Ação implacável
Pesquisadores descobrem no solo antibiótico natural capaz de matar bactérias resistentes causadoras de doenças graves, como infecções hospitalares e tuberculose.
(http://cienciahoje.uol.com.br)
O novo antibiótico, a teixobactina, impede a síntese da parede celular de alguns tipos de bactérias por se ligar a substâncias precursoras de lipídios dessa parede. Além de presente nas bactérias, a parede celular também é encontrada.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 09. Pontos cardeais
Observe a figura abaixo.
Na figura, pode-se observar que o casal está voltado para a direção
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
Os processos reprodutivos na espécie humana, desde a formação da genitália até o desenvolvimento das características sexuais secundárias e a produção dos gametas, estão sob controle de vários hormônios. Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo.
I. O hormônio FSH estimula os folículos ovarianos na mulher e a espermatogênese nos homens.
II. A progesterona estimula o desenvolvimento das glândulas mamárias e atua na preparação do endométrio para receber o embrião.
III. O alto nível do LH e da somatotrofina são os fatores determinantes da maturação do óvulo.
IV. O hormônio dosado pelos testes de gravidez mais comuns é o HCG, o qual mantém o corpo lúteo no ovário durante o primeiro trimestre da gestação.
V. A testosterona, produzida nos testículos e na adenoipófise, estimula a maturação dos espermatozoides, garantindo-lhes a mobilidade necessária à fecundação.
Está correto o que se afirma em:
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UFRN) Atualmente, a História da Ciência procura entender como o conhecimento foi construído em determinada época, de modo contextualizado, e considera que cada cultura e tempo têm questões peculiares a serem solucionadas.
Nesse contexto, em relação às teorias evolutivas, Jean Baptiste de Lamarc
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(FUVEST) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher.
Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.
H1
H2
Motivo
- Química | 2.3 Termoquímica
(UNIFACS) A cana-de-açúcar é utilizada para a produção de etanol, biocombustível que polui menos do que derivados de petróleo. Cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, descobriram que o cultivo da planta também ajuda no resfriamento do clima local. A pesquisa foi divulgada na publicação Nature Climate Change. Os cientistas usaram dados de satélite para monitorar os efeitos do cultivo da cana no cerrado brasileiro. Quando houve a conversão da vegetação nativa em pastagens ou em outras culturas, a área ficou 1,6º C mais quente. No entanto, quando essas regiões desmatadas foram convertidas em plantação de cana, o clima local resfriou 0,9º C em média. A explicação dos pesquisadores é que o vegetal reflete mais o calor do Sol, além de liberar vapor d’água mais frio e em maior quantidade do que outros tipos de plantação. Para chegar a essa conclusão, eles mediram a temperatura, a refletividade, a perda de água da planta por transpiração e a perda de água do solo por evaporação.
(VIEIRA. A CANA-DE-AÇÚCAR já é utilizada..., 2011).
A partir da análise das informações do texto, dos conhecimentos sobre a produção de etanol de cana-de-açúcar e das informações da tabela, é correto afirmar: