Leia os textos a seguir.
TEXTO I
A mulher ateniense – séc. VI a.C.
[...] Educada para ser dócil e reservada ao mundo doméstico, as mulheres atenienses eram subjugadas pelo pai até ele escolher qual homem poderia com ela se casar. Após o matrimônio, a subserviência feminina era destinada ao marido. Mesmo após as reformas políticas, as mulheres não participavam das questões políticas por serem consideradas inaptas para esse tipo de tarefa. [...]
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/atenas-esparta-as-mulheres.htm.
Acesso em: 03 jul. 2013.
TEXTO II
As informações contidas nos textos I e II indicam que
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(FUVEST 2005 1° FASE) Um aparelho de Raios X industrial produz um feixe paralelo, com intensidade I0. O operador dispõe de diversas placas de Pb, cada uma com 2 cm de espessura, para serem utilizadas como blindagem, quando colocadas perpendicularmente ao feixe.
Condições de blindagem: Para essa fonte, uma placa de Pb, com 2 cm de espessura, deixa passar, sem qualquer alteração, metade dos raios nela incidentes, absorvendo a outra metade.
Em certa situação, os índices de segurança determinam que a intensidade máxima I dos raios que atravessam a blindagem seja inferior a 0,15 I0. Nesse caso, o operador deverá utilizar um
número mínimo de placas igual a
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Texto I
Principiei a leitura de má vontade. E logo emperrei na história de um menino vadio que, dirigindo-se à escola, se retardava a conversar com os passarinhos e recebia deles opiniões sisudas e bons conselhos. Em seguida vinham outros irracionais, igualmente bem-intencionados e bem falantes. Havia a moscazinha que morava na parede de uma chaminé e voava à toa, desobedecendo às ordens maternas, e tanto voou que afinal caiu no fogo. Esses contos me intrigaram com o [livro] Barão de Macaúbas. Infelizmente um doutor, utilizando bichinhos, impunha-nos a linguagem dos doutores. — Queres tu brincar comigo? O passarinho, no galho, respondia com preceito e moral, e a mosca usava adjetivos colhidos no dicionário. A figura do barão manchava o frontispício do livro, e a gente percebia que era dele o pedantismo atribuído à mosca e ao passarinho. Ridículo um indivíduo hirsuto e grave, doutor e barão, pipilar conselhos, zumbir admoestações.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1986 (adaptado).
Texto II
Dado que a literatura, como a vida, ensina na medida em que atua com toda sua gama, é artificial querer que ela funcione como os manuais de virtude e boa conduta. E a sociedade não pode senão escolher o que em cada momento lhe parece adaptado aos seus fins, enfrentando ainda assim os mais curiosos paradoxos, pois mesmo as obras consideradas indispensáveis para a formação do moço trazem frequentemente o que as convenções desejariam banir. Aliás, essa espécie de inevitável contrabando é um dos meios por que o jovem entra em contato com realidades que se tenciona escamotear-lhe.
CANDIDO, A. A literatura e a formação do homem. Duas Cidades. São Paulo: Ed. 34, 2002 (adaptado).
Os dois textos acima, com enfoques diferentes, abordam um mesmo problema, que se refere, simultaneamente, ao campo literário e ao social. Considerando-se a relação entre os dois textos, verifica-se que eles têm em comum o fato de que
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(UNIT) O coração do ser humano é um órgão responsável pelo bombeamento do sangue através de todo o corpo. Considerando-se uma quantidade de 200,0g de sangue, a razão entre a energia cinética gasta para o sangue adquirir uma velocidade de 50,0 cm/s e aquela para adquirir uma velocidade de 25,0 cm/s é igual a
- História
Este povo destacou-se pela organização e desenvolvimento de uma cultura militar. Encarava a guerra como uma das principais formas de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Era extremamente cruel com os povos inimigos que conquistava, impondo aos vencidos, castigos e crueldades como uma forma de manter respeito e espalhar o medo entre os outros povos.
O texto acima se refere a qual povo da antiguidade?
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
A questão baseia-se na anedota a seguir.
Certo dia, um cientista famoso estava a caminho de mais uma conferência quando seu motorista propôs:
— Patrão, já ouvi seu discurso tantas vezes que aposto que eu mesmo podia fazê-lo.
— Duvido! – disse o cientista.
Quando chegaram, o cientista pôs o chapéu do motorista e se instalou na última fila. O motorista foi ao palco e fez a palestra. Depois, conseguiu responder a várias perguntas.
Quando já se preparava para encerrar o evento, vitorioso, um professor se levantou e apresentou uma questão dificílima. Por um momento, o motorista entrou em pânico, mas logo se refez.
— Essa pergunta é tão fácil, mas tão fácil, que vou deixar meu motorista, lá na última fila, responder.
As melhores piadas de Seleções: rir é o melhor remédio. Rio de Janeiro: Reader’s Digest, 2004. p. 108.
Assinale o trecho em que todos os verbos estão no tempo que indica ações realizadas antes de serem narradas.