É crescente o número de bicicletas elétricas circulando nas ruas das cidades. Essas bicicletas possuem uma bateria eletrolítica de 12,5 V semelhante às baterias automotivas, que proporciona uma potência constante para iniciar e manter o movimento do sistema ciclista-bicicleta. Suponha uma situação sem qualquer atrito em que um sistema de 100 kg sobre uma rua plana é acelerado do repouso até a velocidade de 18 km/h. Nessas condições, qual é a quantidade de carga, em Coulomb, fornecida pela bateria?
Questões relacionadas
- História | 3.2 Era Vargas
Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova — 1932
A Educação Nova, alargando a sua finalidade para além dos limites das classes, assume, com uma feição mais humana, a sua verdadeira função social, preparando-se para formar “a hierarquia democrática” pela “hierarquia das capacidades”, recrutadas em todos os grupos sociais, a que se abrem as mesmas oportunidades de educação. Ela tem, por objeto, organizar e desenvolver os meios de ação durável com o fim de “dirigir os desenvolvimentos natural e integral do ser humano em cada uma das etapas de seu crescimento”, de acordo com uma certa concepção do mundo.
Disponível em: www.histedbr.fe.unicamp.br. Acesso em: 7 out. 2015.
Os autores do manifesto citado procuravam contrapor-se ao caráter oligárquico da sociedade brasileira. Nesse sentido, o trecho propõe uma relação necessária entre
- Física | B. Vetorial
(UNIFACS) O primeiro satélite brasileiro o SCD-1, lançado em 1993, com função de coletar dados ambientais, voa com uma velocidade linear de módulo 2,7 mil quilômetros por hora e leva, aproximadamente, 1h40min para completar uma volta circular em torno da Terra. Admitindo-se π igual a 3, é correto afirmar que o raio da órbita do satélite é igual, em km, a
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Espacio y tiempo: dos conceptualizaciones sociales
[1] Los seres humanos normalmente nos movemos en
dos dimensiones: tiempo y espacio. Las cuales “percibimos”
a través del sistema de medición creado por el mismo
[4] hombre, pero realmente la mayoría no las conceptualizamos,
como dice Harvey: “Tiempo y espacio son dos categorías
básicas de la existencia humana, pero rara vez se discuten”.
[7] Si realizáramos una encuesta donde se preguntara
¿qué es tiempo? o ¿qué es espacio?, las respuestas serían
muy diversas, desde el silencio, hasta una respuesta
[10] complicada intentando explicar algo que comúnmente no se
cuestiona: simplemente se acepta. En cuanto a la segunda
pregunta, tal vez habrá quien la quiera contestar diciendo que
[13] es lo que visitan los astronautas, o quien diga que es el hueco
entre dos cosas.
Estas mismas preguntas las ha venido realizando el
[16] hombre desde los inicios de la ciencia, aunque antes de
conceptualizarlas se realizó un sistema para medirlos. Es así
como desde la civilización Babilónica ya existen vestigios de
[19] la medida del tiempo a través de relojes de sol, o los sistemas
de medidas terrestres usados desde que las civilizaciones se
convierten de nómadas a sedentarias.
[22] Así mismo, para su medida formal son dos
conceptos vinculados entre sí, ya que ambos tiempo y
espacio, son medidos bajo el mismo sistema: el sexagesimal.
[25] El tiempo a través de 60 segundos que hacen un minuto, y 60
minutos que hacen una hora; mientras que la circunferencia
terrestre 60 segundos hacen un minuto y 60 minutos hacen
[28] un grado.
M.a del Carmen Macias Huerta. Internet: <sincronia.cucsh.udg.mx> (con adaptaciones).
En el texto,
la palabra “bajo” (l.24) tiene el mismo significado que abajo.
- Matemática | 12.1 Triângulos
Os geradores eólicos são máquinas capazes de transformar a energia cinética dos ventos em energia elétrica.
Admita que as hélices do gerador mostrado têm 35 m de comprimento cada, ou seja, em rotação, as pontas descrevem uma circunferência de diâmetro aproximado de 70 m. Sabendo que as pontas das hélices são igualmente espaçadas, então a figura plana formada ao ligarmos os pontos A, B e C é um triângulo
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Para responder à questão, leia as mensagens de leitores enviadas para a Revista São Paulo, comentando uma notícia referente a projetos para a avenida Paulista – um novo vão-livre, uma ciclovia, um shopping e mais centros culturais.
Mensagem I
A nova avenida Paulista terá um enorme shopping, além de outros imponentes prédios. Só acho que a prefeitura, que aprovou todos esses novos monumentos, deveria ter se preocupado com o verde e com o trânsito. Afinal, quantos veículos terão acesso à já saturada Paulista?
MARQUES, Antonio Jose G., 64, corretor de imóveis. Folha de S.Paulo. 21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Mensagem II
Apesar dos novos espaços, o que vemos naquela importante via é o descaso das autoridades; das 82 lixeiras, apenas duas estão em estado de utilização; mendigos abrem sacos de lixo, que deveriam ser depositados em caixas subterrâneas; calçadas em péssimas condições; canteiros sem flores; ambulantes com mercadorias espalhadas. Enfim, o caos.
SANTOS, Antonio Clarét Maciel, 63, advogado. Folha de S.Paulo.
21 dez. 2014. Revista São Paulo.
Considerando o tema e as colocações de cada leitor, podemos afirmar que as mensagens I e II são