Considere um trapézio isósceles de vértices ABCD em que os lados AB e CD são paralelos. A altura desse trapézio é de 4 metros e os lados AD e BC têm o comprimento de 5 metros.
Sabendo que a base maior AB mede 16 metros, responda:
A) Qual o valor do segmento CD, a base menor desse trapézio?
B) Qual o valor do perímetro do trapézio ABCD?
Questões relacionadas
- Biologia | 09. Botânica
Pucrj) O esquema a seguir representa uma das etapas de um processo biológico fundamental para a manutenção dos ecossistemas.
O processo em questão é:
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
(FUVEST 2010 1ª FASE) Maria deve criar uma senha de 4 dígitos para sua conta bancária. Nessa senha, somente os algarismos 1,2,3,4,5 podem ser usados e um mesmo algarismo pode aparecer mais de uma vez. Contudo, supersticiosa, Maria não quer que sua senha contenha o número 13, isto é, o algarismo 1 seguido imediatamente pelo algarismo 3. De quantas maneiras distintas Maria pode escolher sua senha?
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
Em uma cadeia alimentar, a quantidade de energia presente em um nível trófico é sempre maior que a quantidade de energia transferível para o nível seguinte. Isso porque todos os seres vivos consomem parte da energia do alimento para a manutenção de sua própria vida, liberando calor e, portanto, não a transferindo para os níveis seguintes. A porcentagem de energia transferida de um nível para o seguinte é denominada eficiência ecológica, varia entre os organismos, situando-se entre 5% e 20%. Na transferência dos herbívoros para os carnívoros, essa perda é significativa, isso se deve ao(à)
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
O menino que mora no circo
O Mateus vive no circo com a mãe e a avó. Eles moram em uma carreta. A carreta tem quarto, cozinha, sala, televisão, banheiro. Todos do circo moram em carretas também. A mãe de Mateus é bailarina e a avó é camareira, faz as roupas do circo. Ele é trapezista, acrobata, equilibrista e palhaço.
Mateus começou como palhaço, com três anos de idade. Ele treina todos os dias depois da aula, menos segunda. Sábado e domingo não precisa treinar porque tem espetáculo. Mateus come de tudo e muito, mas emagrece rápido porque faz muita atividade física. A sua comida preferida é pipoca.
Seus melhores amigos no circo são o Luan e o Richard. Eles gostam de jogar bola e videogame. Além disso, gostam de inventar brincadeiras. Mateus tem outros amigos que não moram no circo. São os amigos da sua escola. Ele sempre leva convites para que seus amigos da escola possam ir ver os espetáculos do circo.
A vida de Mateus é diferente das outras crianças que não são do circo porque ele viaja muito, quase todo mês. Eles costumam ir muito para o interior de São Paulo.
Mateus adora a vida no circo!
Adaptado de http://blogdolele.blog.uol.com.br/
a) No texto podemos encontrar alguns hábitos e costumes de Mateus. Transcreva um deles.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Compare a sua infância com a de Mateus. Há alguma semelhança? Há alguma diferença? Escreva-as.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a sobreposição com fotos para os alunos.
Disponível: https://www.tecmundo.com.br/como-fazer/39858-fotografia-como-usar-a-tecnica-de-dupla-exposicao.htm
- A sobreposição pode designar a associação de duas ou mais imagens, ou seus fragmentos, com o propósito de gerar uma nova imagem. São vários os processos que possibilitam esta técnica.
- A colagem é o mais simples deles e consiste na elaboração de uma composição tomando por base imagens coletadas de diversos meios e coladas sobre papel.
- Uma outra possibilidade é empregar originais em transparência, o que pode ser chamado de sanduíche de negativos ou de diapositivos, que agrega duas ou mais imagens para produzir uma terceira que pode ser simplesmente projetada, como no caso dos slides, ou empregada para gerar ampliações positivas sobre papel, no caso dos negativos.
- Há também a possibilidade de ampliar partes de negativos diferentes sobre um mesmo papel fotográfico, gerando assim uma imagem composta. Existe uma variante do processo de fotomontagem que pode ser executada diretamente na própria câmara: a chamada dupla exposição - ou mesmo múltipla exposição - de um mesmo negativo no momento de tomada da fotografia.
- Hoje em dia, com a introdução dos computadores e dos scanners, a adição de duas ou mais imagens para a produção de uma imagem final tornou-se muito mais fácil e precisa. (Site Itaú Cultural:
http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3870&cd_idioma=28555&cd_item=8
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15077
- Sugira aos alunos que criem sobreposições com colagens feitas a partir de imagens de jornal
e revistas com o tema livre. Se o professor achar interessante, a turma pode escolher um
tema único para ser trabalhado.
- Incentive os alunos a sobrepor imagens umas sobre as outras, até formar uma linda
composição.
- Auxilie os alunos quando achar necessário.
- Faça uma exposição dos trabalhos.
- Esta atividade vai ser muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15077
Fonte: https://www.opovo.com.br/jornal/vida_e_arte/2019/03/30/sobreposicao-de-imagens-vira-linguagem-no-mundo-da-moda.html