Lee la historieta abajo con atención.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01.3.Vestígios arqueológicos: locais de pesquisa de historiadores e de arqueólogos.
A reconstrução, passo a passo
Fotos: Jean-Claude Bragard/BBC
FÓSSIL COPIADO – O crânio de Luzia, exposto no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, foi submetido a uma tomografia por uma equipe de pesquisadores ingleses. As imagens foram processadas em computador e o crânio foi reconstruído de material sintético
FACE DE ARGILA – O novo crânio foi levado para Manchester, onde Richard Neave refez com argila a face de Luzia. Para modelar o queixo e as bochechas usou camadas de massa que variaram entre 15 e 20 milímetros
A SURPRESA – O resultado foi uma fisionomia com traços negróides. Luzia tinha olhos arredondados, nariz largo e queixo bastante proeminente. Detalhes como lábios e orelhas foram concebidos por aproximação com os tipos negróides atuais (africanos e aborígines australianos)
Disponível em: <http://fazendohistoriaproflu.blogspot.com/2012/05/luzia-primeira-brasileira.html >. Acesso em: 09 jul. 2019.
Pudemos saber informações sobre Luzia, a primeira mulher brasileira.
- Geografia - Fundamental | 04. A Urbanização Brasileira
Texto base: Leia a reportagem e responda à questão.
Alexandre em ação no túnel
FAXINA URBANA
Com um pano na mão e uma idéia na cabeça, o artista plástico Alexandre Órion transformou um túnel de São Paulo em um alerta sobre a poluição - e uma catacumba urbana - usando como arma um pano úmido Por Bruna Malburg Revista MTV - 06/2007 Durante 13 madrugadas seguidas, Alexandre Órion, 27 anos, cumpriu o mesmo ritual. Usando um respirador, chegava ao túnel Max Feffer - que liga a avenida Europa à avenida Cidade Jardim, em São Paulo - pela via, instalava-se no único corredor para pedestres que a passagem possui e durante quase oito horas percorria em um movimento quase coreográfico sua parede. Em um túnel monitorado por câmeras, é quase impossível registrar qualquer mensagem por ali. Ainda assim, cerca de 3.500 caveiras foram desenhadas. No lugar da lata de spray Alexandre usava apenas um pano úmido, com o qual retirava a fuligem da parede e desenhava as tais caveiras. A idéia surgiu quando Órion reparou que as paredes do túnel, originalmente amarelas, estavam completamente pretas meses depois da inauguração devido à fuligem acumulada. Percebeu que era possível usar a poluição como matéria-prima para tratar dela mesma. "Se eu removesse a fuligem, sobrariam crânios, como um sítio arqueológico." A simulação de uma caverna também se casava muito bem com um lugar que não foi construído para pedestres. "Acho curioso você pensar em um modelo de cidade onde vários lugares são destinados ao carro, que te exclui. É elitista." (...)
Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_246221.shtml> Adaptação - Acesso em 10/11/2009
Enunciado:
a) Que interferências Alexandre Órion fez na paisagem?
b) Escreva uma mensagem sobre a construção do espaço geográfico que pode ser retirada do que foi feito por Alexandre no túnel.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
50. La Infidelidad de La Era Informática
Aquel mensaje que no debió haber leído
Aquel botón que no debió haber pulsado
Aquel consejo torpemente desoído
Aquel espacio, era un espacio privado.
Pero no tuvo ni tendrá la sangre fría,
Ni la mente clara y calculadora,
Y aún creyendo saber en lo que se metía
Abrió una tarde aquella caja de pandora.
Y la obsesión
Desencripta lo críptico
Viola lo mágico
Vence a la máquina;
Y tarde o temprano
Nada es secreto
En los vericuetos
De la informática.
Leyó a mordiscos en un lapso clandestino
Tragando aquel dolor que se le atragantaba,
Sintiendo claramente el riesgo, el desatino
De la pendiente aquella en la que se deslizaba.
Y en tres semanas que parecieron años
Perdió las ganas de dormir y cinco kilos,
Y en flashbacks de celos aún siguen llegando
Las frases que nunca debió haber leído.
Y en esa espiral
La lógica duerme,
Lo atávico al fin
Sale del reposo;
Y no hay contraseña,
Prudencia, ni pin,
Que aguante el embate
De un cracker celoso.
http://letras.terra.com.br/jorge-drexler/797718/
El autor del texto afirma que el protagonista de la canción tomó una actitud errada. Comprueba la afirmación usando dos fragmentos distintos del propio texto.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Em toda a Baixa Mesopotâmia (...), por volta de meados do terceiro milênio [a.C] (...), encontramos cidades-estados independentes. Cada uma delas, em seu redor urbano compreendia três partes: a cidade (...) amuralhada; (...) cidade externa, situada fora dos muros, que entremeava zonas residenciais, terras cultivadas e estábulos (...); e o porto fluvial (...), onde se concentrava o comércio exterior e onde viviam mercadores estrangeiros, proibidos de instalar-se na cidade amuralhada. O setor urbano servia de núcleo a um território de extensão variável, mas nunca muito grande, que continha cidades menores, povoamentos, aldeias numerosas, campos, pastagens, bosques de tamareiras.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. Antiguidade Oriental. Política e religião. São Paulo: Contexto, 1990, p 24-26)
Esse texto apresenta características das cidades da Mesopotâmia.
Dentre essas características podemos destacar
- Geografia | 6.1 Agricultura
Grileiro de terra
O jagunço falou com o caboclo
Conversando na sua varanda
Meu patrão vai tomar suas terras
Tá cercado por todas as bandas
Acho bom sair quanto antes
Pegue a sua família e se manda
Porque saibas que um mal acordo
É melhor do que boa demanda
TAVIANO & TAVARES. Disponível em: www.kboing.com.br.
Acesso em: 16 abr. 2015 (fragmento).
A situação de conflito descrita é característica de espaços rurais onde ocorre o processo de