Identifique a principal obra de cada um dos autores a seguir.
- Josué:
- Abraão:
- Salomão:
- Moisés
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Dançando com a pintura
Ainda que não haja som, nas imagens há ritmo. Nas composições dos pintores concretistas brasileiros, apresentam-se esses atributos de maneira marcante.
Aplicaremos esses conceitos em um exercício de visualidade e expressão corporal criativa.
Materiais
- Projetor para exibição de imagens
Procedimentos
1.º Professor, projete três diferentes obras do Concretismo. Sugerimos as que se seguem. Diante da análise do movimento criado a partir da disposição dos elementos na tela, são despertadas diversas sensações visuais: peso, velocidade, verticalidade, etc.
2.º Proponha aos alunos que, de uma maneira subjetiva, representem movimentos para aquelas imagens. Eles podem escolher representar as três ou apenas uma. Será uma ótima oportunidade para associar as características e maneiras de analisar a imagem, abstraí-las e projetá-las para o concreto, para o espaço, através de um movimento.
3.º As apresentações serão individuais e breves, como uma representação sucinta e corporal da pintura.
CORDEIRO. Waldemar.Contradição Espacial.1958. Disponível em: <http://vejasp.abril.com.br/atracao/waldemar-cordeiro#16>.Acesso em: 20 abr. 2015.
CORDEIRO, Waldemar. Ideia visível.1957. Disponível em: <http://www.pitoresco.com/brasil/cordeiro.htm>.Acesso em: 23 mar 2015.
CASTRO, Willys de. ‘Projetos Para Pintura’. 1958’. Disponível em: <http://www.catalogodasartes.com.br/Lista_Obras_Biografia_Artista.asp?idArtista=3620>.Acesso em: 20 abr. 2015.
- Física
Capacitores são dispositivos
- Geografia | 5.2 Migração
(ENEM 2009 1ªAPLICAÇÃO) O movimento migratório no Brasil é significativo, principalmente em função do volume de pessoas que saem de uma região com destino a outras regiões. Um desses movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este processo continuou crescente no período seguinte, os anos 90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em 1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados, 18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto 13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se encontram em áreas que não exigem formação profissional. O mesmo estudo indica também que esses migrantes possuem, em média, condição de vida e nível educacional acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se que
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(...)"A patroa de Natalina passou a viajar sozinha. O patrão ficava no quarto dele, de noite levantava e ia buscar Natalina no quarto da empregada. Não falavam nada, naqueles encontros de prazer comedido. (...) Um dia as regras de Natalina não desceram. A patroa aflita pediu a urina, fizeram o exame: positivo. Os três estavam grávidos. O pai sorriu, voltou a viajar sempre. A patroa ficava o tempo todo com ela. Contratou outra empregada. Levava Natalina ao médico, cuidava de sua alimentação e de distraí-la também." (...).
EVARISTO, 2014, pp. 47- 48. Fragmentos.
O exame de gravidez dá resultado positivo quando detecta, na urina da mulher, a presença do hormônio:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Os diretores de uma escola precisam construir um laboratório para uso dos alunos. Há duas possibilidades:
(i) um laboratório do tipo A, com capacidade para 100 usuários, a um custo de 180 mil reais e gastos de 60 mil reais por ano para manutenção;
(ii) um laboratório do tipo B, com capacidade para 80 usuários, a um custo de 120 mil reais e gastos com manutenção de 16 mil reais por ano.
Considera-se que, em qualquer caso, o laboratório implantado será utilizado na totalidade de sua capacidade.
A economia da escola, na utilização de um laboratório tipo B, em vez de um laboratório tipo A, num período de 4 anos, por usuário, será de