Texto introdutório As plantas são seres vivos fundamentais para a existência da vida no planeta, pois são responsáveis por produzir oxigênio e alimentos. Para que as plantas possam crescer e se desenvolver, elas precisam de alguns elementos essenciais, como água, ar, luz solar e realizar a fotossíntese.
Qual das opções abaixo se refere a importância do ar para as plantas?
Questões relacionadas
- Física | D. Capacitores
Uma diferença de potencial eletrostático V e estabelecida entre os pontos M e Q da rede cúbica de capacitores idênticos mostrada na figura.
A diferença de potencial entre os pontos N e P é
- História | 5.9 Colonização da América
(UFTM) Os homens ilustrados da nossa época não podem deixar de aqui enxergar o fator histórico predominante da revolução de independência sul-americana, inspirada e movida, de maneira assaz evidente, pelos interesses da população crioula [descendentes de espanhóis nascidos na América] e, ainda, da espanhola, muito mais do que pelos interesses da população indígena. Analisada, no contexto da história mundial, a independência sul-americana apresenta-se ditada pelas necessidades do desenvolvimento da civilização ocidental ou, mais exatamente, capitalista.
(José Carlos Mariátegui. Sete ensaios de interpretação da realidade peruana, 1975.)
A partir do texto, infere-se que
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(INTA)
O tetra-hidrocanabinol, THC, um dos psicoativos encontrados na planta do gênero Cannabis sativa, de onde é extraído com éter de petróleo, mistura de pentano e hexano, foi isolado no ,Instituto Weizmann, em Israel, em 1964. Absorvido por inalação, atravessa os alvéolos pulmonares, entra na circulação sanguínea e chega ao cérebro, em alguns minutos. Acumula-se no tecido adiposo, atingindo o pico de concentração em quatro a cinco dias e a eliminação do organismo pode levar até 30 dias. No cérebro, pode desencadear efeitos psicóticos, psicomotores e cognitivos, além de depressão e ansiedade. Os riscos de consumo na adolescência vão desde a apatia, comportamento antissocial, baixa autoestima e até psicose. Os benefícios terapêuticos têm sido questionados, uma vez que os efeitos adversos tendem a tornar a relação risco beneficio desfavorável ao uso clinico.
Considerando-se essas informações e a estrutura química do THC, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Qual a influência da comunicação nos fluxos migratórios?
Denise Cogo, doutora em comunicação, discute a relação entre as tecnologias digitais e as migrações no mundo.
Para a especialista, grande parte das representações e das experiências que conhecemos dos imigrantes chega pela mídia. “A mídia é mediadora das relações”, explica.
O imigrante não é só um sujeito econômico, mas, explica Cogo, um sujeito sociocultural. Portanto, a comunicação integra a trajetória das migrações dentro de um processo histórico. “Desde o planejamento e o estudo das políticas migratórias para o país de destino até o contato com amigos e familiares, o encontro dos fluxos migratórios com as tecnologias digitais traz novas perspectivas para os sujeitos. Também se abre a possibilidade para que, com um celular na mão, os próprios imigrantes possam narrar suas histórias, construindo novos caminhos”, analisa.
Disponível em: http://operamundi.uol.com.br. Acesso em: 6 dez. 2017 (adaptado).
Ao trazer as novas perspectivas acionadas pelos sujeitos na escrita de suas histórias, o texto apresenta uma visão positiva sobre a presença da(s)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Decibel é uma medida usada para a intensidade do som.
RUÍDO DO MAL
O silêncio é um ilustre desconhecido das grandes cidades. Até nos momentos em que os serviços públicos param, os sons urbanos permanecem. E eles fazem mal à saúde. Pelos critérios da Organização Mundial de Saúde, ruídos constantes acima de 55 decibéis durante o dia e 40 decibéis durante a noite são prejudiciais. No cotidiano, um cidadão enfrenta diversas situações que ultrapassam esses limites, de restaurantes cheios a ruas movimentadas. (...)
Disponível em <http://veja.abril.com.br/231209/ruido-mal-p-150.shtml> Acesso em 10/04/2010 - adaptação
Registre no gráfico os ruídos do cotidiano mostrados na reportagem. Coloque-os no gráfico em ordem decrescente.
Crie uma legenda.