Leia a notícia a seguir sobre a comemoração do Dia Mundial da Saúde em Toledo/PR.
A Secretaria de Saúde de Toledo, no estado do Paraná, preparou uma programação especial para a semana do dia 7 de abril, quando se comemorou o Dia Mundial da Saúde. Diretores de vários departamentos estiveram envolvidos. Foram homenageadas pessoas que realizaram trabalhos de destaque na área e contribuíram para o desenvolvimento de ações referentes à saúde pública no município. No dia 8 de abril, os profissionais da Saúde, em parceria com acadêmicos e professores da Universidade Paranaense (Unipar), realizaram um grande mutirão de conscientização. Gratuitamente, as pessoas puderam realizar testes de diabetes e verificar a pressão arterial. Além disso, foram divulgados os serviços desenvolvidos pela Secretaria de Saúde e pela Unipar.
A) Sugira dois temas importantes para serem discutidos durante a próxima comemoração dessa data.
B) Determine a importância de se realizar gratuitamente na população os dois testes oferecidos pela Secretaria da Saúde juntamente à Unipar.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Técnicas de atração
Com a internet, pedófilos criaram uma espécie de passo a passo para atrair crianças. As táticas mais comuns funcionam assim:
Os textos trazem, por vezes, objetivos implícitos. Quando isso ocorre, inferir tais objetivos é essencial para compreender a mensagem que se deseja transmitir.
Os tópicos descritos como Técnicas de atração têm como finalidade
- Geografia - Fundamental | 2.01 Os Mapas e Os Instrumentos Cartográficos
O mapa topográfico a seguir é uma representação gráfica detalhada do relevo. Ele possui diversos pontos, representados por letras. Analise-o.
A partir da análise do mapa topográfico, podemos concluir que
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
(UECE) Atente à seguinte disposição de números inteiros positivos:
Ao dispormos os números inteiros positivos nessa forma, chamaremos de linha os números dispostos na horizontal. Por exemplo, a terceira linha é formada pelos números 11,12,13,14 e 15 Nessa condição, a soma dos números que estão na linha que contém o número 374 é:
- Física | 3.2 Dilatação
Com relação à dilatação dos sólidos e líquidos isotrópicos, analise as proposições a seguir e dê como resposta a soma dos números associados às afirmações corretas.
(01) Um recipiente com dilatação desprezível contém certa massa de água na temperatura de 1ºC, quando é, então, aquecido lentamente, sofrendo uma variação de temperatura de 6ºC. Nesse caso, o volume da água primeiro aumenta e depois diminui.
(02) Quando se aquece uma placa metálica que apresenta um orifício, verifica-se que, com a dilatação da placa, a área do orifício aumenta.
(03) Quando um frasco completamente cheio de líquido é aquecido, este transborda um pouco. O volume de líquido transbordado mede a dilatação absoluta do líquido.
(04) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque tem menor coeficiente de dilatação térmica do que o vidro comum.
(05) Sob pressão normal, quando uma massa de água é aquecida de 0ºC até 100ºC sua densidade sempre aumenta.
(06) Ao se elevar a temperatura de um sistema constituído por três barras retas e idênticas de ferro interligadas de modo a formarem um triângulo isósceles, os ângulos internos desse triângulo não se alteram.
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens apresentadas no item 3 do Desenvolvimento xerocadas coloridas, ampliadas no tamanho A4 e montadas sobre colorset preto ou cartolina branca com margem de 7 cm.
- Os demais materiais dependerão do que a turma decidir fazer.
Desenvolvimento:
1 – Na página 64 do Livro de Arte, você encontrará o conceito de "site specific". O termo "sítio específico" faz menção a obras criadas de acordo com o ambiente e com um espaço determinado. Trata-se, em geral, de trabalhos planejados – muitas vezes fruto de convites – em local certo, em que os elementos esculturais dialogam com o meio circundante, para o qual a obra é elaborada. Nesse sentido, a noção de "site specific" liga-se à ideia de arte ambiente, que sinaliza uma tendência da produção contemporânea de se voltar para o espaço – incorporando-o à obra e/ou transformando-o –, seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas.
