Texto base: Observe a imagem e leia o trecho. Disponível em: <http://ensaiosfragmentados.com/2013/05/09/tenochtitlan-o-planejamento-urbano-asteca/>. Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
Tendo como referência o trecho e a imagem, afirma-se que no século XVI, quando os espanhóis chegaram à cidade asteca de Tenochtitlán, ficaram espantados, pois eles não esperavam encontrar
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Em uma escola, com o intuito de valorizar a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, os estudantes foram distribuídos em grupos para realizar uma tarefa referente às características atuais das diferentes regiões brasileiras, a partir do seguinte quadro:
Região
Norte
Nordeste
Centro-Oeste
Sul
Sudeste
alimentação
peixe
Carne de sol
prato com milho e mandioca
churrasco
música
ciranda
baião
Música sertaneja
vaneirão
Ponto turístico
Zona Franca de Manaus
praias do litoral
Pantanal
Serra de Gramado
Tipo característico
seringueiro
baiana
vaqueiro
prenda
Considerando a sequência de características apresentadas, os elementos adequados para compor o quadro da Região Sudeste são:
- Física | A. Leis de Newton
(IFCE) Em um dos filmes do Homem Aranha ele consegue parar uma composição de metrô em aproximadamente 60 s. Considerando que a massa total dos vagões seja de 30.000 kg e que sua velocidade inicial fosse de 72 km/h. o módulo da força resultante que o herói em questão deveria exercer em seus braços seria de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base: Leia a manchete de um jornal de grande circulação para responder às questão.
Enunciado:
Com relação à concordância verbal, como ficaria a manchete se a palavra Rio fosse trocada por EUA? Reescreva a frase e justifique a flexão verbal empregada com base em regras gramaticais.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a seguinte situação. A mãe de Luiza queria sugestões de brincadeiras do tempo de seus pais e avós, sem regras pré-estabelecidas, para comemorar o Dia das Crianças em família, dentro do seu apartamento. Assim, aproveitaria para se distrair com seus filhos, ensinando-os outras formas de diversão.
Enunciado:
De acordo com as necessidades da mãe de Luiza, quais dessas brincadeiras você sugeriria a ela?
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
1 – Acredito que este encontro com Vinícius poderia acontecer de muitas formas. O filme Vinícius seria excelente. Considero apenas que uma avaliação, quanto à maturidade da turma, seja feita pelo professor para manter seu interesse por todo o tempo do filme, então, uma seleção de cenas pode ser a melhor opção.
2 – A partir do filme, os alunos poderão conhecer um pouco da poesia e Vinícius, seus conflitos, suas músicas.
3 – Sendo assim, acredito que será surpreendente para os alunos descobrir que aquele poeta também trabalhou para crianças nos CDs Arca de Noé 1 e 2.
4 – O CD é uma possibilidade infinita para o trabalho com artes. Desde a possibilidade do teatro bem como as artes visuais. É importante reforçar que se trata de um clássico.
5 – Comece perguntando se os alunos conhecem estes CDs, se alguém tem em casa e pode trazer para mostrar para a turma. (Você professor já deverá ter conseguido o seu, é claro!) Entrevistas poderão ser feitas com pessoas conhecidas, convidando-as para se lembrar de algumas músicas.
6 – Esta aula, então, poderá ser feita de audição musical seguida das letras para as crianças acompanharem o CD. Uma brincadeira pode ser feita, do tipo: começa uma música e uma votação decide se ela será ouvida na totalidade ou não, e assim por diante. O resultado das entrevistas também poderá ser relatado aqui.
7 – Sugiro: A arca de Noé, O gato, A porta, A foca, O pinguin, A casa, Aula de piano, Girassol, O ar, A galinha d´angola.
8 – Então o professor poderá chamar atenção para o modo como a capa dos discos foi feita, propor que as crianças escolham uma das músicas ouvidas e façam uma capa de CD no padrão da capa original, seguindo como inspiração a música escolhida.
Referências:
Filme: Vinícius com direção de Miguel Faria Junior – 2005
Sobre Vinícius:
No youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=ORvRwYEykQE&feature=player_embedded#! – A casa
http://www.youtube.com/watch?v=9wZZixGDktA&NR=1 – A arca de noé
Obs.: Conforme a maturidade da turma, estes desenhos poderão ser feitos no Paint no computador, impressos coloridos em transparências e apresentados na sala com um ou mais projetores. Tudo poderá ser filmado, desde as aulas até o desenhar no computador, enfim até a apresentação final. Que belo documentário para uma reunião de pais.