(UPF) Em relação ao Código Florestal Brasileiro, só não é correto afirmar:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 02. Os Números Naturais
O quadro a seguir apresenta informações sobre as medalhas disputadas nas Olímpiadas de 2016 no Rio de Janeiro.
Disponível em: <http://www.rio2016.com/jogos-olimpicos> Acesso em: 18 dez. 2015
Se n é o número de medalhas disputadas em provas masculinas, então
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Já na segurança da calçada, e passando por um trecho em obras que atravanca nossos passos, lanço à queima-roupa:
— Você conhece alguma cidade mais feia do que São Paulo?
— Agora você me pegou, retruca, rindo. Hã, deixa eu ver... Lembro-me de La Paz, a capital da Bolívia, que me pareceu bem feia. Dizem que Bogotá é muito feiosa também, mas não a conheço. Bem, São Paulo, no geral, é feia, mas as pessoas têm uma disposição para o trabalho aqui, uma vibração empreendedora, que dá uma feição muito particular à cidade. Acordar cedo em São Paulo e ver as pessoas saindo para trabalhar é algo que me toca. Acho emocionante ver a garra dessa gente.
R. Moraes e R. Linsker. Estrangeiros em casa: uma caminhada pela selva urbana de São Paulo. National Geographic Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2011 1° FASE) Os interlocutores do diálogo contido no texto compartilham o pressuposto de que
- Arte - Fundamental | 01.1. Diversidade cultural brasileira
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos o que significa a imagem de um porquinho com uma abertura em cima? (Resposta: cofrinho para guardar dinheiro.)
1.2. Solicite aos alunos que observem, atentamente as imagens dos porquinhos.
1.3. Peça aos alunos que escrevam o que significam os símbolos marcados nas imagens de cada porquinho. (Resposta: Energia elétrica, Água, Telefone, Gás e Alimentos.)
Disponível em: <http://acistsl.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/04/acis-cartilha-financas.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018. [Fragmento]
2. Segundo passo
2.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Por que as palavras “Energia elétrica, Água, Telefone, Gás e Alimentos” estão marcadas nos porquinhos.
b) Como devemos economizar “Energia elétrica, Água, Telefone, Gás e Alimentos” para evitar desperdícios?
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia com os alunos algumas dicas para evitar o desperdício e economizar.
Energia elétrica
Água
Telefone
Gás
Alimentos
Apague a luz ao sair da sala ou quarto.
Geladeira: evite o abre e fecha da porta.
Ferro de passar, chuveiro: otimize o tempo de uso.
Abra a torneira só quando necessário, ao ensaboar a roupa, escovar os dentes ou tomar banho.
Evite torneiras pingando.
Fale o necessário, vá direto ao assunto.
Fique atento às vantagens e promoções.
Esquente e ferva só o necessário.
Ao cozinhar, tampe panelas para aproveitar o calor.
Compre frutas e legumes da estação.
Calcule a quantidade exata ao cozinhar.
Aproveite as sobras, invente e reutilize.
Pesquise e compare preços ao comprar.
Prefira alimentos saudáveis, evite guloseimas.
Disponível em: <http://acistsl.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/04/acis-cartilha-financas.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, converse com os alunos sobre o quadro acima. Pergunte o que eles e suas famílias já estão fazendo ou que precisam fazer para evitar o desperdício e economizar.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir.
Mammy, hoje é dia das mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo mais que a senhora sabe. (...) resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e fui ver nas vitrines e li as revistas. Pensei em dar à Sra o radiofono Hi-fi de som estereofônico e caixa acústica de dois alto-falantes (...)
(...) estive quase te escolhendo o grill atemático de seis velocidades. (...) Fiquei na dúvida e depois tem o refrigerador de dezessete pés cúbicos integralmente utilizáveis (...) esse eu vi que não cabe lá em casa.
Virei-me para a máquina de lavar roupa sistema de tambor rotativo, mas a Sra podia ficar ofendida deu querer acabar com a sua roupa lavada no tanque. (...) Quase entrei na loja para comprar o aparelho de ar condicionado de 3 capacidades (...)
(...) tinha um liquidificador de três velocidades, sempre quis que a Sra não tomasse trabalho de espremer laranja, a maquina de tricô faz quinhentos pontos, a Sra sozinha faz muito mais. Um secador de cabelo para Mammy! Gritei. (...) Acabei achando tudo meio chato, tanta coisa para uma garotinha só comprar e uma pessoa só usar, mesmo sendo a Mãe (...). E depois, Mammy, eu não tenho nem vinte cruzeiros, eu pensava que na véspera deste dia a gente recebesse não sei como uma carteira cheia de notas (...), não recebi nada e te ofereço este beijo bem beijado e carinhoso da tua filhinha, Isabel.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Cadeira de balanço. Rio de Janeiro: José Olympio. 1966, p. 143-145. (Fragmento)
O texto literário enfatiza detalhes sobre a realidade social e econômica brasileira durante o governo JK.
A) Descreva a política econômica adotada durante o governo JK, conhecida como Desenvolvimentismo.
B) Apresente argumentos do texto que exemplificam a política econômica desenvolvida no governo JK.
- Química | B. Equilíbrio Iônico
A tabela lista os valores de pH de algumas bebidas consumidas pela população.
Das bebidas listadas na tabela, aquela com menor potencial de desmineralização dos dentes é o