Texto base: Analise a seguir as imagens de alguns logotipos.
O logotipo em que se identifica ângulos opostos pelo vértice na sua composição é o apresentado na figura:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Nos começos de 1964, instalara-se radicalmente (e simploriamente) no cenário nacional a mesma divisão esquemática que cindira a Convenção Francesa, quase dois séculos antes. Fora da dicotomia esquerda-direita – que transformara o debate político e cultural numa espécie de partida de futebol em que a maioria torce e poucos jogam, qualquer outro tipo de assunto era tido como conversa para boi dormir. CONY, Carlos Heitor. In: REIS, Daniel Arão. O golpe e a ditadura militar: 40 anos depois. Bauru, SP: Edusc, 2004. p. 15.
Enunciado:
a) as disputas ideológicas que marcaram a ditadura militar brasileira com o contexto internacional no qual ela se inseria.
b) Explique como a dicotomia destacada pelo autor contribui para a ascensão dos militares ao poder no Brasil, em 1964.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UDESC) As características físico-químicas, que dependem somente da quantidade de partículas presentes em solução e não da natureza destas partículas, são conhecidas como propriedades coligativas.
Sobre as propriedades coligativas, analise as proposições.
I. A alface, quando colocada em uma vasilha contendo uma solução salina, murcha. Esse fenômeno pode ser explicado pela propriedade coligativa, chamada pressão osmótica, pois ocorre a migração de solvente da solução mais concentrada para a mais diluída.II. Em países com temperaturas muito baixas ou muito elevadas, costuma-se adicionar etilenoglicol à água dos radiadores dos carros para evitar o congelamento e o superaquecimento da água. As propriedades coligativas envolvidas, nestes dois processos, são a crioscopia e a ebulioscopia, respectivamente.III. Soluções fisiológicas devem possuir a mesma pressão osmótica que o sangue e as hemácias. Ao se utilizar água destilada no lugar de uma solução fisiológica ocorre um inchaço das hemácias e a morte delas. A morte das hemácias por desidratação também ocorre ao se empregar uma solução saturada de cloreto de sódio. Nas duas situações ocorre a migração do solvente (água) do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.Assinale a alternativa correta: - Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Textos do Dia a Dia: Receita
Texto base: 7.136 votos 6.620 comentários Avalie essa receita Enviada por Tudo Gostoso Tempo de preparo: 1h00min Rendimento: 8 porções Imprimir receita Conversão de medidas Imprimir lista de compras Enviar receita por e-mail INGREDIENTES 1/2 xícara (chá) de óleo 3 cenouras médias raladas 4 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo 1 colher (sopa) de fermento em pó Cobertura: 1 colher (sopa) de manteiga 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado 1 xícara (chá) de açúcar Se desejar uma cobertura molinha, coloque 5 colheres de leite. MODO DE PREPARO Bata no liquidificador primeiro a cenoura com os ovos e o óleo, acrescente o açúcar e bata por uns 5 minutos. Depois, numa tigela ou na batedeira, coloque o restante dos ingredientes misturando tudo, menos o fermento. Esse é misturado lentamente com uma colher. Asse em forno pré-aquecido (180 ºC) por 40 minutos. Para a Cobertura: Misture todos os ingredientes, leve ao fogo, faça uma calda e coloque por cima do bolo. Se o seu liquidificador for bem potente, o bolo todo pode ser feito nele. Informações Adicionais Você poderá seguir o vídeo ou a receita escrita; o resultado será perfeito dos 2 modos. Utilize cerca de 250g de cenoura para o bolo não solar. Imprimir receita Conversão de medidas Imprimir lista de compras Enviar receita por e-mail Disponível em: http://www.tudogostoso.com.br/receita/23-bolo-de-cenoura.html. Acesso em: 24 nov. 2013.
Enunciado:
Diferentemente dos livros de receitas culinárias, a receita do bolo de cenoura foi publicada na Internet. O que comprova a mudança de suporte – do livro para a rede internacional de computadores?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
MATERIAL
- Fotos impressas no tamanho 10x15 da obra “Gatos – Aldemir Martins”
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
- Linhas, E.V.A, papéis coloridos
- Papel Canson formato A4
- Caixa de maça
- Tesoura
- Cola
PROCEDIMENTOS
- Nesta atividade vamos trabalhar a obra “Gatos - Aldemir Martins.”
