Texto base: Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/779896860444901397/>. Acesso em: 25 abr. 2018.
Enunciado:
O efeito de humor da tirinha ocorre porque:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Leia o texto a seguir. Ele mostra uma conversa do menino Mundinho com seu avô.
O mais importante é que o avô de Mundinho contava ao neto como amava a vilazinha onde nascera. Adorava as pessoas, as festas, os doces de amora, os queijos com goiabada e... as noites de luar. As noites de lua cheia quando se podia enxergar tudinho com perfeição. As pessoas, nas noites de lua, reuniam-se na pracinha da igreja para conversar e cantar modas de viola. _ Então, um dia, menino, vi entrar pela ruazinha do meu mundo, como uma aparição, como uma coisa de outro planeta, cheio de luzes e sons: um caminhão. _ Mas... um caminhão de outro planeta, vô? _ É, rapaz, um caminhão como eu nunca tinha visto. Reluzente, enorme. Fui logo bolir nesse caminhão. Andei em volta dele, maravilhado. O motorista, vendo minha admiração, veio conversar comigo. Ah, Mundinho, esse homem me contou como era a cidade grande. As ruas, as avenidas, os carros, os bondes, as luzes; as pessoas que a construíram, dia após dia. _ E aí, vô? _ Aí eu quis ir com ele. Quis ir embora dali, daquela ruazinha, conhecer a tal cidade grande. _ E seus pais? _ Bateram pé. Não quiseram. Mas minha vontade era tão grande que acabaram concordando. Minha mãe fez até um lanchezinho pra mim, com pãezinhos e com queijo. E assim, na companhia do motorista daquele caminhão, eu vim parar aqui. [...] CISALPINO, Murilo. O tempo é feito de muitos tempos. Belo Horizonte: Formato, 1996. p. 14.
Enunciado:
a) Agora, imagine a seguinte situação:
Faça isso, dando continuidade ao texto que já está iniciado.
b) Depois de escrever o final dessa história, revise seu texto observando os seguintes aspectos:
Seu texto tem princípio, meio e fim?
Você conseguiu dar continuidade à introdução do texto apresentado?
Você observou se as palavras foram escritas de forma correta?
Você observou se a pontuação foi feita de forma adequada?
- Geografia | A. Globalização
Em 1961, o presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado da futura Revolução Iraniana, eram gravados em fita magnética e prontamente levados para o Irã, copiados e difundidos.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
Os exemplos mencionados no texto evidenciam um uso dos meios de comunicação identificado na:
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
OBSERVE O PESO DE CADA CRIANÇA E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
- Língua Portuguesa | Habilidade 4
O mundo mudou
O mundo mudou. “O mundo mudou” porque está sempre mudando. E sempre estará, até que um dia chegue o seu alardeado fim (se é que chegará). Hoje vimos “protegidos” por muitos cuidados e paparicos, sempre sob a forma de “serviços”, e desde que você tenha dinheiro para usá-los, claro. Carro quebrou na marginal? Relaxe, o guincho da seguradora virá em minutos resgatá-lo. Tem dificuldade de locomoção? Espere, a empresa aérea disporá de uma cadeira de rodas para levá-lo ao terminal. Surgiu uma goteira no seu chalé em plenas férias de verão? Calma, o moço que conserta telhados está correndo para lá agora. Vai ficando para trás um outro mundo — de iniciativas, de gestos solidários, de amizade, de improvisação (sim, “quem não improvisa se inviabiliza”, eu diria, parafraseando Chacrinha). Estamos criando uma geração que não sabe bater um prego na parede, trocar um botijão de gás, armar uma rede. É, o mundo mudou sim. Só nos resta o telefone do SAC, onde gastaremos nossa bílis com impropérios ao vento; ou o site da loja de eletrodomésticos onde ninguém tem nome (que saudade dos Reginaldos, Edmilsons e Velosos!). Ligaremos para falar com a nossa própria solidão, a nossa dependência do mundo dos serviços e a nossa incapacidade de viver com real simplicidade, soterrados por senhas, protocolos e pendências vãs. Nem Kafka poderia sonhar com tal mundo.
ZECA BALEIRO. Disponível em: www.istoe.com.br. Acesso em: 18 maio 2013 (adaptado).
O texto trata do avanço técnico e das facilidades encontradas pelo homem moderno em relação à prestação de serviços. No desenvolvimento da temática, o autor:
- Arte - Fundamental | 02.2. Diferentes câmeras
Fotografias e textos
NESHAT, Shirin, Unveiling from the series Women of Allah. 1993. Disponível em:
<http://blogs.artinfo.com/modernartnotes/files/2012/01/ShirinNeshatUnveiling1993.jpg>
Acesso em: 25 mar. 2015.
Materiais:
- Canetinhas
- Máquina de fotografar
- Projetor
- Obras de Shirin Neshat impressas ou em vídeo. Disponível em: <http://www.ted.com/talks/shirin_neshat_art_in_exile?language=pt-br>.Acesso em: 25 abr. 2015.
Procedimentos
1.º momento
Professor, apresente mais obras de Shirin Neshat. Há diversas fotografias em que a artista trabalha texto e imagem sobre a pele para registro posterior. O trabalho acima trata-se da série Mulheres de Allah, em que o poema em farsi sobre o destrato às mulheres do Islã (de autoria da feminista Furough Farokhazad) é escrito sobre a pele exposta da mulher, cobrindo-a. Cria-se uma contradição: apesar de coberta pelas palavras, a pele da mulher que não deve ser mostrada encontra-se nua, porém vestida por palavras de luta.
2.º momento
Divida os alunos em grupos.
Eles deverão produzir fotografias em que o texto se faça presente. Pode-se utilizar da mesma técnica da artista, cobrindo a pele de anotações que sejam politicamente relevantes ou outro procedimento.
3.º momento
Apresentar o trabalho por meio da projeção das fotos via DataShow. É necessário avaliar se o aluno compreendeu a riqueza de possibilidades que essas reflexões trazem para a arte enquanto um campo de pensamento, um conhecimento também filosófico.