Considerando que uma célula tenha parede celular sem quitina, fuso mitótico sem a presença de centríolos e membrana citoplasmática composta de proteínas, fosfolipídios e carboidratos, pode-se concluir que essa célula é de um(a):
Questões relacionadas
- Química | 1.1 Introdução à Química
O artefato conhecido como “lâmpada de lava” é feito utilizando-se uma mistura de álcool, água e óleo, conforme o esquema abaixo. Ao acender a lâmpada, que é a fonte de aquecimento, ocorre um fluxo ascendente e descendente das gotas de óleo no interior da mistura
Substâncias
Densidade (g/mL)
Água
1,00
Etanol
0,78
Óleo
0,90
O movimento das gotas de óleo na “lâmpada de lava” é explicado pela
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Observe a imagem a seguir. Legenda: Por trás do poder inimigo, o judeu. 1942. Disponível em: <https://www.tutoriart.com.br/belos-cartazes-de-propaganda-guerra-e-revolucao/>. Acesso em: 16 out. 2016.
Enunciado:
Esse cartaz foi produzido na Alemanha, durante o governo de Adolf Hitler. Considerando o contexto da Segunda Guerra Mundial:
a) Identifique quais são as nações representadas pelas bandeiras presentes na imagem.
b) Relacione esse cartaz com a ideologia defendida pelo partido nazista na Alemanha.
c) Analise a importância da propaganda para o governo de Hitler na Alemanha.
- Arte - Fundamental | 04. Elementos da Composição Artística
1 º.O professor realiza uma discussão sobre o cinema mudo. Use as imagens que já selecionou antecipadamente para ilustrar a discussão. Você pode pedir com antecedência também, imagens de Charles Chaplin ou outro diretor de filmes mudos e uma breve biografia, pois o foco da atividade está no trabalho desse tipo de filme. Peça também que tragam um pen drive para que você possa gravar as cenas retiradas do filme ou filmes que escolheu, para cada grupo trabalhar individualmente.
2 º.Agora que os alunos já sabem um pouco sobre cinema mudo. Passe trechos do filme escolhido por você. Não se esqueça que o final não deve ser passado, porque os alunos criarão um final para o filme, além de falas para as cenas selecionadas para eles.
3 º.Terminado o filme explore as características dele e as diferenças e semelhanças com os filmes atuais. Faça perguntas para que os alunos possam se colocar.
4 º.Agora forme grupos de máximo 5 alunos e distribua imagens do filme que você escolheu. Com o grupo preparado é hora dos combinados com os grupos:
1. Os alunos analisarão as imagens, ou seja, buscarão construir sentido, pensando na sequência das mesmas, sabendo que se trata de uma “história”.
2. Escreverão as falas de acordo com cada imagem que recebeu.
3. Criarão um final para a história.
5 º.Cada grupo ficará responsável por montar em Movie Maker, as cenas que recebeu, acrescentando o roteiro as falas e o final que criaram. Para isso marque a próxima aula no laboratório de informática e peça a ajuda do monitor para que o trabalho fique bem feito. Cada grupo deve gravar a sua versão no pen drive. Se não for possível, use o próprio filme em DVD e peça aos grupos que narrem as falas que inventaram e exponham o final do filme criado por eles, oralmente.
6 º. Marque um dia para a apresentação dos trabalhos para todos os alunos assistirem.
- Química | 2.5 Oxirredução
“Ferro Velho Coisa Nova” e “Compro Ouro Velho” são expressões associadas ao comércio de dois materiais que podem ser reaproveitados. Em vista das propriedades químicas dos dois materiais mencionados nas expressões, pode-se afirmar corretamente que
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEG) Os aviões supersônicos, no ponto de cruzeiro, evitam ter o mesmo valor da velocidade do som no ar. Desta forma, procuram manter uma velocidade maior. Justifica-se esse fato por