Analise a tirinha.
No primeiro e segundo quadrinhos, as expressões faciais da mãe de Cascão indicam aos leitores que ela está
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 7.1 Planas - Quadrado, Círculo, Triângulo e Retângulo
UTILIZE A RÉGUA E DESCUBRA QUE FIGURAS GEOMÉTRICAS VÃO SE FORMAR. É SÓ LIGAR OS PONTOS.
ESCREVA O NOME DAS FIGURAS QUE VOCÊ DESCOBRIU.
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FAÇA DESENHOS DE OBJETOS QUE TENHAM A FORMA PARECIDA COM CADA UMA DAS FIGURAS QUE VOCÊ DESCOBRIU.
- Biologia | 01. Introdução à Biologia
(UNB) Os itens adiante se referem a aspectos diversos da Biologia. Julgue-os como Verdadeiro e Falso.
( ) A Biologia tem estreitas relações com outras áreas do conhecimento, como a Química, a Física, a Matemática, a Geografia, a Economia e a Política.
( ) Após serem testadas, por experimentação, as hipóteses podem vir a ganhar consistência, passando a constituir teorias.
( ) A ocorrência de enormes quantidades de água no Planeta Terra foi, sem dúvidas, uma condição importante para o surgimento e a manutenção da vida.
( ) Por seu desenvolvimento cultural, o homem é o único ser capaz de interferir no processo evolutivo dos seres vivos.
- Arte - Fundamental | 03.2. Artesanato indígena
MATERIAIS
- Lãs - cores variadas
- Bandejas de isopor
- Régua
- Tesoura sem ponta
- Caneta preta para marcação
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula compartilhando com os alunos uma maneira maravilhosa de
tecer usando bandejas de isopor.
- Peça os alunos para fazerem uma marcação com a régua de 1,0 cm em toda a bandeja de
isopor.
- Marque dos dois lados da bandeja para ficarem uniformes.
OBS: no restante da atividade a bandeja vai ser nomeada como “tear”
- Peça aos alunos para passar um fio de lã na parte de trás do tear e começar a girar para
frente e para trás através das marcações, de ponta a ponta.
- Depois que os alunos já tiverem passado todo o fio no tear, peça para eles puxarem a ponta
pela parte de trás, amarrando a extremidade inicial do fio, e cortá-lo. Amarre com um nó.
- À partir desta etapa, os alunos vão começar a tecer. Instrua os alunos a escolher uma cor de
lã e ir passando o fio de lã, por cima e por baixo dos fios que foram colocados no tear.
- Passe os fios de lã até preencher todo o espaço.
- Se o professor achar interessante ele poderá colocar uma régua entre os fios para sustentá-
los e auxiliar os alunos durante a tecelagem.
- Se for necessário, oriente os alunos a empurrar com a régua as lãs já tecidas, para não ficar
nenhum espaço entre eles.
- Incentive os alunos a mudar as cores das lãs durante a tecelagem. Para isto basta dar um nó
na ponta da lã e continuar a tecer.
- Quando terminarem de tecer, corte as lãs que foram colocadas no tear e amarre as pontas ,
duas a duas para a tecelagem não desfazer.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
Fonte: https://kidoinfo.com/weaving-with-children/
A CULTURA INDÍGENA DAS AMÉRICAS-A TECELAGEM DOS POVOS INDÍGENAS
- Matemática - Fundamental | 02. Potenciação e Radiciação
(CFTRJ) Uma bactéria tem massa aproximada de 0,000005g e seu comprimento estimado em 0,00018mm Os vírus são menores que as bactérias. Um deles tem massa aproximada de 1/3 da massa da bactéria descrita acima. A massa, em gramas, aproximada de uma população de 10000 destes vírus é:
- Física
Em feiras livres ainda é comum encontrar balanças mecânicas, cujo funcionamento é baseado no equilíbrio de corpos extensos. Na figura a seguir tem-se a representação de uma dessas balanças, constituída basicamente de uma régua metálica homogênea de massa desprezível, um ponto de apoio, um prato fixo em uma extremidade da régua e um cursor que pode se movimentar desde o ponto de apoio até a outra extremidade da régua. A distância do centro do prato ao ponto de apoio é de 10 cm.O cursor tem massa igual a 0,5 kg Quando o prato está vazio, a régua fica em equilíbrio na horizontal com o cursor a 4 cm do apoio.
Colocando 1kg sobre o prato, a régua ficará em equilíbrio na horizontal se o cursor estiver a uma distância do apoio, em cm igual a: