enviou Oxalá para que criasse o mundo. A ele foi confiado um saco de areia, uma galinha com 5 (cinco) dedos e um camaleão. A areia deveria ser jogada no oceano e a galinha posta em cima para que ciscasse e fizesse aparecer a terra. Por último, colocaria o camaleão para saber se a terra estava firme.
Oxalá foi avisado para fazer uma oferenda à Exu antes de sair para cumprir sua missão. Oxalá se achava acima de todos e, sendo assim, negligenciou [descuidou] a oferenda à Exu. Descontente, Exu resolveu vingar-se de Oxalá, fazendo-o sentir muita sede. Não tendo alternativa, Oxalá furou com seu opasoro o tronco de uma palmeira. Dela escorreu um líquido refrescante que era o vinho de Palma. Com o vinho, ele saciou sua sede, embriagou-se e acabou dormindo.
Olodumaré, vendo que Oxalá não havia cumprido a sua tarefa, enviou Oduduwa para verificar o ocorrido. Ao retornar e avisar que Oxalá estava embriagado, Oduduwa cumpriu sua tarefa
http://cantodoaprendiz.com/2008/09/06/nacao-ketu/. Acesso em 23/11/09
Essa é uma narrativa mitológica do povo iorubá que vivia no sudoeste da África na atual Nigéria.
Considerando-se essa narrativa, pode-se afirmar que mito é
Questões relacionadas
- Geografia | 6.2 Energia
Leia as afirmativas abaixo relacionadas ao balanço energético mundial.
I – Dentre todas as fontes de energia, o petróleo é o recurso mais utilizado mundialmente.
II – A exemplo do que acontece no Brasil, as hidrelétricas são largamente empregadas no resto do mundo, produzindo metade da energia mundial.
III – A eficiência dos novos ramos industriais tem reduzido o consumo total de energia em todos os países do mundo.
IV – A China e os EUA são os maiores produtores mundiais de carvão.
Assinale a única alternativa em que todas as afirmativas são corretas:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Geralmente em Jornalismo (às vezes parte de outros gêneros e suportes, como internet, informativo de instituições, entre outros) um Artigo é um texto eminentemente opinativo — mais que informativo — publicado (ou veiculado) em seção destacada do conteúdo noticioso, para enfatizar que se trata de material não-jornalístico. Os autores recorrentes de artigos são chamados de articulistas.
Leia o Artigo a seguir e responda a questão.
O que é uma Cidadania?
Por Carlos Aurino
É um assunto muito comentado no meio escolar e na sociedade. São várias as definições. Mas CIDADÃO é uma pessoa que tem ‘Direitos’ e ‘Deveres’, exercendo-os na sociedade em que vive. Já a CIDADANIA é o exercício da conquista desses ‘direitos’ e do cumprimento dos ‘deveres’. É um campo social e político em permanente construção, onde as pessoas participam como integrantes de uma coletividade.
Agora que estudamos alguns conceitos de Cidadão e Cidadania, vamos fazer algumas reflexões sobre o que representa o cidadão, no contexto do mundo em que vivemos. Somos integrantes de um mundo constituído pela nossa família, cidade e pátria, onde vivemos e convivemos uns com os outros. NÃO NASCEMOS PERFEITOS, POIS PRECISAMOS SEMPRE CRESCER E MELHORAR COMO PESSOA E PROFISSIONAL. E assim como nós, os outros precisam crescer também como pessoa e profissional.
Vejamos agora o seguinte caso de total falta de conhecimento da cidadania. Total ausência do senso de participação e de desobediência dos princípios de convivência humana. Refiro-me às torcidas organizadas de times de futebol, atualmente. Digo atualmente porque, na minha adolescência, fiz parte de torcida e frequentava os estádios. E nunca foi necessário “busca de arma” para se ter acesso a um local público. Voltando ao assunto, estas “torcidas organizadas” estão contribuindo para um desajustamento total e principalmente perdendo o controle emocional. Desviando suas emoções para um lado destrutivo.
Contribuindo para a ausência de torcedores aos estádios, para assistirem de perto seus times favoritos e seus ídolos jogarem. Torna-se necessário dizer que não são todos, mas pelo que a televisão tem nos mostrado ultimamente é uma calamidade.
O verdadeiro cidadão procura é zelar pelo bem público, respeitar as pessoas e o local onde frequenta. O lazer é um direito de todos, cada qual de uma forma que achar melhor, no entanto, na maneira de evitar a violência, a discórdia e o conflito.
Retornando ao tópico, podemos dizer ainda que para cada direito corresponde um dever e vice-versa, conforme exemplos a seguir:
• Em nosso país, a pessoa tem o dever e o direito de votar.
• O dever e o direito de prestar o serviço militar;
• O dever de respeitar e o direito de ser respeitado;
• O direito de viver e o dever de respeitar a vida;
• O dever de trabalhar e o direito de exercer qualquer atividade.
Fonte: http://www.artigonal.com/adolescentes-artigos/o-que-e-cidadania-387624.html – 15/6/2011 – adaptado.
De acordo ao contexto do Artigo, cada indivíduo na sociedade torna-se um Cidadão e ter uma Cidadania ao atuar diante
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Coveiro conta histórias misteriosas de cemitério para meninos
Gabriel Gouvêa, 12, fazia contas: “Esse morreu com cem anos!”. Já Eduardo Di Donato, 11, não se conformava com a quantidade de xarás que encontrava pelo caminho.
Eles andavam entre os túmulos do cemitério da Consolação, em São Paulo, a convite da “Folhinha”. Ninguém demonstrava medo, até que o terceiro da turma, Leonardo Azevedo, 11, deu um pulo quando um sino tocou.
Mal havia se recuperado quando, de repente, outro susto. De uma capela, veio um grito. Todos saíram correndo. Ufa, era só um pintor bancando o fantasma. Foi difícil segurar o riso.
No meio do passeio, o trio conversou com o coveiro Edvaldo da Costa, 48, que trabalha no cemitério há mais de 20 anos.
“Aos dez anos, estava brincando de pipa e caí em uma cova. Anos depois, olhem onde vim parar!”, contou aos garotos.
Os três quiseram saber se ele não teria medo de trabalhar à noite no cemitério. “Só fiquei aqui uma vez durante a noite... E bom não foi. Essas estátuas parecem gente”, afirmou.
A surpresa maior foi quando ele revelou o “mistério do cemitério”. Segundo o coveiro, todas as vezes que um corpo é enterrado, em um raio de 30 metros, dois meses depois, outro túmulo é ocupado.
“Acho que as almas não gostam de ficar sozinhas.”
O passeio inspirou nos meninos uma conversa sobre a morte. Para Leonardo, reencarnamos em animais: “Queria ser um leão, depois um gavião e, por último, um tubarão”, falou. Ninguém vira anjo? “Só quem é realmente bonzinho”, opinou Eduardo.
Ao sair do cemitério, andaram de marcha a ré e repetiram o sinal da cruz três vezes. Dizem por aí que esse é um jeito de garantir que nenhum espírito acompanhe os visitantes...
Disponível em: <http://tools.folha.com.br/print url=http%3A%2F%2Fwww1.folha.uol.com.br%2Ffolhinha%2F2013%2F11%2F1365589-coveiro-conta-historias-misteriosas-de-cemiterio-para-meninos.shtml&site=emcimadahora>.Acesso em: 2 nov. 2013.
As reticências empregadas no último período do texto reforçam o tom de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Texto base: Não errar faz mal Algumas crianças não conseguem conviver com seus erros. Ficam tristes se dão um fora, recomeçam a lição do zero para não apagar o caderno. Esse perfeccionismo todo é uma porta para problemas psíquicos, como depressão, ansiedade e distúrbios alimentares. O alerta vem de uma revisão de 40 estudos de diferentes universidades feita pela York St. John University, na Inglaterra, e acende uma luz amarela. “O perfeccionismo é um comportamento aprendido e se impõe quando os pais são excessivamente exigentes consigo mesmos e com a aparência e o desempenho da criança no esporte, na escola, no grupo social”, explica a psicopedagoga Teresa Messeder Andion, de São Paulo. “A família tem que controlar o próprio rigor e ser flexível com as falhas infantis. Não se pode, por exemplo, elogiar o filho apenas pelas suas vitórias. Demonstre carinho e aprovação também pelos esforços para acertar”, diz ela. Lakatos, Suzana. “Nossos filhos”, Cláudia, out. 2015, p. 164.
Enunciado:
As aspas aparecem no texto para indicar a fala
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Sociedad responsable, medios responsables
[1] Con vertiginosidad se aprecia cómo el mundo es
invadido por los medios de comunicación de masas, que cobran
una relevancia especial gracias a los avances tecnológicos. La
[4] familia y la escuela pierden fuerza socializadora al mismo
tiempo que la ganan los medios de comunicación. Esta realidad
implica un desafío para los padres, la familia y la
[7] administración pública ya que la responsabilidad socializadora
es, por igual, de todos los agentes sociales, también de quienes
controlan el poder de los medios de comunicación y de las
[10] grandes cadenas de televisión. Nadie duda de la
responsabilidad legal de los medios de comunicación, pero
poco se habla de su responsabilidad moral y socializadora, de
[13] la importancia que sus mensajes y actuaciones poseen para
quebrar la pasividad, para incitar a la participación ciudadana.
Se hace urgente e imprescindible unir esfuerzos para que los
[16] grandes problemas del mundo en el siglo XXI, que
generalmente tienen que ver con la solidaridad y el respeto,
tanto hacia las personas como hacia el medio ambiente, estén
[19] presentes con criterios de interés global en los medios de
comunicación.
Internet: <www.uhu.es/cine> (con adaptaciones).
Con respecto a las ideas y estructuras del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
Se puede deducir del texto que los medios de comunicación siempre reflejan los grandes problemas del mundo actual.