No primeiro quadro da tira, o presente do indicativo:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O humor e a língua
Há algum tempo, venho estudando as piadas, com ênfase em sua constituição linguística. Por isso, embora a afirmação a seguir possa parecer surpreendente, creio que posso garantir que se trata de uma verdade quase banal: as piadas fornecem simultaneamente um dos melhores retratos dos valores e problemas de uma sociedade, por um lado, e uma coleção de fatos e dados impressionantes para quem quer saber o que é e como funciona uma língua, por outro. Se se quiser descobrir os problemas com os quais uma sociedade se debate, uma coleção de piadas fornecerá excelente pista: sexualidade, etnia/raça e outras diferenças, instituições (igreja, escola, casamento, política), morte, tudo isso está sempre presente nas piadas que circulam anonimamente e que são ouvidas e contadas por todo mundo em todo o mundo. Os antropólogos ainda não prestaram a devida atenção a esse material, que poderia substituir com vantagem muitas entrevistas e pesquisas participantes. Saberemos mais a quantas andam o machismo e o racismo, por exemplo, se pesquisarmos uma coleção de piadas do que qualquer outro corpus.
POSSENTI. S. Ciência Hoje, n. 176, out. 2001 (adaptado).
A piada é um gênero textual que figura entre os mais recorrentes na cultura brasileira, sobretudo na tradição oral. Nessa reflexão, a piada é enfatizada por:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] Dependiendo de la latitud y de la altura, los cambios
meteorológicos a lo largo del año pueden ser mínimos, como
en las zonas tropicales bajas, o máximos, como en las zonas
[4] de latitudes medias.
En estas zonas se pueden distinguir periodos, que
llamamos estaciones, con características más o menos
[7] parecidas, que afectan a los seres vivos. A causa de las
variaciones climáticas que sufre la Tierra, el año está
dividido en cuatro períodos o estaciones: primavera, verano,
[10] otoño e invierno, aunque hay zonas de la Tierra donde sólo
existen dos, la húmeda y la seca (zonas monzónicas).
Las variaciones en el clima son más acusadas en las
[13] zonas frías y templadas, y más suaves o imperceptibles entre
los trópicos. Entre las cuatro estaciones, las dos primeras
componen el medio año en que los días duran más que las
[16] noches, mientras que en las otras dos las noches son más
largas que los días.
Las variaciones se deben a la inclinación del eje
[19] terrestre. Por tanto, no se producen al mismo tiempo en el
hemisferio Norte (Boreal) que en el hemisferio Sur (Austral),
sino que están invertidos el uno con relación al otro.
[22] Mientras la Tierra se mueve con el eje del Polo
Norte inclinado hacia el Sol, el del Polo Sur lo está en
sentido contrario y las regiones del primero reciben más
[25] radiación solar que las del segundo. Posteriormente se
invierte este proceso y son las zonas del hemisferio boreal las
que reciben menos calor.
Internet: <www.astromia.com> (con adaptaciones).
Basándose en el texto de arriba, juzgue lo ítem siguiente.
En las zonas frías y templadas las variaciones del clima son mucho más notadas que entre los trópicos.
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(MACKENZIE) Alguns tipos de drogas, utilizadas no tratamento da esquizofrenia, agem bloqueando os receptores de dopamina, um tipo de neurotransmissor, nas sinapses. A respeito desse bloqueio, é correto afirmar que
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UDESC) Originalmente, ao longo da evolução das plantas, o principal papel dos frutos é dar proteção às sementes. Posteriormente, ocorreram adaptações que conferiram aos frutos a função de auxiliarem na dispersão das sementes. Para desempenhar estes papéis os frutos desenvolveram uma série de modificações e adaptações em suas estruturas (pericarpo; mesocarpo e endocarpo). Estas modificações servem como meio de classificação para os frutos.
Assinale a alternativa que indica a associação correta entre a Coluna I e a II, na tabela.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Examine atentamente a imagem e responda às questões.
SOUZA. Maurício de. Turma da Mônica em acessibilidade. Contracapa. São Paulo: Maurício de Souza Produções, 2004. (Fragmento).
Disponível em:http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em: 4 ago. 2012.
a) Quais diferenças são possíveis identificar entre os personagens da Turma da Mônica?
Qual o significado da expressão ”Abraçando as diferenças” para uma convivência de respeito entre as pessoas?