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&
cd_verbete=5419. Acesso em: 15 set. 2013.
2 – Há, portanto, uma relação de dependência da obra em relação ao espaço, ou seja, ela não poderia acontecer se não fosse ali e, caso isso fosse possível, perderia seu sentido.
3 – Veja alguns exemplos:
Projeto Walburg - 1971/ 2002 - terra, asfalto, água, dique, bronze, poste de alta-tensão, amieiros e salgueiros - 136x50x19 m - Zwijndrecht, NL.
Disponível em: http://www.denarend.com/works/site_specific_and_public_sculpture/. Acesso em: 15 set. 2013.
ANDERSON, Alice -, NASCIMENTO, 2010 - Site specific sculpture - 3.000 metros de cabelo de boneca, areia de Argel pintada em preto - Dimensão variável.
Disponível em: http://art-documents.tumblr.com/post/1197163776/alice-anderson-birth-2010-site-specific. Acesso em: 15 set. 2013.
SHIOTA, Chiharu. Em Silêncio, 2008 - lã preta, cadeiras e piano de cauda queimados. Centro PasquArt, Biel.
Disponível em: http://www.strozzina.org/en/artists/chiharu-shiota/. Acesso em: 15 set. 2013.
4 – Proponha aos alunos uma intervenção do tipo site specific. Escolham um lugar pensando no que este lugar significa para a turma: se lembra de algo velho, se traz alegria, se faz pensar na infância, se lembra um amigo, se lembra trânsito e, em seguida, associar a este lugar um símbolo que faça lembrar a ideia principal do significado que a turma atribui a ele.
5 – Após a definição dessas ideias, quais os materiais serão necessários e como será montado o site specific?
6 – Veja um exemplo:
Lugar - Biblioteca
Significado - Estudo, silêncio e conhecimento
Símbolo - Coruja, livros, canetas, lápis
Materiais - Cartolinas para desenhar várias corujas e de diferentes tamanhos, fio de nylon para pendurá-las ao longo do corredor que dá acesso à biblioteca, materiais de desenho para colorir as corujas, tesoura.
Como - Desenhar corujas de diferentes tamanhos e espalhar pelo corredor que dá acesso à biblioteca.
7 – Este é um exemplo simples que criei agora, mas o mesmo tema poderia ser abordado de diferentes maneiras.
8 – O importante é que o site specific deve ter peso!!! Não adianta fazer um trabalho mais ou menos. Ele deve ter peso visual e material senão não passará o conceito de que foi feito para aquele lugar e muito menos que se trata de uma intervenção.
9 – A turma também poderá escolher um ambiente urbano e trabalhar a intervenção no local.
10 – Proceda assim:
A – Apresente as imagens e discutam sobre elas. Qual foi o interesse do artista? O que a obra nos faz pensar? Os materiais utilizados são coerentes com o significado da obra?
B – Proponha o trabalho e divida a turma em grupos não muito grandes para que todos trabalhem – talvez seis componentes seja o ideal.
C – Cada grupo vai discutir:
- ideia
- significado
- justificativa da ideia
- local
- como fazer
- lista e materiais
- rascunho do projeto
D – O roteiro que exemplifiquei no item 6 do Desenvolvimento pode ser repassado aos alunos.
Observações:
1 – Sobre o artista Chiharu Shiota, leia mais em: http://www.strozzina.org/en/artists/chiharu-shiota/.
2 – Penso que deve haver uma unidade de trabalho – ou todos dentro da escola ou todos fora dela.
3 – Se você julgar inconveniente a execução do projeto no local, termine a atividade no desenho do projeto lembrando que, para realizar este desenho, os alunos terão que ter como base uma fotografia do local que poderá ser ampliada em xerox para o tamanho A4. Entregue, no mínimo, três xerox do local escolhido para o grupo a fim de que cheguem ao desenho final do projeto podendo ou não errar.