O dono de uma loja de sapatos quer organizar suas caixas de forma a colocar várias caixas menores dentro de uma caixa maior. Os tamanhos das caixas são os representados nas imagens a seguir (fora de escala):
O número de caixas pequenas que podem ser colocadas dentro da caixa grande é igual a
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 9.1 Problemas Envolvendo Multiplicação
Para informar sobre os principais sintomas da dengue, 4 amigos resolveram distribuir o seguinte panfleto:
Cada um dos amigos distribuiu 45 panfletos. Quantos panfletos foram distribuídos ao todo?
- Física | 4.1 Conceitos Básicos e Óptica Geométrica
Em certo dia um professor de matemática propõe uma tarefa para seus alunos; estimar a altura do prédio da escola onde estão. Um dos alunos resolveu a tarefa com grande habilidade utilizando uma vareta de madeira com 40 cm de comprimento. Em determinada hora do dia pôs a vareta sob a luz do sol e anotou 10 cm para a sombra da mesma. No mesmo instante mediu a sombra do prédio, encontrando o valor de 4 m.
No dia seguinte ao chegar à sala de aula o aluno responde ao professor que a altura do prédio da escola é de aproximadamente
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Considere a tirinha para responder a questão.
No último quadrinho, o menino usa a expressão “Droga.”, para revelar que está
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
9. Texto base: Studiare 107380
MATERIAL
- Restos de papéis para reciclar
- Cartolina
- Baldes
- Jornal
- Bacias
- Vasilhas plásticas
- Peneiras
- Cola ou grude
- Liquidificador
PROCEDIMENTOS
- O professor vai começar a aula falando sobre a reciclagem.
- Disponível: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reciclagem
- Proponha aos alunos a construção de uma pequena fábrica de produção de papel reciclado/artesanal, na sala de aula.
- Peça aos alunos para fazerem pesquisas sobre o papel reciclado.
- Sugestão de sites:
- http://www.comofazerpapel.com.br/historia.html
- http://www.comofazerpapel.com.br/assets/comofazerpapel.pdf
- Solicite aos alunos para que coletem restos de papel nos lixos da escola e de casa, porque serão necessários enquanto matéria-prima para a nossa oficina.
- Solicite aos alunos para que realizem entrevistas com professores da Área de Ciências da sua escola a respeito de reciclagem de papel, a importância da coleta seletiva e a redução de consumo.
- Socialize as respostas/informações obtidas na entrevista com os professores de Ciências da escola;
- Convide um destes professores para conversar com os alunos sobre a importância de se reciclar o lixo escolar (papel);
- Proponha a confecção de cartazes divulgando a proposta de se fazer papel na escola e conclamando a comunidade escolar para coletar/juntar papel e encaminhar à sala de Artes;
- Espalhe os cartazes pela escola.
- Prepare as mesas da sala de aula forrando-as com jornal;
- Disponibilize balde, água, bacias/vasilhas plásticas, molduras com tela (que podem ser substituídas por peneiras), papéis usados, jornal, cola ou grude, liquidificador;
- Solicite aos alunos para que:
- piquem os retalhos de papel coletados e coloquem de molho em uma bacia/balde com água;
- coloquem o papel amolecido no liquidificador com água;
- batam essa mistura no liquidificador para obtenção da polpa;
- despejem a polpa em uma vasilha grande e quadrada com água;
- colham a polpa com a moldura (ou peneira) de baixo para cima, no sentido de criar uma película sobre a tela;
- coloquem para secagem em local seguro e de fácil ventilação
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Guarde os papéis, depois de secos ,em uma caixa.
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Incentive a classificação dos papéis por cor, gramatura, textura propondo a seleção e contagem de tipos e quantidade;
- Organize com o grupo de alunos, um mostruário com fragmentos de todos os papéis produzidos:
- Pesquisa e possibilidade em papel reciclado: descobertas alquímicas
- Papel reciclado com pigmento a partir de guache ou anilina
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Papel reciclado
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
- Papel reciclado trabalhado em Batique
- Fonte: Acervo e Autoria Marileusa Reducino e Soraia Lelis
LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004, p. 120.
Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br
- Proponha aos alunos para que façam diferentes cartões com o papel fabricado usando de composições em recorte e colagem;
- Sugira a criação de imagens com o papel fabricado nas capas de seus cadernos/agendas.
- Entregue a cada aluno os passos/etapas para produção de papel, caso se interessem na continuidade desta com outros fins além da escola.
Alquimia do Papel RECEITA DO GRUDE Como fazer o grude? Na falta de cola, improvise, fazendo a seguinte receita: para 500 ml de água, dissolva uma colher bem cheia de polvilho. Pingue algumas gotas de limão. Leve ao fogo, mexendo sempre, até esta mistura leitosa apresentar transparência. Na impossibilidade de aquisição das pranchas (Molduras), pode-se optar por peneiras com tela fina. Estando o dia chuvoso ou necessitando das molduras para uma produção maior, sugerimos um outro tipo de secagem. Colocar a moldura ou peneira com a pasta de papel coada, sobre folhas de jornal, esperando que sugue o excesso de água. Cobrir com outras folhas de jornal e enxugar. Depois de seco, retirar com muito cuidado. Fonte: LELIS, Soraia Cristina Cardoso Lelis. Poéticas Visuais em construção: o fazer artístico e a educação (do) sensível no contexto escolar. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes da UNICAMP: Campinas-SP, 2004, Anexos. Disponível também em www.nupea.fafcs.ufu.br
- Monte com seus alunos uma exposição com mostra dos trabalhos realizados com papel reciclado na escola e o mostruário construído com as possibilidades encontradas na pesquisa teórico vivencial.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19338
- Língua Portuguesa - Fundamental | 23.2 Palavras Simples
Observe a gravura. Nela há uma criança brincando.
Assinale a alternativa em que aparece a primeira letra da palavra que representa o brinquedo do menino.