- O professor vai iniciar a aula falando sobre a variedade de cores que o pintor
usou nas suas obras.
- Falar com as crianças que para Aldemir Martins, as coisas simples da vida tinham
muito valor.
- Após esta explicação o professor vai distribuir para as crianças várias fotos da série
“Gatos” e pedir para elas observarem a variedade e a intensidade de cor que o artista
usou.
- Deixar as crianças manusearem livremente as fotos.
- Questionar as crianças sobre qual desenho elas acham mais bonito e porque, quais
desenhos não gostam e porque, quais os desenhos chamam mais atenção e porque,
quais cores foram mais utilizadas pelo artista, etc.
- Pedir as crianças para cada uma escolher uma foto do desenho que mais gostou e
separar.
- O professor deverá imprimir mais de uma cópia de cada obra.
- Entregar a folha de papel Canson A4 para cada aluno .
- Para esta atividade, o professor vai pedir as crianças para fazer a releitura da obra
escolhida, focando mais nas cores que foram utilizadas pelo artista.
- Pedir as crianças para observarem as cores que foram usadas e a partir daí, começar
a cobrir toda a folha com a tinta aquarelada. Falar com as crianças que neste tipo
de pintura elas deverão molhar o pincel na água depois molhar na tinta. Não precisa
usar muita água.
- O professor deverá auxiliar as crianças neste momento.
- Cobrir toda a folha e esperar secar.
- Enquanto seca, o professor vai distribuir para cada criança dois pedaços de caixa de
maça, já cortados.
- Explicar para as crianças que agora, elas deverão criar seus “gatos” e depois colar na
folha que foi pintada por elas.
- Incentive as crianças a soltar a sua imaginação na criação dos gatos.
- Incentive as crianças a usar folhas coloridas ou recortes de E.V.A para a execução
desta atividade.
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!!!
Fonte: https://ensinando-arte54.webnode.com/a-arte-de-aldemir-martins-educacao-infantil/
AS CORES NO QUINTAL DE ALDEMIR MARTINS
- Língua Inglesa | 2.01 Pronomes
(UFPR)
Forget Texting While Driving: AT&T Survey reveals drivers do a lot more with their smartphones
By Menchie Mendoza, Tech Times | May 20, 10:10 AM
Drivers who continue to use their smartphones while driving are not only distracted when they call and text. Apart from calling and texting, drivers are also browsing the Internet, tweeting, video chatting, taking selfies and sending email with their devices, according to a study by AT&T.
The research was conducted as part of the carrier's "It Can Wait" campaign launched in 2010. It hopes to increase awareness of the dangers posed by using smartphones while one is behind the wheel. The study polled U.S. residents ages 16-65 who use their smartphone and drive once or more per day.
Seventy percent of those surveyed admit they use their smartphones for a number of activities while they are driving: 61 percent say they text and 33 percent send email while they are behind the wheel. Posting or interacting on social media is also one of the most common activities that drivers engage in. Using Facebook ranks first on the list, with 27 percent of drivers logging in while driving. Other social media channels that keep drivers "multitasking" include Instagram and Twitter (14 percent) and Snapchat (11 percent).
The results also show that there is a deeper problem involved when people use social media while driving. Among those surveyed, 22 percent blame their addiction to social media.
Other revelations show 62 percent keep their smartphones within easy reach, and that 30 percent of those who post to Twitter while driving do it "all the time". Drivers also don't seem to run out of other activities using their smartphones since most apps are now easily accessed with just a simple tap. Because of this, 28 percent of drivers browse the web; 17 percent take selfies (or groupies); and 10 percent video chat.
"One in 10 say they do video chat while driving", said Lori Lee, AT&T's senior VP for global marketing. "I don't even have words for that". AT&T plans to expand the "It Can Wait" campaign in order to add more focus on the topic of texting while driving by including other driving distractions that result from using the smartphones. "When we launched 'It Can Wait' five years ago, we pleaded with people to realize that no text is worth a life", said Lee. "The same applies to other smartphone activities that people are doing while driving. For the sake of you and those around you, please keep your eyes on the road, not on your phone". AT&T will also launch a nationwide virtual reality tour in summer in order to spread the word that driving and using a smartphone don't and will never mix.
Adapted from < http://www.techtimes.com/>.
The word “they”, in boldface and italics, last paragraph, refers to: