O gráfico abaixo mostra as novas regras para a construção de estacionamentos coletivos, de acordo com uma lei aprovada no município de São Paulo.
Os proprietários de um novo shopping center planejam construir um estacionamento com 800 vagas. De acordo com a nova lei, dentre essas vagas, o número reservado para bicicletas deverá ser igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Texto I
Mama África
Mama África (a minha mãe)
é mãe solteira
e tem que fazer
mamadeira todo dia
além de trabalhar
como empacotadeira
nas Casas Bahia
Mama África tem tanto o que fazer
além de cuidar neném
além de fazer denguim
filhinho tem que entender
Mama África vai e vem
mas não se afasta de você
quando Mama sai de casa
seus filhos se olodunzam
rola o maior jazz
Mama tem calos nos pés
Mama precisa de paz
Mama não quer brincar mais
filhinho dá um tempo
é tanto contratempo
no ritmo de vida de Mama
CHICO CÉSAR. Mama África. São Paulo: MZA Music, 1995.
Texto II
A pesquisa, realizada pelo IBGE, evidencia características das famílias brasileiras, também tematizadas pela canção Mama África. Ambos os textos destacam o(a):
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text and answer question.
Available at: http://www.backbonemag.com/Magazine/Backspace_03310902.asp. Accessed on Nov 26th 2012.
This graph shows how much time people from different nationalities spend on the Internet. According to the information, Americans spend more leisure time online than…
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Imagens apresentadas nos itens 2 e 3 do desenvolvimento, ampliadas para o tamanho A4, impressas coloridas e montadas sobre papel colorset preto, com margem de 7cm;
- Cartolina branca, tamanho A4;
- Lápis de cor;
- Canetinhas coloridas.
Desenvolvimento:
1 - Apresente aos alunos o conceito de Saltimbancos :
"Por volta do século 12, apareceram na Europa companhias de teatro que iam de cidade em cidade. Este teatro já não tinha nada de religioso, e seus atores e atrizes, chamados de saltimbancos, literalmente carregavam a casa nas costas. E não só a casa: os cenários das peças, seus figurinos (as roupas usadas), maquiagem, etc. Eles andavam em carroças, sempre em bandos, chamados trupes, e não tinham morada certa. Eles também representavam peças engraçadas ou dramáticas, como os gregos. Hoje, esse teatro itinerante também é conhecido como teatro mambembe."
Disponível em: < http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar, de 2014.
2 - Apresente agora uma representação de um Teatro Saltimbancos:
Imagem 1 Imagem 2
Imagem 1: Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-teatro/imagens/teatro-94.jpg>. Acesso em 19 mar. 2014.
Imagem 2 : Disponível em: <http://www.canalkids.com.br/arte/teatro/mambembe.htm>. Acesso em 19 mar. de 2014.
3 - O artista espanhol Pablo Picasso representou assim um grupo de Saltimbancos:
PICASSO, Pablo. Família de Saltimbancos. Óleo sobre tela. 212,8 X229,6 cm.1905. National Gallery of Art. Washington, Estados Unidos. Disponível em: <http://artehistoriadaarte.blogspot.com.br/2010/09/familia-de-saltimbancos.html> Acesso em 17 março 2014.
4 - Convide os alunos a imaginar a vida destes atores por entre os caminhos das cidades medievais em formação. Observando os personagens representados por Picasso, vemos uma bailarina, um Pierrô, um bufão. Vemos também dois meninos e uma mulher. Note que eles não possuem riquezas, pelo contrário: não há bagagens e estão à beira de uma estrada.
5 - Divida os alunos em duplas para que conversem sobre as ideias que lhes vem à mente, a fim de que possam de realizar um desenho com o mesmo tema: os saltimbancos. Lugares, personagens, figurinos, uma carroça que transporte a trupe, um cenário?
6 - Distribua cartolina branca no tamanho A4, canetinhas coloridas e lápis de cor.
7 - Realize uma exposição com os desenhos, montando cada um sobre papel colorset colorido com margem de 7cm.
- Espanhol - Fundamental | 1.1 Introdución a Lengua Española (Introdução à Língua Espanhola)
Marque a opção em que a palavra esteja escrita corretamente em Espanhol:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.02 Conto
Leia o texto.
A menina e o leite Esopo
A menina não cabia em si de felicidade. Pela primeira vez, iria à cidade vender o leite de sua vaquinha. Trajando o seu melhor vestido, ela partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça. Enquanto caminhava, o leite chacoalhava dentro da lata. E os pensamentos faziam o mesmo dentro da sua cabeça. "Vou vender o leite e comprar uma dúzia de ovos." "Depois, choco os ovos e ganho uma dúzia de pintinhos." "Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas." "Vendo os galos e crio as frangas, que são ótimas botadeiras de ovos." "Choco os ovos e terei mais galos e galinhas." "Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas." "Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..." A menina estava tão distraída que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares. Não se deve contar com uma coisa antes de consegui-la. Disponível em <http://metaforas.com.br/a-menina-do-leite> Acesso em 04 jul. 2015 A personagem faz planos para o futuro. Nas frases usadas para apresentar esses planos, o autor usou palavras da classe dos numerais, que são palavras que dão ideia de quantidade ou posição.
- Qual a mensagem dessa história?
- Nela, vários numerais foram usados, por meio de lápis de cor, marque esses numerais.
- Crie outras frases, usando os mesmos numerais.