Na aula sobre morfologia vegetal, os alunos foram levados ao pátio da escola, para analisar um pé de Mussaenda alicia, ou mussaenda-rosa-arbustiva. A professora chamou a atenção dos alunos para algumas características da planta, cuja foto encontra-se a seguir.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Disponível em: <portaldoprofessor.mec.gov.br> Acesso em: 28 set. 2014.
A partir da análise da imagem, explique como portugueses e indígenas se relacionaram inicialmente.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UFGRS) Na coluna da direita, estão listados cinco elementos da tabela periódica; na da esquerda, a classificação desses elementos.
Associe a coluna da direita à da esquerda.
( ) Alcalino
1. Magnésio
( ) Halogênio
2. Potássio
( ) Alcalino terroso
3. Paládio
( ) Elemento de transição
4. Bromo
5. Xenônio
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Biologia | 13.9 Linkage
(UPE) Observe o esquema a seguir: Com base no esquema acima, analise as seguintes proposições:
I. Gametas portadores dos alelos E/C e dos alelos e/c ocorrem em uma proporção maior que a dos gametas portadores dos alelos E/c e e/C, caracterizando um arranjo trans.
II. Na descendência, as classes que surgem em maior frequência portam as combinações parentais dos alelos, e aquelas em menor frequência são, portanto, as recombinantes, caracterizando uma ligação gênica.
III. O cruzamento-teste da fêmea duplo-heterozigótica com o macho duplo-homozigoto-recessivo mostra quatro tipos de genótipos na descendência, embora em proporções diversas das esperadas, segundo a lei de segregação independente.
IV. O fenótipo dos descendentes é determinado pela constituição genética do espermatozoide, visto que o macho é homozigoto recessivo duplo, fornecendo alelos recessivos para os descendentes.
Estão CORRETAS
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Divida a sala em grupos de três a cinco alunos;
- Apresente para os alunos imagens do trabalho O Homem de Cem Cabeças, do artista Paulo Nazareth. Enfatize a importância do ângulo fotografado para a realização do trabalho;
- Proponha que os grupos façam um trabalho inspirado na obra de Nazareth, porém inovando em sentidos e na criatividade;
- Faça uma apresentação dos trabalhos realizados em projeção;
- Concluam a atividade com uma roda de conversa sobre os processos e os resultados obtidos.
Imagens do trabalho sugerido como exemplo:
Figura 14 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://www.revistacontinente.com.br/images/os_imagegallery_329/original/paulo-nazareth_performance-2.jpg.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 15 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: http://africanah.org/wp-content/uploads/2015/10/Africanah5MW.PNZ_.F.073.01.05.jpg.. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 16 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://d5wt70d4gnm1t.cloudfront.net/media/a-s/artworks/paulo-nazareth/None-527092897863/paulo-nazareth-untitled-from-the-news-from-the-americas-series-800x800.jpg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 17 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <https://bibliobelas.files.wordpress.com/2013/04/paulo-nazareth-2.jpeg>. Acesso em: 28 fev. 2017.
Figura 18 - NAZARETH, Paulo. O Homem Cem Cabeças. Desempenho. Disponível em: <http://www.mendeswooddm.com/pt/artist/paulo+nazareth.>. Acesso em: 28 fev. 2017.
- Língua Portuguesa
(ENEM 2017 LIBRAS)
O valor das coisas
Você deve ter notado que a revista custa R$ 13. Não é pouco, eu sei. É mais que boa parte das revistas — e olha que muitas delas têm papel mais grosso, mais brilhante, uma atitude mais arrogante, mais de quem sabe de tudo. Se você desembolsou R$ 13 para ler estas linhas, é porque, de alguma maneira, você enxergou valor aqui neste trabalho que nós fazemos. Temos muito orgulho disso, e muita consciência da responsabilidade que isso implica.
Esta edição fala muito deste assunto: o valor das coisas. Ficar antenados nas ideias transformadoras que estão mudando a lógica de tudo é nossa obrigação aqui na revista. Acreditamos que, assim, entregaremos a você uma publicação que ajude a entender as coisas e a tomar as decisões certas para viver bem. É esse o meu compromisso com você. Prometo que vamos trabalhar duro todos os dias para que a revista valha cada centavo que você gasta conosco.
Grande abraço,
Diretor de Redação.BURGIERMAN, D. R. Superinteressante, ed. 317, abr. 2013 (adaptado).
As cartas ao leitor, publicadas em revistas, valem-se de diversas estratégias argumentativas, por meio das quais se busca construir uma relação de cumplicidade entre revista e público-alvo e promover a adesão do leitor à publicação. Nessa carta, constrói-se uma imagem de revista que