Texto base: Disponível em: <http://turismouniversal.com/tag/cultura> Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
O nome “inca” referia-se ao
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta.
MANDUCO, A. Ciência política. São Paulo: Saraiva, 2011.
Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
UM ÔNIBUS PARA A LUA
No domingo de manhã,
bem ali detrás da praça,
ia o ônibus pra Lua,
e a viagem era de graça.
Quem fosse bem corajoso
e quisesse aproveitar
era só entrar na fila
e procurar um lugar.
Muita gente apareceu –
tinha tanto candidato -,
tinha mãe que trouxe filho
tinha até cachorro e gato.
Ainda ao redor dessa fila,
se formou outra pra nada,
de gente que tinha vindo
só pra dar uma espiada.
Quem queria viajar
tinha sempre explicação,
todos falavam bem alto,
davam sua opinião.
(...)
A fila estava bem grande,
muito mais do que o normal,
quando o ônibus surgiu
e todo mundo deu sinal.
Era lindo aquele ônibus,
todo azul e alaranjado.
Tinha rabo de foguete
e um nariz bem prateado.
Parou juntinho do ponto,
soltando muita fumaça,
deixando muito espantado
o povo da praça.
Quem fez o lindo passeio
não se cansa de contar
como é bonita a viagem
ao encontro do luar.
O sucesso foi tão grande
que essa linha continua.
Pode ser até que o ônibus
passe aí na sua rua!
Fonte: RECREIO. Especial Era uma vez... São Paulo, Editora Abril. p14-15.
Escreva três características do ônibus que ia para a Lua.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
Recentemente, descobriu-se, a partir de células de pele humana, que conforme o organismo envelhece, a organela responsável pela produção de energia diminui aos poucos sua atividade. Isto acontece devido à redução na quantidade de algumas enzimas muito importantes para o correto funcionamento destas organelas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o nome da organela e a classificação adequada para o termo “enzimas”.
- Geografia - Fundamental | 2.02 Tratados Ambientais
A crise europeia está gerando consequências nefastas para a saúde do planeta. Com a queda da atividade econômica, as empresas estão cancelando seus planos de expansão em novas fábricas. Um efeito colateral dessa crise é o desaquecimento do mercado de crédito de carbono. Por convenção, uma tonelada de dióxido de carbono (CO 2) corresponde a um crédito de carbono. Isso significa que comprando créditos de carbono no mercado, você terá uma permissão para emitir gases do efeito estufa (GEE). Para o emissor, portanto, comprar créditos de carbono no mercado significa, na prática, obter um desconto sobre a multa devida. Se os emissores não compram o crédito de carbono, a oferta aumenta e o preço do crédito de carbono diminui.
Disponível em:<http://goo.gl/tOQifr>. Acesso em: 09 jan 2015.
Uma vez que a crise gerou a redução do valor do crédito de carbono, os emissores estão
- Matemática - Fundamental | 8.1 Problemas com Adição e Subtração
TEXTO PARA A QUESTÃO. NO SÍTIO DE JULIANA, HÁ CINCO CERCADOS PARA A CRIAÇÃO DE AVES. DOIS DELES POSSUEM FORMA RETANGULAR, OUTROS DOIS POSSUEM FORMA CIRCULAR E UM POSSUI FORMA TRIANGULAR. SABE-SE QUE: EM CADA CERCADO RETANGULAR, EXISTEM APENAS 3 GALINHAS E 2 PATOS. EM CADA CERCADO CIRCULAR, EXISTEM APENAS 3 PATOS E 3 GALINHAS. NO CERCADO TRIANGULAR, EXISTEM APENAS 2 GALINHAS E 2 PATOS. NÃO EXISTE NENHUMA OUTRA AVE NO SÍTIO DE JULIANA.
JULIANA RESOLVEU VENDER TODAS AS GALINHAS DOS CERCADOS E DOIS PATOS. SABENDO DISSO, RESPONDA AOS ITENS A SEGUIR:
A) QUANTAS AVES JULIANA VENDEU?
B) QUANTAS AVES SOBRARAM EM SEU SÍTIO?