Texto base: .
Dois ângulos complementares possuem medidas iguais a 6x + 6º20’ e 10x – 1º40’. A medida do menor ângulo é igual a:
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
Os países industriais adotaram uma concepção diferente das relações familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupação de garantir uma transmissão integral das vantagens econômicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ação voluntária de limitação do número de nascimentos.
GEORGE, P. Panorama do mundo atual. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1968 (adaptado).
Em meados do século XX, o fenômeno social descrito contribuiu para o processo europeu de - Geografia | A. Globalização
(UEPA) Os objetos tecnológicos invadiram o mundo e chegaram às regiões mais distantes, a exemplo da região andina, na América Latina, uma das regiões consideradas "excluídas" da Nova Ordem Econômica Mundial. A partir da análise da afirmativa e de seus conhecimentos geográficos, é correto afirmar que:
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
O número total de polinizadores é estimado em 40.000 espécies, dentre as quais 25.000 são de abelhas. Elas também são responsáveis pela produção de alimentos para o homem, provenientes de 900 das 1300 espécies vegetais cultivadas no mundo e respondem por 75% dos requerimentos de polinização das culturas agrícolas.
Esses animais são eficientes polinizadores porque
- História | 5.2 Renascimento Cultural
(UEL) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A figura acima se insere em um momento histórico marcado por inúmeras transformações científicas, tecnológicas e culturais.
Com base nessas transformações e nos conhecimentos sobre cultura e ciência na Idade Moderna, considere as afirmativas a seguir.
I. A imprensa de tipos ou caracteres móveis restringiu a disseminação das informações científicas e culturais por meio da censura realizada pelo aparato estatal.
II. Por meio do ensino do latim e da autorização da interpretação dos dogmas pelos fiéis, a Igreja Católica disseminou os conhecimentos bíblicos para a população.
III. O método científico baseado na experiência, na observação e na verificação buscou as regularidades, estabelecendo certezas científicas sobre a natureza.
IV. Os Bizantinos e os Islâmicos preservaram os valores clássicos da cultura greco-romana, e o antropocentrismo constituiu-se em um modelo de proporções exatas.
Assinale a alternativa correta.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Papel color-set nas cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde , branco e preto
- Cola
- Tesoura
- Impressão da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
MARTINS, Aldemir, Gato Vermelho. 1995
Acrílica sobre tela: color 46 x 55 cm
- Desenho ou Xerox em preto e branco da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
(somente o contorno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar as crianças em grupo de 04.
- O professor vai distribuir para cada grupo a imagem da foto que vai ser trabalhada, junto
com o xerox/desenho desta mesma imagem.
- Distribuir o material para as crianças.
- Entregar os papéis color set , a cola e a tesoura.
- Pedir para as crianças para recortar pequenos quadradinhos no papel color-set , de todas as
cores.
- Pedir as crianças para observarem a imagem do “Gato Vermelho” e começarem a montar
(colar) um mosaico utilizando muitas cores, inspirado na obra de Aldemir Martins.
- As crianças deverão identificar as cores , recortar o papel e colar,
- O professor deverá instruir as crianças quanto ao tamanho do recorte no papel ,de forma
que fique proporcional ao desenho, observando as linhas e suas limitações.
Fonte: http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
- Incentivar as crianças a preencherem o desenho todo, inclusive nas partes externas
do papel .
- No final da atividade o professor deverá montar uma exposição junto com os alunos na sala
de aula.
Fonte:http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA